Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Com Jesus ao Redor da Mesa

CAMPANHA “40 DIAS COM JESUS” | 01/06
COM JESUS AO REDOR DA MESA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graça e ofereceu aos discípulos, dizendo: bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26.26-28)

Em seus últimos momento sobre a terra, Jesus reúne seus discípulos ao redor da mesa e os ensina princípios e valores que devem nortear a vida cristã. O apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios, tratou de maneira objetiva sobre esses princípios e valores. À luz do texto bíblico (1ª Coríntios 11.23-28) queremos extrair quatro lições importantes deste momento. Qual é a mensagem poderosa que Jesus quer nos ensinar sobre a mesa do Senhor? O que podemos aprender com Jesus ao redor da mesa? Segundo o olhar do apóstolo Paulo, podemos aprender o seguinte:

Com Jesus ao redor da mesa, aprendo que…

1. Sou AMADO por Ele.

Quando você se assenta ao redor da mesa, você olha para trás e se lembra do sacrifício da cruz. Quando você se lembra do sacrifício da cruz, você se lembra do quanto é amado por Deus. Paulo diz: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor…”. (1ª Coríntios 11.26).

A Bíblia revela isso ao dizer: 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.8)

Com Jesus ao redor da mesa, aprendo que…

2. Sou renovado na ESPERANÇA da Sua volta.

Quando você se assenta ao redor da mesa, você não descobre apenas que é amado, mas que o seu amado voltará para estar com você para sempre. Paulo diz: “… anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”. (1ª Coríntios 11.26).

Se você viver olhando para o aqui e agora você encherá seu coração de decepções, tristeza e desesperança. Mas, se permanecer olhando para  frente, encherá seu coração de paz e alegria. Você pode viver sua vida cristã com a expectativa que Jesus vai voltar. Ele prometeu aos Seus discípulos que regressaria de novo: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” (João 14.1-3).

Os anjos prometeram que Jesus viria de novo. A Bíblia diz: “E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir.” (Atos 1.10,11).

Com Jesus ao redor da mesa, aprendo que…

3. Sou orientado a AVALIAR o meu CORAÇÃO.

Quando você se assenta ao redor da mesa, não somente se lembra de que é amado, de que tem a sua esperança renovada, mas que também deve avaliar o seu coração. Nós não podemos sentar à mesa de qualquer jeito! É preciso avaliar o coração. Paulo exorta: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão e beba do cálice”. (1ª Coríntios 11.28).

Quando temos a consciência da nossa própria indignidade, mas ao mesmo tempo reconhecemos que por meio de Cristo somos habilitados a nos assentarmos à mesa, então participaremos dessa mesa de maneira digna. Pastor Hernandes Dias Lopes, diz: “A nossa dignidade é a consciência da nossa indignidade.”

Com Jesus ao redor da mesa sou orientado a avaliar o meu coração. A mesa é o lugar de reconciliação do homem com Deus através de Jesus. 

Conclusão:

Com Jesus ao redor da mesa, aprendo que…
1. Sou amado por Ele.
2. Sou renovado na esperança da Sua volta.
3. Sou orientado a avaliar o meu coração.

Rolar para o topo