Como Lidar com o Estresse?

SÉRIE “RESPOSTAS PARA OS GRANDES PROBLEMAS DA VIDA” | 03/06
COMO LIDAR COM O ESTRESSE?
mensagem pregada pelo Min. André Severo da Silva
“Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro, Tiago e João, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” (Mateus 26.36-38)
“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” (Lucas 22.44)
“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4.15,16)
 O estresse na vida de Jesus começou antes mesmo do seu nascimento
Mesmo sendo um proposito Divino para que se cumprisse as escrituras o nascimento de Jesus foi estressante.
“E você, ó Belém Efrata, Pequena demais para estar entre os milhares* de Judá, de você me sairá aquele que será governante em Israel, cuja origem vem dos tempos antigos, dos dias da antiguidade.” (Miqueias 5.2)
Disse Jesus:
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.” (João 6.51)
 A tentação no deserto foi um ponto estressante na vida de Jesus.
“E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.” (Marcos 1.12,13)
Se entendermos e aplicarmos em nossa vida os princípios descritos a seguir, sofreremos menos pressão e desfrutaremos de mais paz interior. Que princípios são esses que nos ajudarão a lidar com o estresse?
Para lidar com o estresse…
1. IDENTIFIQUE-SE com Jesus
Saiba quem Jesus é; e saiba quem você é.
“Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)
“Eu sou a porta.” (João 10.9)
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14.6)
“Eu sou o bom pastor.” (João 10.11)
“Sou Filho de Deus.” (João 10.36)

“Eu sei quem sou quando sei a quem pertenço.”

Para lidar com o estresse…
2. Saiba o que Jesus quer REALIZAR
a) Jesus quer EXPULSAR as obras do diabo da sua vida
“Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1ª João 3.8b)
b) Jesus quer dar um NOVO SENTIDO à sua vida
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10.10)
c) Jesus vai DESTRUIR o poder da morte
“Portanto, visto que os filhos compartilham de carne e sangue, Ele também participou dessa mesma condição humana, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo; e livrasse todos os que ao longo de toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” (Hebreus 2.14-15)
Para lidar com o estresse…
3. ENTREGUE sua vida a Cristo
“Jesus diz: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” (Salmo 37.5)
Aceite o convite de Jesus! Disse Jesus:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6.37)
Conclusão:
Você nunca desfrutará completamente a paz interior até que tenha um relacionamento com o Príncipe da Paz. Cristo pode transformar sua vida cheia de pressão numa vida de plena satisfação. 

Rolar para o topo