Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Desista da Ansiedade (08/01/2015 – quinta)

SÉRIE: DESISTA PARA SER FELIZ – 02/12
DESISTA DA ANSIEDADE
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Quantos de nós admitimos que somos ansiosos? Verdade seja dita 95% da humanidade sofre de ansiedade. Ansiedade é definida pelo dicionário como incerteza aflitiva. E o sábio Salomão diz: “A ansiedade do coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.” Provérbios 12:25
Hoje Deus está nos convidando a ouvir uma boa palavra que vem Dele para sairmos do nosso estado de ansiedade, que nos traz abatimento e voltarmos para vida com uma postura alegre que vem de sua boa e verdadeira Palavra.
Leiamos a Bíblia: Mateus 6:25-34
Por que desistir da ansiedade?
a) A ansiedade nos faz IGNORAR o VALOR que temos para Deus.
Nesse texto Jesus está dizendo que não devemos ficar ansioso, no original do texto significa: preocupação indevida. Isso significa que ansiedade é olhar para as adversidades, problemas da vida e interpretá-la sem as perspectivas de Deus. É como estivéssemos na floresta e ouvíssemos um barulho e já imaginávamos um leão e mesmo que outros já tenham visto que é um gatinho, acreditamos que é um leão e somos mortos, somos paralisados, pela crença que era um leão.
Assim somos nós o problema vem ou imaginamos que ela venha e porque a ansiedade muitas das vezes é o medo das possiblidades e não da realidade. Jesus nos convida a não ficarmos ansiosos, nos convidando a interpretar as adversidades da vida de acordo com o que Deus é e diz o que somos para Ele.
Jesus nos dá uma ordem para não ficarmos preocupados, ansiosos, porque ficar é ficar paralisado no que você pensa que você é o que vai acontecer e Ele nos convida a enxergar como Deus nos vê. Jesus continua esse texto nos convidando a olharmos para as aves e os lírios do campo. Jesus faz uma comparação que as aves não trabalham, mas não as faltava alimento e os lírios do campo, que hoje está viva e belíssima, mas amanhã não existe mais, mas nem por isso deixou Deus de caprichar na sua aparência e aplica se Ele faz isso com eles, imagina com vocês.
Jesus gostava muito de perguntar mais do que responder, porque as perguntas Dele, nos responde quem realmente Deus é e o que Ele pensa de nós. Deus nos diz em sua palavra, não fiquem ansiosos, porque eu amo vocês, porque eu cuido de vocês, porque vocês têm valor para mim.
Quando ignoramos o valor que Deus nos confere, confiamos menos nele e mais em nós. No fundo estamos dizendo a Deus eu não acredito que você pode cuidar de mim, eu tenho que me virar. Os ansiosos aparentemente são muito bem intencionados tende-se fazer a parte dos outros e até de Deus. Desista da ansiedade para ser feliz, a ansiedade nos rouba a imagem de quem somos, porque somos o que Deus diz e não o que o mundo, o problema e o outro diz quem somos.
Por que desistir da ansiedade?
b) A ansiedade nos faz CONTROLAR o incontrolável.
O texto alerta que ansiedade não mudará a realidade, ficar ansioso não fará você se prover, não fará crescer em nada. A ansiedade nos paralisa diante da vida. A ansiedade nos faz ficar sempre esperando o pior, estamos sempre preocupados. Vivemos com a síndrome do “se”. Sofremos mais da imaginação do que pode acontecer do que a realidade do problema. Jesus nos lembra, viva o hoje, viva o problema de hoje, viva o mal de hoje.
Ansiedade é a contaminação do meu hoje do que aconteceu ontem e o medo do que acontecerá do futuro. É como que acordássemos a cada dia com sacos de cimento e vamos levando a cada dia mais um, impossível, então paralisamos diante da vida, adoecemos, porque não vivemos o hoje, a dor de hoje, vamos acumulando. Jesus diz: basta a cada dia seu mal. É possível viver dores e não leva-la para amanhã.
Neil Barreto em uma de suas mensagens diz: Fé é a certeza, no presente, de que o futuro já está pronto e que, por causa disso, já celebra como se passado fosse.
Viver pensando será como vai ser o ano? Será que vou pegar a próxima doença? Será que vou casar? Será que vai dá certo? Não temos controle, mas a ansiedade nos faz acreditar que sim e assim nos rouba o hoje de nós. Você tá ansioso por alguma coisa que quer que aconteça amanhã e por isso perde as promessas de Deus para hoje.
