As Chaves para a Fé Corajosa (22/02/2015 – noite)

AS CHAVES PARA A FÉ CORAJOSA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Mas Jesus imediatamente lhes disse: coragem! Sou eu. Não tenham medo! Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. Venha, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: homem de pequena fé, por que você duvidou? Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: verdadeiramente tu és o Filho de Deus.” (Mateus 14.27-33)
Pedro mostrou uma grande fé ao aceitar o convite de Jesus e dar um passo para fora do barco. Vemos na atitude de Pedro algumas posturas que revelam a sua fé e que podem ajudá-lo nessa decisão em sua vida. Essas posturas revelam as chaves da fé corajosa de Pedro.
1ª Chave – Pense ALÉM dos seus LIMITES
Pedro andava com Jesus. E em determinado momento, ele se vê com a possibilidade de andar sobre as águas, assim como Jesus estava fazendo. Ele então clama ao Mestre:
“Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-ma ir ao teu encontro por sobre as águas.” (Mateus 14.28)
Imagino que Pedro, até a sua morte, deve ter contado a experiência de andar com Jesus e realmente foi algo muito especial. Pedro decidiu não perder aquela oportunidade, ele pensou além dos seus limites. Ele deve ter refletido: “eu já seguia Jesus caminhando sobre a terra, agora eu quero segui-lo andando sobre as águas!”.
Quando você decide crer, decide pensar além dos seus limites, certamente terá boas histórias de milagres para contar. Quem quiser seguir a Jesus não pode ter uma mentalidade medíocre e voltada para si mesmo. Precisa pensar grande. Por isso, volte sua mente para a grandeza. Pense de forma espiritual e sobrenatural! Volte sua vida para além da sua conta-corrente, da sua formação educacional, da sua idade e dos seus limites e horizontes.
Foi o que Pedro fez. Note que Pedro sempre foi um homem simples, um rude pescador. Ainda assim, ele não deixou de perder a grande chance de andar sobre as águas e encontrar-se com Jesus. A própria pessoa de Jesus era alguém com uma ampla perspectiva – suas ações repercutiram em todo o mundo e, em razão disso, só o entendia quem pensava assim também. Por isso, saia do lugar em que você está e decida olhar para a vida com olhos de grandeza, com os olhos de Jesus.
2ª Chave – Aceite o CONVITE de Jesus
Todo convite precisa de uma resposta e esta é a segunda chave para uma fé corajosa. Jesus fez o seguinte convite a Pedro:
“Venha, respondeu ele.” (Mateus 14.29)
Jesus está hoje falando novamente: Venha! E de forma pessoal. Esse é o seu convite. Se você nunca foi convidado para algo sobrenatural, algo que pode transformar sua vida, hoje você está recebendo um convite assim. Você é convidado para um relacionamento pessoal, de amor e de amizade eterna com Deus.
Não é um convite para fazer parte de uma aventura, um negócio, uma religião ou um dogma. Também não se trata de fazer parte de um sistema ou uma filosofia. Este é o convite para um relacionamento com Deus por meio de seu Filho Jesus. É um convite para uma vida completamente transformada por ele. Qual será a sua resposta?
3ª Chave – Saia da sua zona de CONFORTO
“… Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.” (Mateus 14.29)
Naquele momento, o barco era o lugar que mais trazia segurança a Pedro. Mas ele decidiu sair do barco, aceitando o desafio de fé e ir em direção a Jesus. É nessa hora que muitas pessoas perdem o foco quando decidem crer em Jesus, pois essa decisão implica em sair da zona de conforto.
Qual é a sua zona de conforto? O que segura você, o que está o impedindo de crer, de confiar, de aceitar o convite e seguir Jesus Cristo? Pode ser sua família. Ou ainda, a maneira como você tem lidado com o dinheiro. Algumas pessoas são impedidas devido a reputação que possuem, ou mesmo por causa de certas responsabilidades.
Meu conselho é que você não pense nessas coisas agora. Simplesmente venha para Jesus! Afinal, haverá um dia em que você vai querer aceitar e não poderá mais. Tomar a decisão por Jesus pode até acarretar um custo agora, mas lembre-se de que essa decisão valerá a pena eternamente. Então, decida dar um passo fora de sua zona de conforto. Um famoso reverendo disse o seguinte:

“Um navio está segurança nos portos, mas não é para isso que servem os navios”.

