Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Decisões para Mudar sua Vida

DECISÕES PARA MUDAR SUA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.1-10)
O que seria suficiente para mudar sua vida?
• Um milagre?
• Acertar na loteria?
• Ser promovido para uma função superior?
• Ter um bom salário?
• Ter a saúde perfeita?
Na verdade conhecemos pessoas que tem tudo isso e muito mais e mesmo assim não se sentem plenamente satisfeitas. Tudo o que elas alcançaram não foi capaz de produzir algo que pudesse dar sentido às suas vidas. No texto apresentado, que narra o episódio de Zaqueu com Cristo, vemos que, para mudar a realidade da sua vida, Zaqueu precisou tomar algumas decisões que foram determinantes para que essa mudança se tornasse real.
São essas as decisões que quero considerar na mensagem de hoje e espero que, ao fazer uma avaliação de sua própria vida, você possa, também, à luz do que foi vivido por Zaqueu, tomar as decisões que o levarão a experimentar uma mudança radical em sua vida.
Para mudar a vida…
1. Tenha o DESEJO de ver Jesus.
“Ele queria ver quem era Jesus…” (v.3)
De forma clara e objetiva o texto nos afirma que Zaqueu desejava ver Jesus. Ao ouvir dos grandes milagres e feitos de Cristo e sabendo que Ele iria passar por Jericó, um grande desejo de vê-lo foi gerado em seu coração e isto se tornou o seu grande alvo: “Eu preciso ver a Cristo”.
Não há encontro com Cristo sem um desejo puro e sincero que brote no coração daquele que precisa do milagre. Portanto, se você entende e percebe que o rumo da sua história o tem levado a caminhos de dores, sofrimentos e angústias, anseie e deseje ver Aquele que tem todo o poder para mudar por completo a história da sua vida. A primeira decisão que Zaqueu tomou para mudar de vida foi ver a Jesus! Foi ir ao encontro de Jesus! Ele demonstrou pressa para encontrar-se com Cristo.
Para mudar a vida…
2. LUTE para vencer os obstáculos.
“Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.” (v.3,4)
A decisão de se encontrar com Jesus nunca será fácil. Após ter desejado ver a Jesus, Zaqueu se empenhou para, efetivamente, contemplá-lo quando passasse em sua cidade. Ao procurar um lugar para ver o Mestre, ele se deparou com uma grande multidão que também estava ali para vê-lo passar. O grande aglomerado de pessoas se tornou um grande obstáculo para Zaqueu, pois ele era de pequena estatura.
A multidão sempre foi um obstáculo para as pessoas verem a Jesus. Por isso, não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro e nem que ela o impeça de ter um encontro com Cristo. Multidão em nosso caso pode ser tudo aquilo que se torna um impedimento para um encontro genuíno com Cristo. Quantas vezes você se sente constrangida de ir ao Salvador por causa de parentes, amigos, opinião das pessoas. Isso pode representar a “multidão” na sua vida.
Zaqueu não se intimidou com nada. Seu desejo de ver a Jesus foi maior do que o obstáculo que tinha que enfrentar. O que vemos no texto é um homem se empenhando para alcançar o seu objetivo. Por isso, não se engane, os que se empenham para ver a Cristo enfrentam obstáculos.
Quais são os obstáculos que tem impedido você de se encontrar com Jesus?
Esses obstáculos podem ser um vício que precisa ser abandonado, um trauma que você viveu na sua infância, um problema financeiro que se instalou na sua vida, uma tradição religiosa que você segue da sua família, um relacionamento extraconjugal que você mantém escondido há muito tempo. No entanto, não importa o obstáculo que se apresente em sua vida tentando impedi-lo de ver Aquele que tem a resposta que o seu coração anseia. Assim como fez Zaqueu, faça você também. Lute contra os obstáculos e vença-os, porque ao final seus olhos verão a Cristo e os anseios do seu coração serão satisfeitos.
Para mudar a vida…
3. ACEITE o convite de Jesus.
“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.” (vs. 5,6)
O texto nos afirma que ao passar, Jesus o viu na árvore e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.” Ao ouvir o convite de Jesus, imediatamente ele desceu e o resultado foi uma mudança radical em sua vida. Nesse exato momento, Jesus o está vendo onde você está e lhe convida a descer para desfrutar da vida que Ele oferece. Diante desse grande desafio, você precisa aceitar o convite de Jesus. Ao aceitá-lo, você está gerando a condição necessária para Cristo operar um grande milagre que irá transformá-lo por completo.
Para mudar a vida…
4. ABANDONE o erro.
“Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (vs.7,8)
Zaqueu desviou muita coisa de gente inocente. Pisou nos menos favorecidos. Ganhou muita propina por cambalachos que fazia para os ricos. Adulterou muitas notas fiscais. Aceitou muitas notas frias, tudo isso para aumentar a sua própria riqueza. Um dia, porém, sua consciência transbordou e ele não aguentou mais. Ao encontrar-se com Jesus, ele se dispôs a corrigir as faltas do seu passado.
Uma pessoa que se encontra com Cristo muda radicalmente sua maneira de viver. Zaqueu quer agora reparar os erros que ele havia cometido.
Ele quer restituir as pessoas a quem tinha lesado. Ele quer limpar o seu nome. Ele quer vida certa. O caráter de Zaqueu é curado por Cristo. Ele abandona a mentira, a esperteza comercial, as vantagens fáceis do enriquecimento ilícito. Ele agora quer andar na luz. Uma verdadeira mudança de vida faz um maldizente abandonar os palavrões; um mentiroso, a mentira; um adúltero, o adultério; um homossexual abandonar suas práticas; um viciado abandonar as drogas; um ladrão deixar o roubo e devolver o que não é seu; um feiticeiro largar a feitiçaria. Não há verdadeira mudança de vida se não houver abandono do pecado. Zaqueu decidiu não encobrir mais o seu erro e sim confessá-lo a Jesus. A Bíblia diz:
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13)
Para mudar a vida…
5. EXPERIMENTE a salvação que Jesus oferece.
“Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (v.9,10)
Ao receber a Cristo em sua vida, Zaqueu experimentou o milagre da Salvação. A partir daquele momento, ele passou o controle total da sua vida aos cuidados do Mestre. Ele passou a fazer parte do Reino de Deus. Zaqueu se tornou um representante de Cristo na terra usufruindo da certeza plena da vida eterna. Esse é o passo final que você precisa dar para ver o milagre completo sendo realizado em sua vida.
Ao passar o controle total da sua vida para Cristo uma nova história será instaurada em você através da Salvação outorgada por Ele. Esse é o segredo da vitória! Esse é o querer de Deus para todos os homens.
Conclusão:
Nesta noite você está tendo a oportunidade de aplicar estas verdades em sua vida. Faça como Zaqueu, dê passos de fé na direção Daquele que pode libertá-lo, salvá-lo. Aceite a Jesus como único Senhor e salvador pleno da sua vida.

 

Rolar para o topo