Avançando para Dias Melhores

AVANÇANDO PARA DIAS MELHORES

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” (Marcos 4.35-39)

De acordo com a experiência dos discípulos de Jesus, que enfrentaram uma tempestade sem precedentes, como é possível avançar para dias melhores?

Para avançar para dias melhores…

1. Creia na PROMESSA de Jesus.

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.” (Marcos 4.35)

Jesus havia empenhado a sua palavra aos seus discípulos: passemos para a outra margem. O destino deles não era o naufrágio, mas a outra margem. Para Jesus, promessa e realidade são a mesma coisa. O que ele fala, ele cumpre.

“As promessas de Jesus são sementes que nunca morrem.”

Para avançar para dias melhores…

2. Aproprie-se da PRESENÇA de Jesus.

“E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.” (Marcos 4.36)

É a presença de Jesus que nos livra do temor. A presença de Jesus nos dias difíceis da vida é nossa âncora e nosso porto seguro. Os discípulos se entregaram ao medo porque se esqueceram que Jesus estava com eles. Davi disse que ainda que ele andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, não porque o vale seria um caminho fácil de enfrentar, mas porque a presença de Deus era o seu amparo, seu conforto e sua proteção. Deus disse ao seu povo através do profeta Isaías: “Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça.” (Isaías 41.10).

Jesus disse aos seus discípulos antes de ser assunto aos céus: “… Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20).

Para avançar para dias melhores…

3. Tome posse da PAZ de Jesus.

“Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?” (Marcos 4.37,38)

Por que ele dormiu? Jesus dormiu por, pelo menos, duas razões: porque descansava totalmente na providência do Pai e porque sabia que a tempestade seria pedagógica na vida dos seus discípulos. Havia paz em seu coração. O fato de Jesus estar descansando na tempestade já deveria ter acalmado e encorajado os discípulos a avançarem para dias melhores. Jesus estava descansando na vontade do Pai e sabia que o Pai cuidaria dele enquanto dormia. Isso é paz no vale. O próprio Jesus, despedindo dos seus discípulos, disse o seguinte: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar.” (João 14.27).

O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes filipenses, disse o seguinte: “Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7).

Para avançar para dias melhores…

4. Confie no PODER de Jesus.

“E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” (Marcos 4.39)

Aquele que estava no barco com os discípulos é o criador da natureza. As leis da natureza estão em suas mãos. Ele controla o universo. A natureza ouve a sua voz e lhe obedece. Ele está revelando o seu poder sobre as leis da natureza, acalmando o mar. Não temos mais um Jesus adormecido no rugido da forte tempestade, mas temos uma violenta tempestade adormecida aos pés do Senhor Jesus. Ele também tem poder para repreender os problemas, as enfermidades, as crises e as aflições que oprimem a sua vida.

Conclusão:

A experiência dos discípulos os ensinou a entender uma lição que nem mesmo eles sabiam que precisavam aprender: é possível avançar para dias melhores com Jesus durante as tempestades da vida! Esta também é a lição que Deus nos ensina para o ano de 2022: as tempestades da vida virão quando você menos esperar, mas você pode avançar para dias melhores sabendo que Jesus lhe fez uma promessa, que Ele está presente em sua vida, que a Sua paz está liberada e que o seu poder está disponível.

Para avançar para dias melhores…
1. Creia na PROMESSA de Jesus.
2. Aproprie-se da PRESENÇA de Jesus.
3. Tome posse da PAZ de Jesus.
4. Confie no PODER de Jesus.

Rolar para o topo