Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Pastoreando as Crianças Desta Geração

SÉRIE “AGENTES DE AMOR E CUIDADO PARA NOSSAS CRIANÇAS” | 03/04
PASTOREANDO AS CRIANÇAS DESTA GERAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” (Deuteronômio 6.4-9)

A tarefa de pastorear as crianças desta geração não é da igreja, nem tampouco dos líderes espirituais. A tarefa de pastorear as crianças desta geração é dos pais! Podemos resumir a orientação que Moisés deu ao povo de Israel em uma única frase: “Amem a Deus e pastoreiem seus filhos, as crianças desta geração!”. Os pais são os guias dos filhos. São os pais que dão a direção para os seus filhos. São os pais que têm a função de apontar o caminho para os seus filhos. Portanto, suas orientações precisam refletir os padrões de Deus para o bem dos seus filhos.

A partir da Palavra de Deus, queremos, nesta manhã, tentar responder algumas perguntas: Por que as crianças desta geração precisam ser pastoreadas pelos seus pais? Como que as crianças se beneficiam recebendo o pastoreio dos seus pais? Vamos aprender com Salomão algumas lições preciosas sobre a importância de pastorear nossos filhos.

Pais que pastoreiam seus filhos…

1. Ensinam pelo EXEMPLO de VIDA.

“Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.” (Provérbios 4.3,4)

O papel dos pais é pastorear seus filhos ensinando-os no caminho em que eles devem andar, e o papel dos filhos é obedecer aos ensinamentos ensinados pelos pais. Os pais devem inculcar nos filhos as verdades de Deus e levá-los a reter no coração os preceitos de Deus. Como os pais fazem isso? Vivendo eles mesmos as verdades que ensinam. Paulo, escrevendo ao jovem pastor Timóteo, fala sobre a fé que chegou até ele pelo exemplo dos seus ascendentes:

“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.” (2ª Timóteo 1.5)

“O exemplo é a única forma eficaz de ensinar.”

Pais que pastoreiam seus filhos…

2. Estimulam a BUSCA pela SABEDORIA.

“Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor.” (Provérbios 4.5-9)

A sabedoria é um tesouro mais precioso do que ouro puro. Deve ser desejada mais do que a prata e o ouro refinado, deve ser buscada mais do que o sucesso, deve ser cobiçada mais do que a riqueza. Por isso, Salomão estimula os filhos a adquirirem a sabedoria e o entendimento. A sabedoria é mais que do que um conceito; é uma pessoa. A sabedoria é Jesus. Ele é a nossa sabedoria, é o único que pode nos guardar de tropeços. Só Ele pode nos sustentar firmes na jornada da vida.

Pais que pastoreiam seus filhos…

3. Mostram que VIDA LONGA é fruto de OBEDIÊNCIA.

“Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará.” (Provérbios 4.10-12)

A obediência aos pais é um mandamento com promessa. Ela carrega consigo uma recompensa. Os filhos que honram os pais têm da parte de Deus a garantia de que serão bem-sucedidos e viverão longos dias aqui na terra.

Pais que pastoreiam seus filhos…

4. ALERTAM para os PERIGOS desta vida.

“Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência.” (Provérbios 4.14-17)

Pais que pastoreiam seus filhos têm a dura missão de alertarem-nos com relação aos perigos desta vida. Nossos filhos precisam ter, prudência discernimento e sabedoria. Ser sábio e prudente é não entrar no caminho dos maus. Salomão completa o seu discurso dizendo o seguinte:

“A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.” (Provérbios 4.18)

Pais que pastoreiam seus filhos…

5. Infundem o PRAZER pela PALAVRA.

“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. […] Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” (Provérbios 4.13,20-22)

A instrução a que Salomão está se referindo é o ensino da Palavra de Deus, o reservatório da sabedoria. O filho sensato é aquele que escuta, entende, guarda e obedece ao que a Palavra de Deus ensina, colocando cada instrução em prática. Ele tem prazer pela Palavra. Salomão afirma enfaticamente que essa instrução, que esse prazer pela Palavra é mais que conhecimento; é a própria vida. A Palavra de Deus é muito preciosa para ficar pelo caminho. Ela traz vida para a alma e saúde para o corpo. Ela traz santidade e sanidade, salvação e vigor. Por isso, pais que pastoreiam seus filhos precisam infundir em seus corações o prazer pela Palavra de Deus. Por quê? Salomão responde:

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)

Conclusão:

Mas do que em qualquer outro tempo na história da humanidade, precisamos pastorear as crianças desta geração. É urgente que os pais assumam o seu papel de pastorear seus filhos para que uma geração inteira não fique pelo caminho. Por isso, lembrem-se…

Pais que pastoreiam seus filhos…
1. Ensinam pelo EXEMPLO de VIDA.
2. Estimulam a BUSCA pela SABEDORIA.
3. Mostram que VIDA LONGA é fruto de OBEDIÊNCIA.
4. ALERTAM para os PERIGOS desta vida.
5. Infundem o PRAZER pela PALAVRA.

Como pais, biológicos e espirituais, temos uma tarefa árdua, difícil, mas de grande valor, prazerosa e que produz efeitos extraordinários: pastorear as crianças desta geração. A bíblia diz:

“Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo! Pois falarei com vocês por meio de provérbios e explicarei os segredos do passado. São coisas que ouvimos e aprendemos, coisas que os nossos antepassados nos contaram. Não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o Senhor, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez.” (Salmos 78.1-4)

As crianças desta geração estão clamando por um pastoreamento bíblico, vivo e eficaz. Se não as pastorearmos, vamos perder uma geração de discípulos. Preste atenção neste vídeo!

Rolar para o topo