Abraão – Deus Sempre Faz a Coisa Certa

SÉRIE “CORRA COM OS GIGANTES DA FÉ” | 02/08
ABRAÃO – DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.” (Hebreus 11.8-12)

Deus está sempre certo, e age de maneira correta para nos dar grandes e maiores bênçãos. Sendo assim, o que podemos aprender com a vida de Abraão, que demonstra que Deus sempre faz a coisas certa?

Deus sempre faz a coisa certa…

1. Ainda que aos nossos olhos leve MUITO TEMPO.

“Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” (Gênesis 12.1-3)

Deus confirmou a Abraão as promessas que lhe havia feito: “O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado. Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.” (Gênesis 21.1-5).

Aprendemos aqui então o seguinte: Ainda que o tempo possa parecer longo para nós, Deus sempre faz o que é certo e sempre cumpre a sua promessa. Deus queria a total confiança de Abraão. E isso só acontece por meio do teste da espera. Deus fará tudo certo, ainda que para isso leve muito tempo aos nossos olhos.

Deus sempre faz a coisa certa…

2. Ainda que diante de nós ela pareça um ABSURDO.

“Então disse o Senhor: Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho. Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Abraão e Sara já eram velhos […] e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” (Gênesis 18.10-12)

Deus reafirmou sua promessa a Sara, mesmo diante da sua incredulidade: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho.” (Gênesis 18.14).

Para Deus não há impossíveis! Ainda que a sua promessa pareça ser um absurdo diante dos nossos olhos, Ele sempre faz a coisa certa. Preste atenção no que a Bíblia diz a esse respeito:

“Então Jó respondeu ao Senhor: Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.1,2)

“Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti. […] Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jeremias 32.17,27)

“Pois nada é impossível para Deus.” (Lucas 1.37)

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3.20)

Deus sempre faz a coisa certa…

3. Ainda que a nossa FÉ precise ser TESTADA.

“Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: Por meio de Isaque a sua descendência será considerada. Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.” (Hebreus 11.17-19)

“A fé não exige explicações; a fé descansa nas promessas.“

Às vezes não compreendemos o que Deus está fazendo em nossas vidas. Não compreendemos as lutas de nossa fé, as mudanças de situação, os altos e baixos da vida, as situações boas e ruins que passamos. Deus está no controle, mesmo que não compreendamos, pois Ele sempre faz a coisa certa ainda que tenha que testar a nossa fé.

Conclusão:

Deus sempre faz a coisa certa…
1. Ainda que aos nossos olhos leve MUITO TEMPO.
2. Ainda que diante de nós ela pareça um ABSURDO.
3. Ainda que a nossa FÉ precise ser TESTADA.

Rolar para o topo