Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

COBERTURA ESPIRITUAL – A Importância do Discernimento Espiritual

COBERTURA ESPIRITUAL – 04/07
A IMPORTÂNCIA DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento (…) como um escudo, protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho dos seus fiéis.” (Provérbios 2.6-8)
O escritor AW Tozer fez a seguinte afirmação profética: “Só posso dizer que tenho observado uma carência entre cristãos evangélicos que pode muito bem ser a causa real da maioria de nossos problemas espirituais. (…) A grande deficiência a que estou me referindo é a falta de discernimento espiritual (…). De que forma pode haver tanto conhecimento bíblico e tão pouca visão (…). Precisamos desesperadamente de profetas que possam enxergar por entre a névoa. A menos que eles venham logo, será tarde demais para esta geração”.
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1ª Coríntios 2.14)

“O mundo espiritual é real e você não pode ficar alheio à essa realidade.”

“… O homem espiritual julga todas as coisas.” (1ª Coríntios 2.15a)

“Conhecimento sem sabedoria e discernimento não protegem espiritualmente sua vida das trevas espirituais.”

“No mundo espiritual não existe neutralidade, ou você está nas trevas, ou você está na luz.”

Como é possível Deus trazer discernimento espiritual para a proteção da sua vida e da sua família?
 BÍBLIA
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2ª Timóteo 3.16,17)
 PREGAÇÃO
“Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo…” (Romanos 16.25)
 SONHOS ESPIRITUAIS
“E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” (Mateus 2.12,13)
 VISÕES
“Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: Passe à Macedônia e ajude-nos. Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho.” (Atos 16.9,10)
 PALAVRA PROFÉTICA
“Não tratem com desprezo as profecias.” (1ª Tessalonicenses 5.20)
 PALAVRA DE CONHECIMENTO
“Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.” (1ª Coríntios 14.26)
 PAZ INTERIOR
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3.15)
O que você precisa fazer para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual?
Para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual…
1. INTENSIFIQUE a sua CONEXÃO com o Espírito de Deus
“Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição… começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.” (Atos 6.8-10)

“Somente um homem cheio do Espírito de Deus é capaz de discernir espiritualmente todas as coisas!”

Palavra de Deus + Oração e Jejum + Unidade com a Igreja = Conexão forte com o Espírito Santo de Deus!

Para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual…
2. ENFRENTE todas as CIRCUNSTÂNCIAS com olhos espirituais
“Vocês queimarão as imagens dos deuses dessas nações. Não cobicem a prata e o ouro de que são revestidas; isso lhes seria uma ARMADILHA. Para o Senhor, o seu Deus, isso é detestável. Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem tudo isso proibido e detestem-no totalmente, pois está separado para a destruição.” (Deuteronômio7.25-26)
Para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual…
3. Faça da SANTIFICAÇÃO a sua maior ARMA contra as trevas
“Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.” (Josué 7.13)
Preste atenção neste relato: “Os demônios são como ratos: a habilidade dos ratos de ficar em um lugar depende da presença de lixo no local. Já com os demônios, é presença de lixo espiritual e emocional que lhes dá o direto legal de habitar no interior de uma pessoa. Os demônios não conseguem criar problemas do nada. Só conseguem vincular-se a problemas que já existem. O trabalho deles é tornar esses problemas piores e usá-los para manter a pessoa em prisão” (Charles A. Kraft).
“Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele? Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1ª Coríntios 10.21-22,31)

“Se você não pretende se reformar, também não adiantará orar!”

Para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual…
4. PREPARE sua família com as ARMAS ESPIRITUAIS
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6.10-17)
“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” (Efésios 6.13)
Para proteger a sua casa das trevas espirituais com discernimento espiritual…
5. Tenha sempre a ATITUDE do povo da VITÓRIA
“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2ª Timóteo 4.18)
Conclusão:
“Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele CONDUZ. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração…” (Salmo 95.6-8a)
O conhecimento e discernimento de Deus virão de sua intimidade com Deus e de sua integridade diante Dele. Então, Ele guardará você e sua casa das trevas espirituais!

 

Rolar para o topo