Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Decida Perdoar

SÉRIE “VOCÊ DECIDE” | 05/08
DECIDA PERDOAR

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

Dentre tantas escolhas que temos que fazer, a decisão de perdoar e pedir perdão é, provavelmente, uma das que mais afetam a nossa felicidade e a nossa qualidade de vida. Nossa rede de relacionamentos é tão complexa que não tem jeito: vamos ferir e seremos feridos ou magoados por pessoas importantes para nós. Então, precisamos de muita sabedoria e capacidade espiritual para decidir corretamente. A Bíblia diz:

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21-22)

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4.32)

“O perdão é um catalisador que cria o ambiente necessário para uma nova partida, para um reinício.” (Rev. Martin Luther King)

Primeiro, vamos considerar a questão de perdoar quem nos ofendeu. Por que precisamos perdoar àqueles que nos ofenderam? Por que precisamos liberar perdão para as pessoas que nos fizeram algum tipo de maldade?

Devemos perdoar quem nos ofendeu…

1. Porque DEUS nos tem PERDOADO.

“Sejam moderados, satisfeitos com o segundo lugar, rápidos em perdoar uma ofensa. Perdoem tão rápida e completamente quanto o Senhor os perdoou.” (Colossenses 3.12-13)

Nunca teremos que perdoar alguém mais do que Deus já nos tem perdoado. Deus espera que estejamos sempre avaliando o quanto fomos perdoados por Ele para, então, também perdoarmos o nosso próximo.

“A maior tragédia não é o que fizeram conosco. A maior tragédia é aquilo que fizemos com Deus.” (Filipe Guimarães)

Devemos perdoar quem nos ofendeu…

2. Porque guardar RESSENTIMENTO aumenta o SOFRIMENTO.

“Alguns morrem na flor da idade, quando tudo está a favor deles – quando a vida é plena fartura e vigor. Outros morrem amargos e desolados, sem nunca provar o sabor da felicidade.” (Jó 21.23-25)

Um dos maiores problemas que podemos enfrentar é a falta de perdão. Muitos estão doentes porque tem agasalhado ressentimentos em sua alma. Amargura, ira, ressentimentos e falta de perdão só prejudicam a nós mesmos. Escolher perdoar é escolher o nosso próprio bem.

Devemos perdoar quem nos ofendeu…

3. Porque vamos PRECISAR de perdão no FUTURO.

“E, quando orarem, lembrem-se de que não se trata apenas de pedir. Se vocês têm algo contra alguém, perdoem. Só, então, o Pai celestial de vocês perdoará os seus pecados.” (Marcos 11.25)

Precisamos perdoar os outros porque, com certeza, precisaremos do perdão de Deus no futuro e não queremos fechar a porta da graça de Deus para nós. A Bíblia é bem clara: quem escolhe endurecer o coração e não perdoar não deve esperar receber o perdão de Deus. Claro que perdoar é bem difícil, mas existem alguns passos que devemos dar para avançar na direção de perdoar. São eles:

• PROCURAR quem nos feriu e REVELAR o problema e como nos sentimos.

• Decidir LIBERAR o OFENSOR de sua culpa e de qualquer VINGANÇA.

A bíblia diz: “Não revidem. Descubram a beleza que há em todos. Se você a descobriu em você, faça o mesmo com todos. Não insistam na vingança; ela não pertence a vocês. ‘Eu vou julgar. Eu vou cuidar disso’, diz Deus.” (Romanos 12.17-19)

• Decidir TROCAR a ferida e a dor pela PAZ de Deus.

Conclusão:

Agora quero pensar com vocês sobre como podemos reparar os danos que causamos aos outros. Se já sabemos que precisamos pedir perdão às pessoas a quem ofendemos, que orientações práticas devemos seguir para que isso possa acontecer?

1ª Orientação – Peça perdão na HORA certa.

“Sim, há um momento certo e um jeito certo para cada circunstância, mas infelizmente, nem sempre entendemos isso.” (Eclesiastes 8.6)

2ª Orientação – Peça perdão com a ATITUDE certa.

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4.5)

3ª Orientação – Peça perdão sem nutrir EXPECTATIVAS especiais.

4ª Orientação – Peça perdão da MANEIRA apropriada.

“Existem palavras que machucam muito, mas as palavras do sábio trazem cura.” (Provérbios 12.18)

5ª Orientação – Faça RESTITUIÇÕES quando for necessário e possível.

6ª Orientação – Decida fazer a VONTADE de Deus nos seus relacionamentos.

“Mas fique tranquilo: se você abrir o coração, pedir ajuda a Deus e pra ele estender as mãos, se limpar das mãos o pecado e recusar-se a acolher o mal em casa, você poderá encarar o mundo sem sentir vergonha e andar seguro sem medo nem culpa. Você se esquecerá das suas angústias: elas não passarão de vagas lembranças.” (Jó 11.13-16)

Deus está esperando uma decisão corajosa de sua parte para que você receba a cura através do perdão e para que seus relacionamentos possam ser completamente restaurados para honra e glória do Seu nome!

Rolar para o topo