Deus tem controle sobre o tempo e sobre todas as circunstâncias, nós não. Queremos que tudo saia como imaginamos que tinha que ser. Não vamos nos atormentar por algo que foge a nosso controle, porque não temos controle. Desista da ansiedade de controlar o que você não pode, para de pensar nas mais variáveis catástrofes, que nunca acontecerá, que diminui suas forças para resolver o que é realmente um problema. Como eu vou ser feliz se eu não tenho o meu hoje. Se meu hoje foi retirado do meu calendário?
Por que desistir da ansiedade?
c) A ansiedade nos faz IMITAR o COMPORTAMENTO dos ímpios.
Sabe como imitamos a vida dos ímpios desejando e vivendo para conseguir suprir nossas próprias necessidades, é o alvo da vida, viver para si mesmo, é achar que a vida é investimento nas coisas materiais perecíveis e esquecer do Deus provedor ou melhor dizendo que há um Deus cuidando de nós. O versículo anterior ao que lemos diz não podemos servir a dois senhores. E sabe quem são os dois Senhores. Um é Deus e outro é Mamom, representando o materialismo. Nossas ansiedades sempre são por falta ou desejo ou medo de não ter coisas.
O nosso problema é que ficamos preocupados se faltará o amanhã e começamos acumular e temos a necessidade de ter e não de ter para ser suprir, mas para acumular, porque no fundo não cremos que Deus nos dará o pão de cada dia e mais queremos mais do que pão, queremos nossas superficialidades.
Deus com o povo de Israel, trazia o maná diariamente e a ordem era não pegueis mais do que é necessário para hoje para sua necessidade e de sua família e quem se atrevia a desobedecer, não tinha alimento, tinha podridão. Deus nos diz que viver em ansiedade é não crer que Deus é supridor de nossas necessidades, é acumular a podridão do pecado. Ansiedade é pecado. Porque não é uma sugestão de Jesus, é uma ordem Não andeis ansiosos.
Trabalhar, estudar, planejar o futuro, sonhar é legitimo. Ilegítimo é confiar no trabalho para ser feliz, ilegítimo é agarrar-se nas coisas. Ninguém fica ansioso pelas coisas eternas e sim pelos materiais, sim pela palavra que o mundo nos diz e não pela palavra de Deus. Cuidado com suas ausências, cuidado para que elas não o domine e os faça esquecer que Deus é seu supridor. Ele cuida das aves e dos lírios, não cuidará de nós? Não escolha o Mamom, um Deus ilusório, que nos faz sugar, correr atrás do vento e só nos deixa ansioso, que nos adoece em todos os aspectos.
Somos diariamente bombardeados com falas internas e externas que não sobreviveremos, a inflação vai voltar, o desemprego vai chegar, a saúde vai faltar, mas precisamos como Davi enfrentar o Golias não com as más notícias, não com a realidade cruel, mas em nome do Deus vivo e não só derrubar o gigante, mas matá-lo. A ansiedade é chamar Deus de mentiroso, é dizer será diante da Palavra do Deus todo poderoso que louvamos e cremos diariamente.
Sendo assim, vamos dar alguns passos para desistirmos da ansiedade.
Para desistir da ansiedade…
1. Reconheça sua ANSIEDADE
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Salmo 94.19)
O salmista confessou que era ansioso, que se multiplicava a ansiedade dentro dele, mas que confessar é receber do Senhor suas consolações que trará alegria. Para ser feliz não podemos justificar, porque estamos ansiosos, precisamos confessar que estamos decidindo não ouvir os conselhos de Deus e ficar com nossa própria interpretação da vida.
Para ser feliz não podemos aceitar porque ser ansiosos é algo que todos sofrem que eu devo continuar, porque Deus já tem novas possiblidade. Hoje é a noite que você pode começar a disser isso para Deus, Pai perdoa-me e me ajude a cada dia a crer que o Senhor me trará sua consolação
No livro Academia da Alma tem a seguinte oração: quando tu quiseste me conduzir, tomei controle da minha vida… Quando tu quiseste me governar, dirigi a mim mesmo… Quando tu quiseste cuidar de mim, bastei a mim mesmo… Quando eu devia depender de tuas provisões, eu me abasteço de mim mesmo… Quando eu devia me submeter a tua providencia, segui o meu desejo. Senhor, hoje meu maior desejo é levar meu coração de volta a ti.
