Criado para Ser Eterno

SÉRIE “O PROPÓSITO DA VIDA” | 04/07
CRIADO PARA SER ETERNO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Deus tem […] plantado a eternidade no coração humano.” (Eclesiastes 3.11 NLT)

“Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não… o homem foi feito para a imortalidade.” (Abraham Lincoln)

Esta vida não é tudo o que há. A vida é apenas um ensaio geral antes da verdadeira produção. Você passará muito mais tempo na eternidade do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para sua vida na eternidade. Esta vida é uma preparação para a próxima. Seu corpo terreno é apenas uma residência temporária de seu espírito. A Bíblia chama o nosso corpo terreno de “temporária habitação”, mas se refere ao nosso futuro corpo como uma “casa”. A Bíblia diz: “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.” (2ª Coríntios 5.1).

Você foi criado para ser eterno e nada pode mudar essa verdade. Então, sabendo dessa realidade, o que você pode aprender com a Palavra de Deus sobre ser criado para ser eterno?

Você foi criado para ser eterno, então…

1. Supere os PRAZERES TERRENOS.

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1ª João 2.15-17)

Por isso, o seu desejo pela eternidade deve superar qualquer desejo terreno. Não amar o mundo é superar os prazeres desta terra. O seu desejo pela eternidade deve superar qualquer desejo terreno. A Bíblia diz:

“As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.” (Gálatas 5.19-21).

“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” (Gálatas 6.8)

Você foi criado para ser eterno, então…

2. Mude os VALORES que GOVERNAM a sua vida.

“Antigamente eu pensava que todas essas coisas eram muito importantes, mas agora eu as considero sem valor algum por causa do que Cristo fez.” (Filipenses 3.7)

Quando você compreender plenamente que há mais na vida que apenas o aqui e agora e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, você começará a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância. Para tirar o máximo da vida, você deve manter sempre em sua mente a visão da eternidade e, em seu coração, o valor que ela representa. O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes de Roma e de Colossos, fez as seguintes declarações:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3.1,2)

Você foi criado para ser eterno, então…

3. Tenha uma grande EXPECTATIVA pelo seu DESTINO.

“Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (1ª Coríntios 2.9)

Então, se você foi criado para ser eterno, você precisa viver aqui neste mundo com uma grande expectativa pelo seu destino. Seu lugar definitivo não é aqui, portanto, toda sua expectativa precisa estar fundamentada no fato de que você passará toda a eternidade ao lado de Deus no céu: “Porque este mundo não é nossa pátria; nós estamos aguardando a nossa pátria eterna no céu.” (Hebreus 13.14).

Você foi criado para ser eterno, então…

4. Deposite sua ESPERANÇA eterna em JESUS.

“Pois ficamos sabendo da fé que vocês têm em Cristo Jesus e também do amor que vocês têm por todo o povo de Deus. Quando a verdadeira mensagem, a boa notícia do evangelho, chegou a vocês pela primeira vez, vocês ouviram falar a respeito da esperança que o evangelho oferece. Por isso, a fé e o amor que vocês têm são baseados naquilo que esperam e que está guardado para vocês no céu.” (Colossenses 1.4,5)

Para passar a eternidade ao lado de Deus você precisa depositar sua esperança eterna em Jesus. A Bíblia diz: “Deveríamos compreender que cada instante que gastamos neste corpo terreno é tempo gasto longe de nosso lar eterno, no céu com Jesus.” (2ª Coríntios 5.6 BV).

“É necessário que o assunto de cada dia seja preparar-se para o nosso último dia.” (Matthew Henry)

Se você possui um relacionamento com Deus por meio de Jesus, não é preciso temer a morte. Ela é a porta para a eternidade. Somente Jesus pode dar a você a esperança eterna. Paulo, escrevendo a Tito, fez a seguinte declaração: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.” (Tito 1.1,2).

Conclusão:

Você foi criado para ser eterno. Uma vez que você foi criado para ser eterno, qual é hoje a única coisa que você deveria parar de fazer e a única coisa que você deveria começar a fazer? Há muito mais na vida que apenas o aqui e agora. Então, redirecione o seu foco e viva sua vida hoje encharcado de expectação pela vida eterna ao lado de Deus.

Você foi criado para ser eterno, então…
1. Supere os PRAZERES TERRENOS.
2. Mude os VALORES que GOVERNAM a sua vida.
3. Tenha uma grande EXPECTATIVA pelo seu DESTINO.
4. Deposite sua ESPERANÇA eterna em JESUS.

Rolar para o topo