De Volta ao Primeiro Amor

DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor… Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…” (Apocalipse 2.4,5a)

No texto que lemos de Apocalipse, vemos as estratégias de Deus para voltarmos a ser pessoas apaixonadas por Ele. São dicas que, se colocadas em prática, podem nos levar a desfrutar do melhor e a conhecer na íntegra quem de fato Deus é. Olhando para esses versos o que podemos aprender sobre essa volta ao primeiro amor? Quais são as atitudes de quem quer voltar ao primeiro amor?

Quem quer voltar ao primeiro amor…

1. Traz à memória suas profundas experiências com Deus.

“Lembra-te, pois, de onde caíste…”

O primeiro passo é um ato de recordação, de lembrança do tempo anterior à perda do primeiro amor. Não há melhor maneira de retomá-lo do que esta: relembrar os primeiros momentos da nossa fé, das nossas profundas experiências com Deus. O profeta Jeremias declarou: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lamentações 3.21).

Quem quer voltar ao primeiro amor…

2. Arrepende-se para mudar de vida.

“… arrepende-te…”

Não basta ter saudades de como as coisas eram anteriormente. É preciso que sintamos dor por termos perdido o nosso primeiro amor. Precisamos lamentar, chorar e clamar pelo perdão de Deus. À semelhança dos profetas do Antigo Testamento, Tiago definiu como devemos nos posicionar em arrependimento diante do Senhor. Deve haver choro, lamento e humilhação: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4.8-10).

Quem quer voltar ao primeiro amor…

3. Aproveita a oportunidade que Deus dá.

“… arrepende-te e volta…”

Uma das grandes mentiras de satanás é nos fazer pensar que não há mais chance para nós. Ele quer nos fazer acreditar que depois de termos errado, estamos marcados para sempre. Mas  a palavra de Deus para nós é simples: Volte! Apenas retorne. Recomece! Há uma nova chance para todos nós. Volte a ser quem você era antes, Deus anseia por este retorno.

Conclusão:

Avalie sua vida. Você já foi mais apaixonado por Deus do que você é hoje? Faça essa pergunta para você mesmo e depois faça essa pergunta para Deus. Abra seu coração para uma avaliação sincera a partir de agora e esteja atento ao que Deus fará na sua vida.

Quem quer voltar ao primeiro amor…
1. Traz à memória suas profundas experiências com Deus.
2. Arrepende-se para mudar de vida.
3. Aproveita a oportunidade que Deus dá.

Rolar para o topo