Daniel – Testemunhar pelo Poder da Fé

SÉRIE “O PODER TRANSFORMADOR DA FÉ” 08|08
DANIEL – TESTEMUNHAR PELO PODER DA FÉ
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Chegamos à última mensagem desta série. Durante esta série, podemos aprender….
A CRER pelo poder da fé com Abraão;
A SUPERAR pelo poder da fé com Isaque;
A MUDAR pelo poder da fé com Jacó;
A PERDOAR pelo poder da fé com José;
A PERSERVERAR pelo poder da fé com Moisés;
A CONQUISTAR pelo poder da fé com Josué
A RECONSTRUIR pelo poder da fé com Neemias.
Hoje, através da vida de mais um personagem bíblico, vamos aprender a testemunhar pelo poder da fé. Seu nome é Daniel. Sobre Daniel, a Bíblia diz o seguinte:
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei.” (Daniel 1.8)
Daniel era adolescente quando os babilônios invadiram seu país e levaram os membros da realeza e das famílias nobres para a Babilônia como prisioneiros. Por causa de sua inteligência e coragem, Daniel e alguns de seus amigos foram enviados à academia real da Babilônia a fim de aprenderem a vasta burocracia do império. Daniel concordou em trabalhar para o império, mas ele arriscou a vida em diversas ocasiões, por se recusar a participar de atividades que desonravam Deus. Mais tarde, ele se tornou oficial de alto nível do governo e um renomado sábio e pôde testemunhar pelo poder da fé com a sua própria vida.
A vida de Daniel constitui-se num exemplo clássico de integridade. Ele não foi produto do meio. Ele teve coragem para ser diferente. Ele não se corrompeu e manteve sua postura irrepreensível, quer nos dias de adversidade quer no tempo da prosperidade. Enfim, Daniel decidiu no seu coração testemunhar pelo poder da fé em Deus. Sendo assim, de acordo com a experiência de Daniel, como você pode testemunhar pelo poder da fé?
Para testemunhar pelo poder da fé…
1. Tenha um ESPÍRITO EXCELENTE no meio da sua geração
“Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império.” (Daniel 6.3)
Em virtude da sua fidelidade a Deus, o Senhor fez de Daniel o homem mais sábio do que todos os magos da Babilônia. Ele tinha discernimento das coisas espirituais, era ousado para dizer a verdade, mesmo que fosse para confrontar o pecado do próprio rei. Sua postura era de fidelidade a Deus e lealdade ao rei. Há muitas pessoas que a muitos lugares elevados, mas não têm um espírito excelente. Ele chegam no topo da fama, mas trafegam por caminhos sinuosos para chegar a esse topo. Conquistam riquezas, mas transigem com a consciência e mancham a ética para granjear estas fortunas.
A maior glória de um homem não é o seu dinheiro nem a sua fama, mas o seu caráter. É melhor ter um bom nome do que muitas riquezas. É melhor ter um espírito excelente do que muitos diplomas. É melhor ser reconhecido no céu do que ser aplaudido na terra. Daniel testemunhou pelo poder da fé porque tinha um espírito excelente, um caráter digno diante de Deus e dos homens. E você, tem um espírito excelente? Pode, com a sua vida, testemunhar pelo poder da fé? Seu caráter é digno de ser exposto e combina com o Deus a quem você serve? Testemunhar pelo poder da fé exige que se tenha um espírito excelente.
Para testemunhar pelo poder da fé…
2. Permaneça ÍNTEGRO mesmo onde haja corrupção
“Finalmente esses homens disseram: Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele.” (Daniel 6.5)
Daniel foi nomeado pelo rei Dario para ocupar um alto posto político. O objetivo do rei era coibir a corrupção galopante que campeava em todo o reino. Mas vida irrepreensível e sem mácula de Daniel, seu caráter incorrupto e honesto, sua administração eficiente e vitoriosa suscitaram a inveja de seus companheiros. Então, decidiram orquestrar contra Daniel. Investigaram a vida de Daniel. Fizeram uma devassa em sua vida pública e privada. Mas chegaram à conclusão de que Daniel era um homem íntegro. Sua inocência foi constatada. Daniel testemunhou pelo poder da fé porque era um homem íntegro.
Você suportaria uma investigação meticulosa em sua vida pública e privada? Daniel suportou e saiu aprovado. A corrupção em nosso país é um mal crônico. Ela começa na classe mais alta e vai até a classe mais baixa. Do político mais bem-sucedido ao analfabeto. Mas, nesse meio tão fermentado pela corrupção, precisamos buscar modelos dignos de serem imitados. Homens que testemunhem pelo poder da fé como Daniel, que foi um homem incorruptível e insubornável. Homem de bem, singular e completamente íntegro. Testemunhar pelo poder da fé requer que se tenha uma vida íntegra mesmo onde haja corrupção.
Para testemunhar pelo poder da fé…
3. Mantenha-se FIEL ainda que sofra perseguição
“E assim os supervisores e os sátrapas de comum acordo foram falar com o rei: Ó rei Dario, vive para sempre! Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada. E o rei Dario assinou o decreto.” (Daniel 6.6-9)
