Como Superar os Fracassos da Vida? (08/03/2015 – noite)

COMO SUPERAR OS FRACASSOS DA VIDA?
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Certo dia, quando Jesus estava perto do lago de Genesaré, uma multidão se apertava em volta dele para ouvir a Palavra de Deus. Ele notou que havia à beira do lago dois barcos, deixados ali desocupados, enquanto os pescadores lavavam as redes. Entrando num dos barcos, Jesus pediu a Simão, seu dono, que o afastasse um pouco da praia, para que ele pudesse sentar-se no barco e dali ensinar o povo. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: agora vá onde as águas são mais fundas. Então disse a todos: lancem as redes para pescar! Mestre – respondeu Simão – nós trabalhamos durante a noite toda e não pegamos nada. Porém, se o Senhor diz assim, vamos lançar as redes novamente. Quando eles lançaram as redes, elas ficaram tão cheias que começaram a romper-se! Então fizeram sinais a seus companheiros do outro barco para que viessem ajudá-los, e em pouco tempo os dois barcos estavam tão cheios de peixes que quase afundaram. Quando Simão Pedro percebeu o que havia acontecido, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: ó Senhor, deixe-me, por favor, porque sou pecador demais para andar ao seu lado. Pois ele assustou-se com a pesca, como também os outros que estavam com ele, inclusive seus sócios, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Jesus disse a Simão: não tenha medo! De agora em diante você será pescador de homens! Eles arrastaram os barcos até a praia, deixaram tudo e o seguiram.” (Lucas 5.1-11)
Um fracasso pode tornar-se um degrau para o sucesso. Um incidente na vida de Pedro ilustra muito bem essa verdade maravilhosa. Pedro e seus amigos haviam pescado a noite toda, sem pegar peixe algum. Pedro era pescador por profissão, não era um novato. Provavelmente, tinha as melhores redes, um bom barco e sabia exatamente o lugar onde poderia pegar mais peixes. Pedro trabalhara a noite inteira, pois seu sustento dependia de uma boa pescaria. Mesmo assim, voltou de mãos vazias. Há momentos em que até mesmo os melhores fracassam.
O que essa história nos ensina sobre o fracasso? Jesus nunca realizou um milagre sem um propósito. Ele sempre utilizou os milagres para ilustrar princípios. Esse incidente revela-nos o que fazer quando nosso melhor não é suficiente.
Há momentos em que você dá o melhor de si, e, ainda assim, fica longe do alvo. Você dá duro para melhorar seu casamento, mas, mesmo assim, não vê nenhum progresso. Você estuda com dedicação para uma prova, mas não consegue a tão sonhada aprovação. Em certas ocasiões, a vida pode ser dura e ficamos tentados a desistir. E, nestas ocasiões, somos tentados a dizer: de que adianta? Vou fracassar mais uma vez. O que poderá fazer a diferença?
Em que áreas da sua vida você tem fracassado? Talvez você tenha chegado aqui como um fracassado na área emocional, sentimental, profissional, familiar e até espiritual. Porém, Deus tem uma palavra especial para seu coração hoje. Assim como Pedro pôde superar seu fracasso, você também pode aprender a superar os fracassos da vida.
