Dando Lugar ao Novo

DANDO LUGAR AO NOVO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43.18-19)

Isaías profetizou aos filhos de Israel em um período sombrio de sua história. Eles estavam em cativeiro, eles perderam tudo o que eles pensavam que iriam manter para sempre. Eles perderam a sua liberdade, a sua cultura, a sua história. Nesse momento em que Isaías vai profetizar para o povo de Israel, eles estavam doentes, tristes, desmotivados, cabisbaixos, abatidos, entregues aos sofrimentos. Eles estavam vivendo um tempo contrário às expectativas que tinham anteriormente. Eles tinham o desejo de viver as bênçãos de Deus e suas promessas, mas, naquele momento, o povo estava vivendo um tempo de cativeiro. Foi nesse contexto que Deus, através do profeta Isaías, traz uma promessa ao coração do povo de que algo novo estava para acontecer.

Nesta manhã, à semelhança de Isaías, quero ser também um profeta de Deus para sua vida para trazer uma palavra de esperança para o seu coração. Eu não sei como você está terminando o ano de 2020. Não sei como está a sua vida. Não sei por onde você tem andado. Não sei quais são os problemas que têm sufocado o seu coração. Não sei quais são as preocupações que têm feito você dormir menos. Não sei quais as angústias que têm feito você andar cabisbaixo e sem motivação. Mas, uma coisa é certa – todos nós, à semelhança do povo de Israel, temos momentos sombrios em nossa vida. No entanto, são nesses momentos que Deus levanta seus profetas para nos trazer um recado do céu.

Deus levanta Isaías para trazer uma profecia, uma palavra, uma promessa que iria mudar a vida daquele povo naqueles dias sombrios. E é essa mesma palavra que quero também trazer para você. Deus nos fala nesta manhã, assim como falou com o povo de Israel, que é tempo de recomeçar. É tempo de viver algo novo. É tempo de iniciar. É tempo de levantar a cabeça e viver toda promessa de Deus liberada sobre a nossa vida. Sabe por quê? Porque Ele continua em Seu trono comandando a história. Ele continua em Seu trono de graça conduzindo os seus passos. Você não está sozinho. Você não foi esquecido. Deus é contigo em todos os momentos.

Sendo assim, quero mostrar a você alguns passos para você dar lugar ao novo de Deus em sua vida. Esses versos que lemos citam três princípios práticos para darmos lugar ao novo de Deus.

Para dar lugar ao novo de Deus…

1. MUDE seu foco.

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.” (v.18)

Entenda uma coisa: “Para novos começos chegarem, o velho passado tem que ir.”

A Bíblia diz o seguinte: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

O apóstolo Paulo sabia o que era viver o novo de Deus, pois decidiu, de uma vez por todas, esquecer o seu passado e avançar para o seu futuro. Ele diz: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

Por isso, esqueça o que se foi! Mude seu foco! Olhe para frente e dê lugar ao novo de Deus em sua vida!

Para dar lugar ao novo de Deus…

2. APLIQUE fé no que Ele está FAZENDO.

“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?…” (v.19a)

Para dar lugar ao novo de Deus…

3. PREPARE-SE para o fim da SEQUIDÃO.

“… Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (v.19b)

CONCLUSÃO:

Para dar lugar ao novo de Deus…
1. MUDE seu foco.
2. APLIQUE fé no que Ele está FAZENDO.
3. PREPARE-SE para o fim da SEQUIDÃO.

Rolar para o topo