Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Desista de Abrir Mão da sua Promessa (11/01/2015 – noite)

SÉRIE: DESISTA PARA SER FELIZ – 03/12
DESISTA DE ABRIR MÃO DA SUA PROMESSA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Josué 14.6-15
Todos nós temos uma promessa de Deus para nossa vida. Qual é a sua promessa? O que Deus disse a você que iria realizar em sua vida e que você está querendo abrir mão?
Calebe tinha uma promessa de Deus para sua vida. Ele foi um dos doze espias que foram examinar a terra de Canaã. Juntamente com Josué, Calebe contrariou o relatório pessimista dos outros dez espias. Em razão da incredulidade de Israel, a promessa da conquista foi adiada por mais quarenta anos. Aquela geração incrédula morreu no deserto, mas Josué e Calebe permaneceram vivos, e lutaram bravamente durante sete anos, até que Canaã finalmente passou a fazer parte do povo de Israel. A bênção do Senhor alcançou a vida de Calebe, que apesar da idade avançada, manteve o mesmo vigor, sonhava da mesma maneira.
Ainda que as promessas de Deus possam se tardar, elas se cumprirão em nossa vida no tempo certo, se formos fiéis. Para Deus, a promessa é compromisso. Alguns prometem o que não podem cumprir. Mas com Deus não é assim. O que Ele promete, Ele cumpre. Deus deu Hebrom a Calebe como cumprimento de sua promessa. Deus também tem um Hebrom para você, e esse Hebrom vai representar o cumprimento da promessa de Deus para sua vida.
Sendo assim, o sonho de ver cumprida a promessa de Deus fortaleceu ainda mais o coração de Calebe. Ele não perdeu a direção, ele não errou o alvo, ele não abriu mão da promessa.
Para desistir de abrir mão da sua promessa…
1. CONFIE naquilo que Deus disse a você
Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, Calebe creu e não abriu mão delas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou. Veja as promessas que Deus fez a Calebe:
“O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração… Segundo a tua grande fidelidade, perdoa a iniqüidade deste povo, como a este povo tens perdoado desde que saíram do Egito até agora… O Senhor respondeu: Eu o perdoei, conforme você pediu… No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra, que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes… nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá… Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.” (Números 14.18-24)
Calebe guardou a promessa de Deus como quem guarda um tesouro precioso. Nada o impediu de continuar acreditando no que Deus o havia falado. A incredulidade do povo, a indiferença das pessoas, as batalhas contra os inimigos e a demora da posse da terra prometida não puderam deter o homem que guardou a promessa de Deus em seu coração.
O que você tem feito com as promessas que Deus lhe deu? Você tem jogado essas promessas no lixo? Você tem abandonado essas promessas? Ou você as tem alimentado dia após dia crendo que Deus as cumprirá no tempo certo? As promessas de Deus são sementes que nunca morrem.
Para desistir de abrir mão da sua promessa…
2. Não ouça pessoas PESSIMISTAS.
É possível que você esteja abrindo mão da promessa de Deus para sua vida porque tem dado ouvidos a pessoas erradas. Afaste-se de pessoas pessimistas. Calebe não deu ouvidos às vozes do pessimismo.
“… Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo.” (vs. 7b-8)
Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é o pessimismo. Muitos tentarão nos convencer com seu pessimismo que o caminho da fé não nos levará a nada. O pessimista prefere desistir da promessa do que lutar para conquistá-la. Calebe foi um dos poucos de sua geração que creu na promessa de Deus e esperou com perseverança o seu cumprimento. Por quê? Porque ele não deu ouvidos ao pessimismo do povo. Ele não se amoldou aos pessimistas. Ele não deixou seu coração azedar por causa daqueles que duvidavam do Senhor.
Talvez você tenha chegado aqui nesta noite com seus sonhos frustrados, porque deu ouvidos à incredulidade e o pessimismo daqueles que estavam à sua volta. Não dê ouvidos àqueles que duvidam de Deus. Tão somente creia na promessa e aguarde o melhor que Deus tem para fazer em sua vida! Cada palavra contrária deve ser um motivo a mais para continuar crendo no Deus Todo-Poderoso.
Para desistir de abrir mão da sua promessa…
3. Mantenha-se MOTIVADO apesar da aparente DEMORA
“Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que Ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de Idade… Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época…” (vs. 10,11)
Você seria capaz de esperar quarenta e cinco anos por uma bênção e ainda assim continuar com a mesma motivação? Calebe nos inspira! Ele reconhecia que a bênção do Senhor o mantivera vivo e com vigor! Calebe com oitenta e cinco anos sentia a mesma coisa por dentro e por fora. Calebe manteve-se resistente. Todos os dias ele se lembrava da promessa e isso o mantinha com a mesma motivação. Apesar da aparente demora na realização da promessa, sua motivação era a mesma.
Como está sua motivação diante do tempo de espera? Há quanto tempo você está esperando a realização da sua promessa? Independentemente do tempo da espera creia nessa promessa bíblica que vou dizer:
“Nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhe fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.” (Josué 23.14b)
Enquanto você vai aguardando o cumprimento da promessa, não fique parado. Continue motivado, continue trabalhando, continue orando, continue crendo que o melhor de Deus ainda está por vir na sua vida.
Para desistir de abrir mão da sua promessa…
4. Tenha DISPOSIÇÃO de LUTAR ATÉ O FIM por ela
“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época… Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como Ele prometeu.” (vs. 11-12)
Calebe não se deixou intimidar pelos desafios da vida. O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Calebe não aposentou sua espada enquanto não conquistou o que era a promessa de Deus para ele! Ele teve disposição de lutar até o fim pelo seu sonho! Calebe, com seus oitenta e cinco anos de idade, não permitiu que lutassem a luta final por ele. Ele subiu com seus companheiros e conquistou o monte que Deus havia lhe prometido.
Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega à bênção de “mão beijada”, mas na verdade temos que pelejar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude. Calebe estava disposto a lutar pelo seu sonho. E ele lutou até o fim! Como precisamos de “Calebes” que não desistam, mas que lutem até o fim pela realização dos seus sonhos! Não desista! Lute até o fim, e você verá cumprida a promessa do Senhor sobre a sua vida. Preste atenção nesta frase:

“A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.” (Normam Consins)

Conclusão:
Que sejamos “Calebes” para nosso tempo. Quando todos deixarem de crer, creiamos. Quando todos desanimarem, alimentemos nosso coração com as promessas. Quando todos se cansarem, renovemos nossas forças. E quando a vida ao redor se extinguir, prosseguiremos vivos para sempre, até o fim. O sonho não pode morrer! O sonho de Deus para essa igreja não pode morrer. Meu irmão, minha irmã, o sonho de Deus para sua vida não pode morrer.
Para desistir de abrir mão da sua promessa…
1. CONFIE naquilo que Deus disse a você;
2. Não ouça pessoas PESSIMISTAS;
3. Mantenha-se MOTIVADO apesar da aparente DEMORA;
4. Tenha DISPOSIÇÃO de LUTAR ATÉ O FIM por ela.

 

Rolar para o topo