Como Vencer o Desânimo?

SÉRIE “RESPOSTAS PARA OS GRANDES PROBLEMAS DA VIDA” | 02/06
COMO VENCER O DESÂNIMO?
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu.” (1º Reis 19.3-4)
Há, na Bíblia, vários exemplos de homens e mulheres de Deus que desanimaram ao ponto de desistirem e até pedirem a morte para si próprios, mas que Deus operou e foram tremendamente encorajados, liberando-se das garras do desânimo.
Elias foi um desses que foi tocado pelo poder encorajador de Deus. A exemplo do que se vê na história de Elias, podemos enumerar algumas situações que estão, de alguma forma, ligadas ao desânimo. O que pode estar causando o desânimo em nossa vida?
 Circunstâncias Adversas
“Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles.” (v.2)
 Medo
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida…” (v.3)
 Comparação com os Outros
“… Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.” (v.3,4)
 Cansaço
“Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu…” (v.5)
De acordo com a experiência de Elias, o que você precisa fazer para vencer o desânimo?
Para vencer o desânimo…
1. Reaja positivamente ao TOQUE do Senhor
“O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa. Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.” (v.7-8)
Para vencer o desânimo…
2. Exponha para o Senhor os seus SENTIMENTOS
“Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me.” (v.9-10)
Para vencer o desânimo…
3. Acredite que Deus ainda tem PROPÓSITOS para sua vida
“O Senhor lhe disse: Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar…” (v.11)
A Bíblia diz:
“O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram. Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.” (v.15-19)
Conclusão:
Talvez você tenha chegado aqui cansado, esgotado e completamente desanimado com a vida que tem levado. Mas Deus, que tratou e curou o desânimo de Elias, está aqui para tratar e curar o seu desânimo.
Para vencer o desânimo…
1. Reaja positivamente ao TOQUE do Senhor
2. Exponha para o Senhor os seus SENTIMENTOS
3. Acredite que Deus ainda tem PROPÓSITOS para sua vida

Rolar para o topo