Grandes Líderes para uma Grande Missão

GRANDES LÍDERES PARA UMA GRANDE MISSÃO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3.23)
Desenvolver liderança é a chave para que a igreja cresça de forma equilibrada e saudável.
Um GRANDE LÍDER para uma GRANDE MISSÃO…
1. LIDERA tendo a CONVICÇÃO de estar SERVINDO no lugar certo
“Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus.” (1ª Coríntios 7.20)
Um líder que lidera para uma grande missão – Tenho a convicção de ser chamado para este ministério e estou convicto de estar no lugar certo, pelas razões certas e motivos certos. Um líder convicto de estar servindo no lugar certo tem prazer de fazer o que faz. Sua tarefa de liderar não é um peso e sim uma fonte de satisfação. Por ter a convicção de estar servindo no lugar certo, esse líder influencia a sua equipe a se apaixonar por aquilo que se faz!
Um GRANDE LÍDER para uma GRANDE MISSÃO…
2. FORNECE o suporte necessário para o CRESCIMENTO da equipe que lidera
“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.” (Efésios 4.11)
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.” (1ª Coríntios 12.4-11)
Como líder, você não precisa fazer tudo sozinho. Muito pelo contrário, sua tarefa de líder é dar suporte para que outros façam e assim desenvolvam seu ministério. No ministério sua função é preparar, capacitar, equipar o time que lidera para que eles cresçam e desenvolvam um ministério com excelência. Veja algumas maneiras práticas de fazer com que sua equipe cresça:

  • Confie RESPONSABILIDADE a seus liderados. Lembre-se de que as pessoas respondem às responsabilidades.
  • Permitam às pessoas que EXERÇAM sua CRIATIVIDADE
  • Não as force a fazer o que não combine com os DONS ESPIRITUAIS e as HABILIDADES NATURAIS delas.
  • Permita que deixem ou mudem de MINISTÉRIO graciosamente, sem sentimento de culpa.

O pastor Rick Warren define algumas características necessárias para que um líder mantenha seu ministério em crescimento:

  • Manter a organização simples
  • Providenciar treinamentos constantes
  • Providenciar apoio e suporte para equipe que lidera

Um GRANDE LÍDER para uma GRANDE MISSÃO…
3. Tem a MENTE aberta para o APRENDIZADO
“O propósito é que não sejamos mais como crianças… antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.14,15)

  • O quanto você tem estudado?
  • O quanto você tem pesquisado?
  • O quanto você tem lido ou ouvido?

Invista tempo para você mesmo. Continue aprendendo e crescendo. Crie hábitos de leitura que irão fazer você crescer na sua liderança.
“O homem inteligente está sempre aberto a novas idéias. Na verdade, ele as procura.” (Provérbios 18.15)
No momento em que eu parar de aprender, vou parar de crescer e consequentemente parar de liderar.
Um GRANDE LÍDER para uma GRANDE MISSÃO…
4. ENCORAJA sempre sua equipe
A pior tragédia de um líder e trabalhar com uma equipe desmotivada. Mais do que nunca, precisamos encorajar a equipe que lideramos sempre. A Igreja é lugar de encorajamento! Seja você um encorajador do seu irmão para que ele cumpra o seu ministério com alegria. Palavras de encorajamento além de produzirem motivação, ela gera o crescimento e a edificação do corpo de Cristo. A Bíblia diz:
“Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4.16)
Encorajar pessoas tem um poder que talvez não conheçamos ainda em sua profundidade. O rendimento de pessoas encorajadas e motivadas é impressionante! Por isso, não seja um líder negativo, que apenas imputa culpa. Seja um líder de fé, esperança e amor. Seja um líder que honre seus liderados. Seja você um grande líder, motivando as pessoas que lidera para realizarem um ministério de excelência.
Um GRANDE LÍDER para uma GRANDE MISSÃO…
5. Não abre mão de uma CONEXÃO diária com Deus
Buscar diariamente a fonte de poder nos capacitará a exercer uma liderança abençoadora.
“Buscai ao Senhor e o seu poder; busquem sempre a sua presença.” (Salmo 105.4)
Um líder precisa liderar a equipe com o poder dos céus. Se quisermos que nossa forma de liderar venha impactar a vida das pessoas, vamos precisar passar mais tempo com Deus.
Assim como…

  • • Nenhum carro funciona sem combustível
  • • Nenhum rádio sem pilha
  • • Nenhuma televisão funciona se não estiver conectada à tomada de energia

Da mesma forma nenhuma liderança funcionará bem se o líder não estiver conectado diariamente na fonte do poder. Sem relacionamento diário com Deus, dificilmente nossa liderança terá êxito. A liderança de Jesus foi influente por causa de uma vida de conexão com o Pai. O Evangelho de Lucas menciona a vida de oração de Jesus em cinco passagens:
“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.” (Lucas 5.16)
“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” (Lucas 6.12)
“Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos…” (Lucas 9.18a)
“Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.” (Lucas 9.28)
“Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar.” (Lucas 11.1a)
A esta lista, deve-se acrescentar a passagem de Marcos 1.35:
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. (Marcos 1.35)

 

Rolar para o topo