Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Herodes: O Homem que Odiava o Natal

O PROPÓSITO E A MENSAGEM DO NATAL | 06/06
HERODES – O HOMEM QUE ODIAVA O NATAL

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

Entenda uma coisa: nem todos gostam do Natal. Alguns chegam a odiá-lo. Por isso, hoje, quero falar de uma pessoa real que odiava o Natal e que fez tudo o que pôde para acabar com ele. Ele teve uma participação importante nos eventos relacionados com o nascimento de Cristo, mas quase não se fala dele durante o Natal. A Bíblia fala de um homem que odiava o natal, você já leu sobre ele? Estou me referindo ao REI HERODES e vamos encontrar parte de sua história no segundo capítulo de Mateus – Ele foi um homem que “Odiava o Natal”. Em paralelo, devemos examinar nossas vidas e nos certificar de que a nossa atitude para com o Natal seja também agradável a DEUS. Vamos ler o texto bíblico que se encontra em Mateus 2.1-18:

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo. Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo. Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Do Egito chamei o meu filho. Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos. Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem.” (Mateus 2.1-18)

Por vezes, não estamos tão confortáveis assim com a ideia de Jesus ser REI. Veja bem, não hesitamos em chamá-lo de REI, mas lá no fundo, não estamos muito animados com a mudança de vida que está implícita na nossa declaração. Com frequência não paramos para pensar o que significa VIVER como um cidadão do reino de Jesus. Por isso, vamos olhar mais de perto o que quer dizer reconhecer JESUS como nosso REI. Vejamos 3 implicações para sua vida hoje neste Natal de 2020:

1. Você precisa ser um FIEL SÚDITO do Rei Jesus.

“Sendo por divina advertência, prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.” (Mateus 2.12)

“Vendo-se iludido pelos magos.” (Mateus 2.16)

Jesus diz em Lucas 14.26: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.26)

2. Você precisa SUBMETER-SE à vontade do Rei Jesus.

“Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mateus 2.2)

“E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.” (Mateus 2.8)

Se Jesus é o nosso REI, devemos nos submeter a Ele e à sua autoridade. Temos que fazer as coisas do jeito dele e não do nosso. Essa deve ser a parte mais difícil de aceitar. Se Jesus é o meu REI, eu não posso ser meu rei.

3. Você precisa viver com SABEDORIA neste mundo para SERVIR ao Rei Jesus.

“E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.” (Mateus 2.8)

Os dias são maus e tem muita gente que diz que ama Jesus, mas está matando Jesus. A falta de discernimento está destruindo a vida de muitas pessoas.

Conclusão:

Eu creio que você não odeia o natal, como Herodes, mas talvez você ainda não o ame como Deus o amou? Você deseja amar o natal de Jesus e o que ele representa para o mundo? A Bíblia diz: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós.” (1ª João 3.16)

1. Você precisa ser um FIEL SÚDITO do Rei Jesus.
2. Você precisa SUBMETER-SE à vontade do Rei Jesus.
3. Você precisa viver com SABEDORIA neste mundo para SERVIR ao Rei Jesus.

Rolar para o topo