Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Crescendo por Meio dos Problemas

CRESCENDO POR MEIO DOS PROBLEMAS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)
Cada problema é uma oportunidade para a edificação do nosso caráter. Todo problema quando está sendo dirigido pelas mãos de Deus tem a proposta de melhorar nossa vida. Paulo disse:
“Sabemos que essas tribulações produzem paciência. E a paciência produz caráter.” (Romanos 5.3,4, NCV)
Gosto muito do que o pastor Rick Warren disse:

“O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter é eterno.” Rick Warren

A Bíblia frequentemente compara as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Pedro diz:
“Essas dificuldades lhes sobrevém para provar que a sua fé é pura. Essa pureza de fé vale mais que ouro.” (1ª Pedro 1.7a, NCV)
Foi feita a seguinte pergunta a um ourives: “como você sabe que a prata é pura?”. Ele respondeu: “Quando vejo meu reflexo nela”.
Quando você é refinado pelas provações, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você. Deus pretende torná-lo semelhante a Jesus, por isso o fará passar pelas mesmas experiências que Jesus passou. Sobre isso Paulo afirma:
“Iremos passar pelo que Cristo passou. Se enfrentamos momentos difíceis com ele, então é certo que com ele passaremos momentos inesquecíveis.” (Romanos 8.17, A Mensagem)
No entanto, os problemas não produzem automaticamente o que é pretendido por Deus. Muitas pessoas ao passar por momentos de dificuldades na vida tornam-se ainda mais amargas em vez de melhorar, e nunca crescem. Porém, o segredo para alcançar o ideal pretendido por Deus em dias difíceis é reagir de maneira positiva aos problemas da vida. Então, como posso crescer por meio dos problemas que estou enfrentando?
Para crescer por meio dos problemas…
1. ADREDITE que o PLANO DE DEUS é sempre BOM
Deus sempre sabe o que é melhor para você e visa apenas o seu bem. O Senhor disse o seguinte a Jeremias:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês – diz o Senhor – planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês uma esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11, NVI)
José compreendeu essa verdade quando, falando aos irmãos que o haviam vendido como escravo, disse o seguinte:
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gênesis 50.20, NVI)
Ezequias expressou o mesmo sentimento em relação à doença que ameaçava tirar-lhe a vida:
“Foi para o meu próprio bem que passei esse período difícil.” (Isaías 38.17, CEV)
Eu não tenho dúvida de que todos esses homens recorreram a Deus com um pedido de alívio para tudo o que estavam enfrentando. Porém, acredito também que Deus trabalhou no coração deles para que eles entendessem que aquele problema que eles estavam enfrentando só era um instrumento que Deus estava utilizando para moldar o caráter deles para melhor. Por isso, sempre que Deus disser não ao nosso pedido de alívio, lembre-se de que ele está fazendo o que é melhor para nós.
Em tempos de adversidade, é de total importância que você se mantenha concentrado no plano de Deus e não no problema ou no sofrimento que está enfrentando. Foi assim que Jesus suportou a dor na cruz, e somos exortados a seguir seu exemplo:
“Mantenham o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador. Ele esteve pronto a padecer uma morte vergonhosa na cruz por causa da alegria que sabia que depois ia ter.” (Hebreus 12.2a, BV)
Onde está o foco da sua vida? No plano de Deus por trás dos seus problemas ou na luta que você tem vivido? Alguém que sofreu num campo de concentração nazista, explica o poder do foco:

“Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para você mesmo, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, descansará!”

