Como Lidar com as Provações da Vida?

COMO LIDAR COM AS PROVAÇÕES DA VIDA?

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo. Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres. Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.5-12)

À medida que somos provados, precisamos pedir a Deus para nos mostrar o que Ele está fazendo. Aliás, Deus nos prova para nos fazer desmamar de atitudes infantis. O alvo de Deus em nossa vida é a maturidade cristã. Tiago fala sobre essa verdade nos primeiros versículos da sua carta:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1.2-4)

A partir do que Tiago escreveu, como podemos aprender a lidar com as provações da vida? Que verdades podemos aprender com a Palavra de Deus a respeito das lutas, tempestades e provações desta vida?

Para lidar com as provações da vida…

1. Peça SABEDORIA a Deus

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus…” (Tiago 1.5)

Para lidar com as provações da vida…

2. Conheça o CARÁTER de Deus

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1.5)

Tiago nos ensina três coisas a respeito do caráter de Deus neste versículo:

 É da NATUREZA de Deus DAR
 A ACOLHIDA de Deus é GARANTIDA
 Deus NÃO REJEITA aquele que o BUSCA O salmista escreveu o seguinte: “Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor!” (Salmo 66.20)

Para lidar com as provações da vida…

3. Exerça sua FÉ em Deus através da ORAÇÃO

“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1.6-8)

Para lidar com as provações da vida…

4. Alegre-se com as RIQUEZAS ESPIRITUAIS

“O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo. Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.” (Tiago 1.9-11)

As provações de Deus têm uma ação niveladora. Quando elas vêm ao pobre, ele deixa que Deus faça a sua vontade e se regozija em possuir riquezas espirituais que não lhe podem ser tiradas. Quando elas vêm ao rico, ele também deixa que Deus faça a sua vontade e se regozija de que suas riquezas em Cristo são incomparáveis e permanentes. O apóstolo Paulo declara aos crentes da igreja de Éfeso que Deus já nos deu riquezas espirituais: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1.3)

Para lidar com as provações da vida…

5. Foque o seu olhar na RECOMPENSA

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12)

De que maneira ele é recompensado? Pelo crescimento em caráter cristão, ao glorificar a Deus e receber a coroa da vida quando Jesus voltar. Primeiro a cruz, depois a coroa. Primeiro o sofrimento, depois a glória. A Bíblia diz o seguinte: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2ª Coríntios 4.16,17)

Conclusão:

Deus não edifica nosso caráter sem nossa cooperação. Se resistirmos, Ele vai nos disciplinar até nos rendermos. Mas, se nos sujeitarmos, Ele realiza a sua obra. O objetivo de Deus nas provações é a nossa maturidade.

Para lidar com as provações da vida…
1. Peça SABEDORIA a Deus
2. Conheça o CARÁTER de Deus
3. Exerça sua FÉ em Deus através da ORAÇÃO
4. Alegre-se com as RIQUEZAS ESPIRITUAIS
5. Foque o seu olhar na RECOMPENSA

Rolar para o topo