Para desistir da ansiedade…
2. CONFIE em Deus
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apõe em seu próprio entendimento, reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará suas veredas.” (Provérbios 3.5-6)
É simples ou você confia em Deus ou em você? Conta-se uma ilustração que um alpinista caiu em um precipício e agarrado em um galho de arvore clamava a Deus para que o salvasse e uma voz falava: Pula, que serás salvo, mas ele preferiu confiar em si mesmo, nos seus pensamentos e conhecimentos, quando chegou pela manhã foi encontrado morto, meio metro do chão, porque não confiou em Deus, não creu que Ele sabe de tudo e controla tudo.
Para desistir da ansiedade…
3. DELEITE-SE em Deus
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” (Salmo 37.4)
Nos tornamos ansiosos, porque deixamos de amar a Deus acima de tudo e de todos e porque Ele não nos é o nosso tudo, vamos atrás dos nossos desejos e vivemos na ansiedade. Desista de viver longe de Deus, desista de viver para os seus desejos e volte-se para o Deus que te ama, que te dá valor e que cuida de você e você receberá Dele os seus desejos sabe porque, porque a convivência com Ele te ajudará a pedir segundo Ele, na perspectiva Dele. Deleitar-se em Deus é parar de idolatrar a si mesmo, o fundamento da religião do eu mereço. Se amamos aos nosso Deus, podemos entregar a Ele os nossos desejos.
Para desistir da ansiedade…
4. ENTREGUE-SE a Deus
“Entregue o seu caminho ao senhor, confie Nele, e Ele agirá.” (Salmo 37.5)
Entregar não é para de caminhar, mas é caminhar junto com Ele, pedindo para ser nosso guia da vida e assim Ele nos redime do passado, Ele nos ilumina o presente e nos sinaliza o futuro. O que é para você ausência de Deus é Deus te ensinando a esperar; o que você vê como demora de Deus é Ele te treinando, o que você acha que é abandono é Deus fortalecendo sua fé. Faça tudo que é preciso fazer e entregue o resultado ao Deus que tem o controle de tudo. A Bíblia diz:
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecida diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7)
Quando a ansiedade nos assaltar, imediatamente entregamos a Deus e já saiamos com corações agradecidos e com a paz invadida, porque entregamos aos Deus todo poderoso e eterno.
Para desistir da ansiedade…
5. DESCANSE em Deus
“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” (Salmo 62.5)
O que a ansiedade tira de nós é o descanso. Não dormimos, ou quando dormimos, não descansamos, acordamos já preocupados, já cansados dos nossos fardos. Comece a descansar nas promessas de Deus. Há um hino que diz: Aflito? Porque aflito? Cansado? Porque cansado? Ninguém escuta teu grito? Ninguém te tem escutado? Descansa em Deus o cuidado, põe nele tua esperança e via dormir descansado, como dorme uma criança.
Para desistir da ansiedade…
6. ESPERE em Deus
“Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro. De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.” (Salmo 5.2-3)
Ficamos ansiosos porque esperamos que as coisas deem certo e não sabemos se vai dar, mas esperar em Deus é colocar todas as nossas aflições e adversidades, preocupações aos pés do Senhor e esperar pelas ações de Deus em nossas vidas. Não sabemos o que fazer, mas vamos esperar pelo Senhor, mas já vivendo como já havia recebido. Espere em Deus, mas viva pela fé que o senhor ouviu e já e respondeu.
Conclusão:
Eu digo: eu posso. Deus corrige: confie em mim.
Eu afirmo: eu mereço. Deus convida: deleite-se me mim.
Eu retenho porque é meu. Deus pede: entregue.
Eu me esforço. Deus diz: descansa em mim.
Eu pergunto de onde me virá o socorro? Deus responde: espere em mim.
Quem nessa noite quer desistir da ansiedade, tomando a atitudes diárias para isso: reconhecê-la, confiar em Deus, deleitar-se em Deus, descansar, entregar e esperar Nele? Venha aqui na frente! Não é uma solução imediata, mas é mudança de mente, saia daqui com o compromisso em crer no seu valor e que Deus cuidará de nós, tem o controle de todas as coisas e está pronto para nos suprir.

 

Rolar para o topo