Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Lugar de Descanso

O LUGAR DE DESCANSO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” (Mateus 11.28-30, NTLH)
Acredito que nunca vivemos dias de tanto cansaço! A humanidade está esgotada! Nós podemos observar esta realidade estampada no rosto das pessoas que cruzam a nossa vida diariamente. O ser humano do nosso tempo anda estressado ao extremo, preocupado, ansioso, concentrando-se apenas na resolução dos seus problemas. O povo está cansado e sobrecarregado.
É gente cansada do governo, gente cansada da família, gente cansada da igreja, gente cansada por causa de uma enfermidade, por causa do desemprego, por causa de problemas nos relacionamentos interpessoais, gente cansada do trabalho, enfim, é gente cansada por causa dos mais variados tipos de situações do cotidiano da vida.
Tem gente cansada aqui nesta noite. Mas a boa notícia é que Jesus oferece um lugar de descanso. Ele mesmo é o lugar de descanso para as almas que estão cansadas e sobrecarregadas. Jesus faz um convite a um povo que estava cansado da opressão do governo romano e das leis que traziam uma carga pesada demais para carregar. Esse convite de Jesus é irrecusável por causa de, pelo menos, três aspectos muito interessantes:
 

  • A PESSOA que faz o convite – JESUS

“Venham a mim…” (v.28)
Jesus não faz um convite para irmos a alguém, ou a qualquer outro lugar. Ele faz um convite para irmos a Ele. Por quê? Porque só Ele é o lugar de descanso verdadeiro para as aqueles que estão cansados e sobrecarregados.

  • Jesus é o Pão da Vida para aqueles que estão famintos;
  • Jesus é a Água da Vida para aqueles que tem sede;
  • Jesus é o Bom Pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas;
  • Jesus é a Porta e quem entrar por Ele será salvo;
  • Jesus é a Ressurreição e a Vida, quem nele crê, ainda que esteja morto, viverá;
  • Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele;
  • Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Esse convite é irrecusável porque é Jesus quem convida. Não é qualquer pessoa que está convidando. É o Rei dos reis, o Senhor dos Senhores. Quem convida é o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz. Quem convida é aquele que viveu, morreu e ressuscitou por mim e por você. Não há como recusar esse convite.

  • As PESSOAS que são convidadas – TODAS

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas…” (v.28)
Na lista de convidados de Jesus para o lugar de descanso, todos estão, exatamente, todos estão convidados. O meu nome, o seu nome estão na lista de convidados de Jesus. Ele não se esquece de ninguém.

  • A sua família pode esquecer-se de você;
  • Seus amigos podem esquecer-se de você;
  • Sua igreja pode esquecer-se de você;
  • Seu pastor pode esquecer-se de você;
  • Mas Jesus nunca se esquece de você.

Ele conhece sua luta, sua dor, seu sofrimento, sua enfermidade, sua amargura, sua solidão, seus problemas. Ele conhece tudo a seu respeito. Neste exato momento, ele está contemplando a sua vida e fazendo um convite: você que está cansado, sobrecarregado, oprimido, triste, vazio, solitário, venha a mim, eu estou de braços de abertos esperando por você!

  • O EFEITO que esse convite produz – DESCANSO

“… e eu lhes darei descanso.” (v.28)
O que as pessoas do mundo moderno mais precisam? De alívio, de paz, de descanso. O convite de Jesus é um convite para aliviar as duras cargas que você tem levado na vida. O que é que tem sido um fardo pesado demais para você carregar?
Talvez seja o seu casamento;
Talvez seja a sua saúde;
Talvez seja o seu desemprego;
Talvez sejam os seus filhos;
Talvez seja o trabalho;
Talvez seja uma vida de pecado.
Seja qual for o fardo pesado que está sobre os seus ombros, Jesus está fazendo um convite para você trocar esse sobrepeso pelo alívio, pelo descanso que somente ele é capaz de oferecer.
O convite que Jesus fez ao seu povo no passado é o mesmo que ele faz ao seu povo no presente, e é um convite irrecusável porque é o próprio Jesus quem faz o convite, porque ele não deixa ninguém de fora da sua lista de convidados e porque esse convite produz alívio e descanso para o cansado. Se você deseja tomar posse do lugar de descanso, Jesus, também, o convida a tomar três atitudes de coragem, que transformarão sua vida de uma vez por todas, aqui e na eternidade.
Jesus, o lugar de descanso…
1. Exige um COMPROMISSO com ele
“Sejam meus seguidores…” (v.29)
Quem deseja descansar em Jesus precisa se comprometer com ele. Precisa entender que, de fato, a vida sem Jesus é um peso quase impossível de ser carregado. Infelizmente, há muita gente que só quer se beneficiar daquilo que Jesus pode fazer por ela sem estabelecer um compromisso com ele. Jesus deseja fazer de você um discípulo que, apesar das lutas e das circunstâncias adversas da vida, desfruta do descanso verdadeiro que só pode ser encontrado nele mesmo.
Jesus sempre estava envolvido com dois tipos de pessoas: seus discípulos e a multidão. Seus discípulos estavam comprometidos com ele e com a sua missão de vida, porém, a multidão só estava interessada nos milagres de Jesus. Não seja como a multidão! Comprometa-se com Jesus e esteja pronto para usufruir do lugar de descanso.
Jesus, o lugar de descanso…
2. Exige um APRENDIZADO dele
“… e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (v.29)
Em uma outra versão, as palavras de Jesus são as seguintes: “… aprendam de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as vossas almas”. Quem deseja descansar em Jesus precisa aprender dele. Aprender de Jesus não é o mesmo que aprender sobre Jesus. Aprender de Jesus é assimilar na própria vida o caráter que emana do lugar de descanso.
Só podemos aprender de Jesus se estivermos dispostos a experimentar dele, a passar dias e mais dias na sua presença, em um relacionamento íntimo e verdadeiro, que transforma a vida por completo. Quem quer descansar em Jesus precisa estabelecer um relacionamento com ele diariamente. E quem toma essa decisão com convicção e verdade, nunca se arrepende, pois conviver com Jesus é a maior e melhor coisa desta vida!
Conclusão:
Você não precisa se preocupar se você fizer de Jesus o lugar de descanso para sua alma cansada. No último verso que lemos, ele faz uma promessa para aqueles que fizerem dele o seu lugar de descanso:
“Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” (v.30)
Que Jesus maravilhoso, que olha para sua criação cansada e sobrecarregada, e faz um convite irrecusável: “venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Jesus, que é o próprio lugar de descanso, é quem faz o convite. Lembre-se que seu nome está na lista de convidados de Jesus, porque esse convite tem um efeito que começa nesta vida e se estende por toda a eternidade: descanso para a vida cansada!

 

Rolar para o topo