A parte interessante da história é a comparação entre as duas pescarias. Os discípulos haviam trabalhado a noite toda sem apanhar nada. Mais tarde, eles pescaram por dez minutos e pegaram peixes como nunca. Era o mesmo lago, o mesmo barco, as mesmas redes e os mesmos pescadores. Então, o que fez a diferença? Como é possível superar os fracassos da vida?
Para superar os fracassos…
1. Tome POSSE da PRESENÇA de Deus em sua vida
Este é o primeiro princípio que fez com que Pedro pudesse superar o seu fracasso. Ele entendeu que precisava tomar posse da presença de Jesus no barco da sua vida. O verso 3 diz o seguinte:
“Entrando num dos barcos, Jesus pediu a Simão, seu dono, que o afastasse um pouco da praia, para que ele pudesse sentar-se no barco e dali ensinar o povo.” (Lucas 5.3)
A presença de Jesus fez uma grade diferença! Desta vez os discípulos não estavam pescando sozinhos, Deus estava com eles. Jesus estava no barco com eles. Não há vitórias sem a presença de Jesus. Jesus precisa estar no barco da nossa vida. Nada influenciará mais seu sucesso pessoal do que estar ou não vivendo com Cristo em sua vida. Na vida de Pedro, o barco representava sua subsistência. É importante destacar que Pedro colocou seu barco à disposição de Jesus. Cristo usou o trabalho de Pedro como plataforma para ministrar.
Será que Deus tem acesso ao seu trabalho? Seu negócio está à disposição de Deus para que ele o use a qualquer hora? Há abertura para que Deus ministre às pessoas por meio do seu emprego? Deus só poderá abençoar aquilo que você entregar a ele. Se você lhe entregar toda sua vida, ele vai abençoá-lo em todas as áreas. Mas se você lhe entregar apenas parte dela, ele abençoará apenas aquela porção.
Quando Jesus está no barco, sua presença elimina o medo do fracasso e reduz nossa preocupação com os resultados.  Quando Pedro permitiu que Jesus fosse seu companheiro na pescaria, os resultados foram incríveis: ele pegou tantos peixes como nunca havia pescado sozinho. Entretanto, preste atenção à sequência dos fatos. Primeiro, Pedro usou seu barco para o propósito de Cristo. Jesus utilizou o barco para alcançar as pessoas. Então, depois que Cristo tinha usado o barco para seus propósitos, Deus tomou conta das necessidades de Pedro. Não perca tempo: tome posse da presença de Jesus em seu viver hoje e comece a superar os fracassos da sua vida!
Para superar os fracassos…
2. Deixe Deus DIRIGIR a sua vida
Este é o segundo princípio que fez com que Pedro pudesse superar o seu fracasso. Ele entendeu que precisava deixar que Jesus tomasse a direção do barco da sua vida. O verso 4 diz o seguinte:
“Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: agora vá onde as águas são mais fundas. Então disse a todos: lancem as redes para pescar!” (Lucas 5.4)
Quando os discípulos foram pescar pela segunda vez, pescaram sob a direção de Cristo, seguindo fielmente suas instruções. Não devemos apenas tomar posse da presença de Deus em nossa vida, mas também devemos cooperar com sua presença, deixando-o dirigir a nossa vida. Jesus disse a seus discípulos onde, quando e como pescar. Quando Deus está dirigindo sua vida, não há como fracassar. Um famoso escritor disse o seguinte:

“Deus não patrocina fracassados!”

A reação de Pedro à orientação de Jesus foi linda. Ele não discutiu. Ele não hesitou, não fez nenhuma pergunta. Ele não disse: quem é você para dizer como pescar? Eu sou o melhor profissional deste lago. Você não sabe que sou Simão Pedro? Do ponto de vista humano não era a hora certa – tudo parecia ridículo. Contudo, Pedro não questionou; ele apenas obedeceu. Sua atitude foi perfeita. Ele estava pronto para cooperar com o plano de Deus. Ele apenas deixou Jesus dirigir a sua vida.
E por que você acha que Jesus disse a Pedro lançar as redes em águas mais fundas? Acredito que seja porque os peixes maiores estão sempre em águas mais profundas. Em águas rasas, você só pega peixes pequenos. A maioria das pessoas vive apenas nas águas rasas da vida, na superfície. Sua vida não tem profundidade porque estão satisfeitas em ficar somente na margem, sem nunca se lançar em águas profundas. Por quê? Porque a água rasa é mais segura e confortável. Porém, quando deixamos Deus dirigir a nossa vida, quando ele trabalha em nossa vida, sempre há um risco envolvido, porque Deus quer que vivamos pela fé.
O plano de Deus para sua vida é um plano bom, perfeito, que lhe trará benefícios. Deus está pedindo a direção da sua vida hoje para ajudá-lo a superar os seus fracassos. Isso é restituição! Permita que sua presença seja sentida na sua família, no seu emprego, no seu casamento, enfim, em todas as áreas da sua vida. Deixe que ele dirija o barco do seu viver e supere os seus fracassos!
Para superar os fracassos…
3. Aguarde pelo AGIR de Deus em sua vida
“Mestre – respondeu Simão – nós trabalhamos durante a noite toda e não pegamos nada. Porém, se o Senhor diz assim, vamos lançar as redes novamente.” (Lucas 5.5)
O terceiro princípio que fez com que Pedro pudesse superar seus fracassos foi esperar, aguardar o agir de Deus em sua vida. Na segunda tentativa, os discípulos agiram com base na promessa de Deus. Eles foram pescar mais uma vez porque acreditaram que Deus traria os peixes. No entanto, Jesus não disse nada especificamente porque viu que Pedro entendera toda a situação.
Jesus mandou que ele fosse pescar, entrou também no barco e lhe disse exatamente onde lançar as redes. Depois disso tudo, as redes certamente não voltariam vazias! Pedro esperou pelo agir de Deus em sua vida. Ele sabia que Deus manteria sua promessa. Ele não estava confiando em sua capacidade e, portanto, não temia um novo fracasso! Quando Deus está presente em seu barco, quando o plano de Deus está na sua mente e as promessas divinas em seu coração, você não pode falhar. Espere resultados maravilhosos!
Se você se sente derrotado pelas circunstâncias, comece a esperar pelo agir de Deus em sua vida. Deus tem promessas específicas a você, e, se você tomar posse da sua presença e deixá-lo dirigir a sua vida, o resultado será uma pesca maravilhosa! Deus não deixa ninguém que o busca de verdade decepcionado com os resultados das suas promessas! Preste atenção no resultado da promessa de Deus para a vida daqueles simples e frustrados pescadores:
“Quando eles lançaram as redes, elas ficaram tão cheias que começaram a romper-se!” (Lucas 5.6)
Deus os abençoou com mais do que aquilo que eles necessitavam. Quando você toma posse da presença de Deus, permite que ele dirija sua vida e aguarda pelo seu agir, você será abençoado mais do que o suficiente.
Para superar os fracassos…
4. Comprometa-se em SEGUIR a JESUS por toda sua vida
“Eles arrastaram os barcos até a praia, deixaram tudo e o seguiram.” (Lucas 5.11)
Este é o quarto e último princípio que fez com que aqueles pescadores pudessem superar o fracasso. Eles deixaram tudo e comprometeram-se a seguir a Jesus por toda sua vida. Eles perceberam que, se Jesus podia realizar um milagre como aquele, poderia fazer qualquer coisa que quisesse. Eles descobriram que, enquanto o seguissem, suas necessidades seriam mais do que satisfeitas. Agora, aqueles homens teriam um relacionamento com Jesus que fosse além de apenas um único milagre.
Para superar os fracassos da vida precisam ter um relacionamento com Jesus que vá além de um único e simples milagre. É preciso se comprometer com ele e com a sua missão. É preciso decidir segui-lo por toda a vida. E assim como foram com aqueles discípulos, Deus também quer usar a sua vida para a expansão do seu Reino na terra. Através da sua vida, Deus que ajudar outras pessoas a superarem seus traumas, sua dores, seus sofrimentos, suas frustrações, seus fracassos!
Conclusão:
Como esta história se aplica a sua vida? Talvez você esteja se sentindo como os discípulos antes de Jesus chegar: trabalhei a noite toda e voltei com uma rede vazia. Isso pode ser a descrição da situação do seu casamento, do seu emprego ou de algum outro problema pessoal. Pode ser a descrição da sua vida emocional, e, principalmente espiritual.
Quero desafiá-lo a tentar mais uma vez. Pesque mais uma vez, mas agora com Jesus Cristo. O fracasso é apenas um retrato da sua vida neste momento, mas você pode melhorar esta foto. O especialista que pode fazer isso por você chama-se Jesus!
Para superar os fracassos…
1. Tome POSSE da PRESENÇA de Deus em sua vida
2. Deixe Deus DIRIGIR a sua vida
3. Aguarde pelo AGIR de Deus em sua vida
4. Comprometa-se em SEGUIR a JESUS por toda sua vida

 

Rolar para o topo