O foco determinará seus sentimentos. O foco determinará se você vai viver aflito, deprimido ou descansado. O segredo da resistência é lembrar-se de que o sofrimento é temporário, mas a recompensa será eterna. O escritor aos Hebreus nos informa que Moisés suportou uma vida de tribulações porque contemplava a sua recompensa. Paulo suportou as adversidades da mesma forma, porque tinha a certeza da sua recompensa. Certa vez ele declarou:
“Nossas presentes aflições são muito pequenas e não durarão muito – e ainda produzem para nós glória imensurável, que durará para sempre.” (2ª Coríntios 4.17, NLT)
Apesar das lutas e dificuldades, mantenha o foco no resultado final. Lembre-se que o plano Deus é sempre bom. Paulo disse o seguinte:
“Se participamos da sua glória, precisamos participar também do seu sofrimento. O que sofremos agora não é nada, comparado com a glória que ele nos dará adiante.” (Romanos 8.17,18, NLT)
Para crescer por meio dos problemas…
2. EXPRESSE sua ALEGRIA no Senhor apesar das CIRCUNSTÂNCIAS
Os problemas da vida têm a tendência de nos abater e desanimar. É natural do ser humano se entristecer em momentos difíceis. Porém, se você tem vivido dias assim siga o conselho de Paulo:
“Alegrem-se sempre no Senhor.” (Filipenses 4.4a, NVI)
Ele não diz “alegrem-se no seu sofrimento”. Isso é masoquismo. Você se alegra no Senhor. Não importa o que você esteja enfrentando, você pode se alegrar no cuidado e na fidelidade de Deus. Nós também podemos nos alegrar ao saber que o Senhor passa pelo sofrimento junto conosco. Não servimos a um Deus alienado, que se mantém distante de nós, tentando nos motivar com frases feitas. Ao contrário, Deus participa de nosso sofrimento. Jesus fez isso na encarnação, e hoje é seu Espírito quem opera isso em nós. Deus jamais nos deixará sozinhos. Por isso, diante dos problemas, eu posso expressar minha alegria no Senhor por saber que apesar das lutas eu não estou sozinho. A Bíblia diz:
“Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor irá à frente e estará com você. Ele não vai falhar, nem vai abandonar você.”
(Deuteronômio 31.8, BV)
Jesus confirmou essa promessa ao dizer:
“… e eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20)
Para crescer por meio dos problemas…
3. RECUSE qualquer oferta para DESISTIR
“Entendam que os problemas vem para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco.” (Tiago 1.3,4, CH)
Diante dos problemas, reaja com perseverança. Entenda que a construção do caráter é um processo lento. Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, atrasamos nosso crescimento e, na verdade, acabamos experimentando um sofrimento ainda maior.
Quando você compreende as consequências eternas do desenvolvimento do caráter, faz menos orações do tipo “consola-me” e mais do tipo “renova-me”. Quando você entende o plano eterno de Deus para sua vida, você para de pedir a Deus para se sentir melhor e pede a Ele que use cada situação para torná-lo mais semelhante a Jesus.
Você sabe que está amadurecendo quando começa a perceber a mão de Deus trabalhando nos acontecimentos mais difíceis desta vida. Se você estiver enfrentando algum problema neste momento, não pergunte: “Por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “O que queres Senhor que eu aprenda?”. Então, confie em Deus e siga fazendo tudo aquilo que Ele orientar. A Bíblia diz:
“Vocês precisam perseverar, permanecer firmes na aliança de Deus para alcançar o aperfeiçoamento prometido.” (Hebreus 10.36, A Mensagem)
Não pare! Você não pode desistir agora! Não deixe que os seus problemas e sofrimentos sejam um motivo para sua desistência. Aproveite a oportunidade para amadurecer!
Conclusão:
Muitos dos nossos problemas são a fornalha de Deus para forjar o nosso caráter. Por isso, fique firme! Quando você estiver refletindo a imagem de Jesus, Deus tira você do fogo! Enquanto estivermos neste mundo, nunca deixaremos de ter problemas e nunca deixaremos de sofrer. Diante dessa verdade, você pode escolher parar ou avançar! A decisão é sua!
Para crescer por meio dos problemas…
1. ADREDITE que o PLANO DE DEUS é sempre BOM
2. EXPRESSE sua ALEGRIA no Senhor apesar das CIRCUNSTÂNCIAS.
3. RECUSE qualquer oferta para DESISTIR

 

Rolar para o topo