Cresce quem Agradece

CRESCE QUEM AGRADECE
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Dêem graças em todas as circunstancias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1ª Tessalonicenses 5.18)
Quero iniciar este tempo de bate papo com vocês trazendo o significado da palavra gratidão. No dicionário, a palavra Gratidão significa qualidade de quem é grato ou reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc; agradecimento. A pergunta é: qual foi a última vez que você foi grato a alguém? Amigos, pais, filhos, irmãos, cônjuges e etc.?
Uma publicação médica da Universidade de Harvard afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a serem mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes”. A Bíblia nos incentiva a mostrar gratidão. O apostolo Paulo disse para sermos agradecidos. A Bíblia diz:
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3.15)
É claro que não vamos ser felizes só por dizer “obrigado” de vez em quando. O que Paulo pede e tem é uma atitude de gratidão. Assim, não vamos achar que as pessoas são obrigadas a fazer coisas por nós. Essa atitude também vai nos proteger da inveja e do ressentimento, sentimentos que tiram nossa alegria e levam as pessoas a se afastarem de nós. Nosso Criador também nos dá um bom exemplo. Ele mostra gratidão até pelo que as pessoas fazem. A bíblia diz:
“Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele.” (Hebreus 6.10)
Para Deus, a falta de gratidão é uma forma de injustiça. Então o que devemos fazer para crescer em gratidão?
Para CRESCER em gratidão…
1. Demonstre GENEROSIDADE com suas PALAVRAS.
“Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois à medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Lucas 6.38)
Quando alguém nos dá um presente ou nos diz algo bondoso e agradecemos de coração, a pessoa se sente valorizada. Até um desconhecido se sente bem quando agradecemos por um gesto bondoso, como segurar a porta. Elogie as pessoas pelo que fizeram. Elogie Deus pelo que Ele faz. Lembre-se das coisas boas que Deus e as pessoas te fizeram por você.
Devemos afirmar as qualidades e acertos das pessoas, e assim as lembraremos a sua identidade. Mas não se esqueça de que quando estiver desenvolvendo o hábito de dizer palavras de fé e incentivo às pessoas, deve fazer o mesmo com você. Devemos nos lembrar da nossa identidade com frequência, de quem somos de fato, e não sucumbir às mensagens falsas que nos bombardeiam todos os dias. A gratidão precisa passar primeiro pelo nosso coração para depois passar pelos nossos lábios. Seja grato pela sua vida.
Você já agradeceu a alguém hoje? É muito difícil conviver com alguém ingrato. As Palavras de gratidão trazem renovo para as pessoas que recebem e também para a nossa alma. As palavras proferidas para o mundo exterior ou absorvidas internamente moldam o seu futuro.
“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: Levante-se e atire-se no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11.23)
Diga palavras revigorantes para si e para as pessoas. Jesus enfatiza o poder do que dizemos, temos grande autoridade. Ouvi um pastor dizer certa vez: “As palavras são agentes de cura na vida de quem as ouvem, mas também na vida de quem as falam”.
Para CRESCER em gratidão…
2. Tenha atitudes de AMOR em todo TEMPO.
“O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.11-12)
Só ama quem é grato. O mundo e a sociedade precisam de amor. As pessoas têm sofrido por causa da falta de amor. Se esperamos viver um fim de ano com gratidão, com certeza isso passa por escolher amar as pessoas. O amor está se esfriando, enquanto muitos cristãos seguem o exemplo da igreja de Éfeso, abandonando o primeiro amor. Se o mundo se afunda com a indiferença, nossa resposta deve ser amar. A Bíblia diz:
“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3.14)
Sabemos que amar não é fácil. Relacionar-se com pessoas não é uma tarefa isenta de riscos, desafios e boas doses de entrega e sacrifício. Para exercer gratidão, preciso amar em qualquer circunstância, perdoar em qualquer circunstância, honrar em qualquer circunstância. A mágoa, a raiva e a intolerância nos impedem de amar, aceitar, perdoar e, em consequência, de ser gratos.

“Honramos porque somos nobres e não porque as pessoas necessariamente merecem.”

“A gratidão não tem a ver com merecimento, tem a ver com a graça.”

Para CRESCER em gratidão…
3. TESTEMUNHE em todas as OPORTUNIDADES.
“Pois a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34b)
Sobre o que você tem falado, celebrado e agradecido? Fale do que Deus tem feito! Só testemunha quem é grato. O grato volta para contar para quem o abençoou e que ele foi abençoado. O grato conta para outras pessoas como foi honrado e abençoado por alguém usado por Deus ou diretamente por Deus. O testemunho exalta a Deus. O testemunho abre portas para falarmos do amor de Deus. O testemunho abre o coração das pessoas e o nosso. O testemunho é a expressão de quem é agradecido.

“Palavras arrastam alguns, o testemunho convence a multidão.”

Para CRESCER em gratidão…
4. Reveja seus PROJETOS e AGRADEÇA por tudo.
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1ª Tessalonicenses 5.18)
Veja o que deu certo e agradeça a Deus. Veja o que não deu certo, tente entender se foi uma nova perspectiva que Deus lhe trouxe, um livramento ou uma falha sua. Deus nunca erra, mas transforma qualquer circunstância ruim quando a colocamos nas mãos dele. Nunca foi e nunca será a vontade de Deus que você sofra ou viva alguma enfermidade, derrota ou morte. É tempo de sonhar sonhos novos. Quem não sonha já morreu! Todos têm planos: planos para a carreira, planos para a família, planos para o almoço., etc. Podemos fazer muitos planos, mas, tudo está nas mãos de Deus. Os planos de Deus sempre se cumprem. Não deixe de sonhar!
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos.” (Provérbios 16.3)
Um plano bem elaborado, feito com bons conselhos, tem mais chances de funcionar. Devemos sempre consagrar nossos planos a Deus e tentar fazer sua vontade. Por isso reveja, para não errar em erros repetidos, mas precisa continuar perseverando, para celebrar o que conquistou e para sonhar sonhos novos! Talvez você tenha falhado este ano consigo mesmo, com as pessoas e até com Deus. É noite de rever sua vida, de pedir perdão, de uma nova chance e de sonhar os sonhos de Deus!
Conclusão:
Quem ama a Deus tem que ser grato e agradecer constantemente, porque nós recebemos muito mais do que nós merecíamos. Só podemos ser livres e salvos graças a Jesus Cristo, e isso é um presente de Deus! O grato abre mão da sua vida por reconhecer que Jesus tem uma vida melhor para ele. O grato reconhece que Jesus se entregou e sua atitude de gratidão é abrir o coração. Mas a beleza da atitude de gratidão é que quando reconhecemos quem é abençoado e transformado somos nós. Isso nos dá a salvação, o perdão, a vida eterna! Jesus já fez, mas só acessamos quando reconhecemos! A Bíblia diz:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2.20)
Só consegue reconhecer o amor de Deus quem decide ser grato. Só quem reconhecer o Seu sacrifício tem o coração grato. O grato fica. O grato retorna. O grato tem boas palavras, ama, sonha e planeja, pois a vida de Jesus está dentro dele. Se você não consegue ser grato, sonhar novos sonhos, enxergar novas perspectivas, provavelmente é porque não tem Jesus em seu coração.
“Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.” (1ª João 4.15)
Essa noite é noite de viver o melhor final de ano da sua vida, com gratidão e salvação! Novo tempo, nova vida. Qual será a sua resposta?

 

Rolar para o topo