Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Crescendo em Meio às Adversidades

CRESCENDO EM MEIO ÀS ADVERSIDADES

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

“Cada problema que enfrentamos na vida é uma oportunidade para construção do nosso caráter.”

“Todo problema quando está sendo dirigido pelas mãos de Deus tem a proposta de melhorar nossa vida.”

“O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter é eterno.” Rick Warren

Paulo disse: “Sabemos que essas tribulações produzem paciência. E a paciência produz caráter.” (Romanos 5.3-4).

A Bíblia frequentemente compara as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Pedro diz:

“Essas dificuldades lhes sobrevêm para provar que a sua fé é pura. Essa pureza de fé vale mais que ouro.” (1ª Pedro 1.7a)

Paulo afirma: “Iremos passar pelo que Cristo passou. Se enfrentamos momentos difíceis com ele, então é certo que com ele passaremos momentos inesquecíveis.” (Romanos 8.17).

As adversidades não produzem automaticamente o que é pretendido por Deus. Muitas pessoas, ao passarem por momentos de dificuldades na vida, tornam-se ainda mais amargas em vez de melhorarem, e nunca crescem. Porém, o segredo para alcançar o ideal pretendido por Deus em dias de adversidades é reagir de maneira positiva aos problemas da vida. Então, como posso crescer em meio às adversidades que estou enfrentando?

Para crescer em meio às adversidades…

1. ADREDITE que o PLANO DE DEUS é BOM.

Deus sabe o que é melhor para você e visa apenas o seu bem. O Senhor disse o seguinte a Jeremias: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês – diz o Senhor – planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês uma esperança e um futuro.”  Jeremias 29.11).

José compreendeu essa verdade quando, falando aos irmãos que o haviam vendido como escravo, disse o seguinte: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gênesis 50.20).

O Rei Ezequias expressou o mesmo sentimento em relação à doença que ameaçava tirar-lhe a vida. Ele declarou: “Foi para o meu próprio bem que passei esse período difícil.” (Isaías 38.17).

Para crescer em meio às adversidades…

2. MANTENHA o foco no resultado final.

Manter o foco no resultado final é mirar em quem vou me tornar após o processo de Deus em minha vida. Jesus suportou a dor na cruz, e somos exortados a seguir seu exemplo: “Mantenham o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador. Ele esteve pronto a padecer uma morte vergonhosa na cruz por causa da alegria que sabia que depois ia ter.” (Hebreus 12.2a).

Alguém que sofreu num campo de concentração nazista, explica o poder do foco. Ele disse: “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para você mesmo, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, descansará!”.

Paulo suportou as adversidades da mesma forma, porque tinha a certeza da sua recompensa. Certa vez ele declarou: “Nossas presentes aflições são muito pequenas e não durarão muito – e ainda produzem para nós glória imensurável, que durará para sempre.” (2ª Coríntios 4.17).

Paulo disse: “Se participamos da sua glória, precisamos participar também do seu sofrimento. O que sofremos agora não é nada, comparado com a glória que ele nos dará adiante.” (Romanos 8.17-18).

Para crescer em meio às adversidades…

3. ALEGRE-SE no Senhor apesar das CIRCUNSTÂNCIAS.

As adversidades da vida têm a tendência de nos abater e desanimar. É natural do ser humano se entristecer em momentos difíceis. Porém, se você tem vivido dias assim, siga o conselho de Paulo: “Alegrem-se sempre no Senhor.” (Filipenses 4.4a).

Deus jamais nos deixará sozinhos. Por isso, diante das adversidades, eu posso expressar minha alegria no Senhor por saber que apesar das lutas eu não estou sozinho. A Bíblia diz: “Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor irá à frente e estará com você. Ele não vai falhar, nem vai abandonar você.” (Deuteronômio 31.8).

Jesus confirmou essa promessa ao dizer: “… e eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20).

“Quando Deus está presente e assume o comando não há adversidade que possa te vencer.”

Para crescer em meio às adversidades…

4. RECUSE qualquer oferta para DESISTIR.

“Entendam que os problemas vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco.” (Tiago 1.3-4)

Confie em Deus, não pense em desistir do processo e siga fazendo tudo aquilo que Ele orientar. A Bíblia diz: “Vocês precisam perseverar, permanecer firmes na aliança de Deus para alcançar o aperfeiçoamento prometido.” (Hebreus 10.36).

Conclusão:

Enquanto estivermos neste mundo, nunca deixaremos de ter problemas e nunca deixaremos de passar por adversidades. Porém, diante desta verdade, você pode escolher parar ou avançar! Crescer ou não! A decisão é sua!

Para crescer em meio às adversidades…
1. ADREDITE que o PLANO DE DEUS é BOM.
2. MANTENHA o foco no resultado final.
3. ALEGRE-SE no Senhor apesar das CIRCUNSTÂNCIAS.
4. RECUSE qualquer oferta para DESISTIR.

Rolar para o topo