4ª Chave – Elimine toda DISTRAÇÃO que rouba o seu FOCO
Pedro andava sobre as águas. Que coisa sobrenatural! Porém, num determinado momento, ele se distraiu pela força dos ventos:
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!” (Mateus 14.30)
Será que você também anda reparando muito no “vento” ao seu redor? Na verdade, o que você ganha olhando para o “vento”? Olhar para ele faz com que você perca o foco e, consequentemente, comece a afundar.
Há muitas pessoas olhando para muitas coisas e perdendo o que deveria ser o grande alvo de sua vida, pensando no ter e nos ser, em tudo o que pode alcançar nesta vida. Essas coisas não são garantia de sucesso e realização. Por isso, elimine as distrações. Simplesmente retire o que está lhe distraindo de ter sua fé em Jesus e decida olhar sempre em Sua direção.
Enquanto Pedro estava com os olhos fixos em Jesus, estava muito bem. Mas quando olhou para o vento, prejudicou todo o processo de confiar em Jesus. Da mesma forma, Deus deseja que comecemos bem e deseja que o nosso fim seja ainda melhor. Para isso, Deus o chama para eliminar os ventos da sua vida. A Bíblia diz o seguinte:
“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hebreus 12.2)
5ª Chave – Confie que Jesus SEMPRE lhe ESTENDERÁ as mãos
Pedro perdeu o foco e começou a afundar. Mas Jesus não permitiu que Ele se perdesse:
“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: homem de pequena fé, por que você duvidou?” (Mateus 14.31)
Jesus nunca desiste dos homens de pouca fé como você, eu e Pedro. Confie que o Senhor nunca virará as costas para você. Ele não fará porque você merece, mas sim por pura graça, amor e misericórdia. Lembre-se de que não há nada que você possa fazer para que Jesus o ame mais ou menos. Essa é a definição de graça. Jesus simplesmente é amor! Ele sempre estará ali para estender as suas mãos para salvar você. Quando você olha para os ventos fortes da vida, eles o distraem, mas quando você olha para Jesus, os ventos desaparecem!
Uma verdade sobre as tempestades é que elas sempre passam. Se você está passando por dificuldades, elas passarão. Se você está andando pelo deserto, ele também vai passar. Atravesse todas essas adversidades com Jesus, e assim você desfrutará do melhor, mesmo em meio a tribulações. Confie que os ventos passarão, olhe para Jesus e não para eles.
A história de Pedro continua, relatando que “quando entraram no barco, o vento cessou”. Quando Jesus entra no barco da nossa história, nossa vida muda por completo. As tempestades se acalmam, e, ainda que o choro dure uma noite, a alegria chega pela manhã. O livro de Mateus narra a reação das pessoas que viam os milagres de Jesus:
“Os homens ficaram perplexos e perguntaram: quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8.27)
Quem é esse? Seu nome é Jesus Cristo de Nazaré, o Filho do Deus vivo! O especialista em acalmar tempestades.
Conclusão:
Hoje é o dia de você tomar posse das chaves para a fé corajosa e experimentar os milagres de Deus em sua vida.

  • Pense ALÉM dos seus LIMITES
  • Aceite o CONVITE de Jesus
  • Saia da sua zona de CONFORTO
  • Elimine toda DISTRAÇÃO que rouba o seu FOCO
  • Confie que Jesus SEMPRE lhe ESTENDERÁ as mãos

 

Rolar para o topo