Os companheiros de Daniel tramaram contra ele, lançaram mão de uma mentira para incluir Daniel no rol dos bajuladores. Inflaram o ego do rei, bajulando-o, apenas para colocar um laço de morte nos pés de Daniel. O rei assinou um decreto movido pela vaidade, mas sem discernir a intenção real que estava por trás da bajulação de seus homens de confiança. Mas Daniel manteve sua fidelidade a Deus a despeito da perseguição e mesmo sabendo que seria jogado na cova dos leões. Ele não se intimidou diante do decreto do rei. Para Daniel importava obedecer a Deus sobre todas as coisas. Daniel testemunhou pelo poder da fé mantendo-se fiel diante de forte perseguição.
A virtude dos bons é um risco severo à corrupção dos maus. Homens que não se vendem são um sério obstáculo aos interesses mesquinhos e criminosos dos aproveitadores de plantão. Por isso, os perversos lançam mão de estratégias mentirosas e covardes. Foi isso que fizeram com Daniel, mas ele manteve-se fiel a despeito de toda aquela perseguição. E você, pode testemunhar pelo poder da fé? Você é alguém que se mantém fiel a Deus quando chega a perseguição ou você se deixa vender para não precisar ser perseguido? Testemunhar pelo poder da fé exige que se mantenha fiel a Deus ainda que você sofra perseguição.
Para testemunhar pelo poder da fé…
4. Não abra mão de ORAR a despeito de um decreto de morte
“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.” (Daniel 6.10,11)
Daniel tinha uma vida abundante e sistemática de oração. Mesmo sendo um homem muito ocupado, Deus era a prioridade da sua vida. Ele não alterou a sua vida devocional por causa do decreto de morte. Ele temia a Deus, por isso não tinha medo dos homens. Daniel testemunhou pelo poder da fé não abrindo mão de orar a Deus ainda que isso lhe custasse a vida. Infelizmente, muitos não podem testemunhar pelo poder da fé porque não têm intimidade com Deus. Poucos conhecem a intimidade do altar. Há uma escassez de homens e mulheres que não abrem mão da oração sob qualquer pretexto.
Daniel orou nos momentos mais cruciais da sua vida. Orou quando era jovem e orou quando estava velho. Orou em secreto e também em lugares públicos. Orou sozinho e orou com seus amigos. Orou quando era escravo e depois que chegou ao poder. Orou para buscar sabedoria para viver e orou quando estava na iminência de morrer. Se você está disposto a testemunhar pelo poder da fé, entenda uma coisa: isso nunca acontecerá, a menos que você esteja disposto a não abrir mão da oração mesmo que isso possa custar a sua própria vida.
Para testemunhar pelo poder da fé…
5. Creia que Deus é a sua PROTEÇÃO em todo o tempo
“O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei. O rei muito se alegrou e ordenou que tirassem Daniel da cova. Quando o tiraram da cova, viram que não havia nele nenhum ferimento, pois ele tinha confiado no seu Deus.” (Daniel 6.22,23)
Deus não livrou Daniel da perseguição, mas livrou-o da morte. Deus não o livrou dos problemas, mas nos problemas. Deus não o livrou da presença dos leões, mas fechou a boca dos leões. Daniel testemunhou pelo poder da fé porque cria que Deus era a sua proteção em todo o tempo. Ao ver a forma sobrenatural como Deus agiu com Daniel na cova dos leões, o rei o tirou de lá e lançou aqueles que haviam conspirado contra a sua vida. E esse episódio fez o rei Dario escrever um novo decreto:
“Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: Paz e prosperidade! Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6.25-27)
Testemunhar pelo poder da fé é ter a certeza de que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, nosso socorro bem presente na hora da tribulação. Testemunhar pelo poder da fé é saber que Deus é o nosso pastor e nada nos faltará. Testemunhar pelo poder da fé é crer que ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não precisaremos temer mal algum porque Ele está conosco. Testemunhar pelo poder da fé é crer que o Senhor guarda a nossa entrada e a nossa saída, desde agora e para sempre. Testemunhar pelo poder da fé é crer que Deus é a nossa proteção em qualquer situação. Mesmo quando, aos nossos olhos, parece que Ele não nos protegeu, ainda assim a sua proteção está sobre a nossa vida. Lembre-se que o professor sempre fica em silêncio enquanto seus alunos fazem a prova.
Conclusão:
Daniel começou bem e terminou bem. Foi íntegro na juventude e na velhice, na adversidade e na prosperidade. Por isso, através do seu testemunho pelo poder da fé, todo o império medo-persa foi impactado pela proclamação de que o seu Deus é o único Deus verdadeiro. Através da sua vida, Deus quer impactar pessoas, bairros, cidades, estados e nações. O seu testemunho pelo poder da fé pode mudar toda uma geração! Portanto, decida hoje testemunhar pelo poder da fé assim como fez Daniel e nunca mais a realidade das pessoas e das coisas ao seu redor será a mesma!
Para testemunhar pelo poder da fé…
1. Tenha um ESPÍRITO EXCELENTE no meio da sua geração
2. Permaneça ÍNTEGRO mesmo onde haja corrupção
3. Mantenha-se FIEL ainda que sofra perseguição
4. Não abra mão de ORAR a despeito de um decreto de morte
5. Creia que Deus é a sua PROTEÇÃO em todo o tempo

 

Rolar para o topo