Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Discípulos à Mesa com Ele

DISCÍPULOS À MESA COM ELE

mensagem pregada pela Pra. Tatiana e Pelo Pr. Acyr Júnior

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. […] Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.1-5;12-17)

A Bíblia nos mostra que, sempre que Jesus encontrou-se com alguém, algo extraordinário foi ensinado por Ele. Não foi diferente quando seus discípulos tiveram a oportunidade de estar à mesa com Ele. Jesus ensinou lições importantes e marcantes naquele momento tão especial. Então, a partir da experiência de Jesus com os seus doze discípulos naquela última refeição, o que os discípulos dos dias de hoje podem aprender quando estão assentados à mesa com Jesus?

Discípulos à mesa com Ele…

1. Aprendem sobre a verdadeira HUMILDADE.

“Assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” (João 13.4-5)

A verdadeira humildade de Jesus não procedeu da sua pobreza, mas da sua riqueza. Sendo rico, se fez pobre. Sendo rei, fez-se servo. Sendo Deus, fez-se homem. Sendo soberano do universo, cingiu-se com uma toalha e lavou os pés dos seus discípulos.

Foi no meio desses homens que se sentiam importantes que Jesus se lavanta e, mesmo sabendo que era o Filho de Deus, cingiu-se com uma toalha, deitou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com uma toalha. Jesus repreende o orgulho dos seus discípulos com a sua verdadeira humildade. Paulo, escrevendo aos crentes filipenses, disse o seguinte: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.5-8).

Discípulos à mesa com Ele…

2. Aprendem sobre a necessidade de SANTIFICAÇÃO.

“Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, vais lavar os meus pés? Respondeu Jesus: Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá. Disse Pedro: Não; nunca lavarás os meus pés. Jesus respondeu: Se eu não os lavar, você não terá parte comigo. Respondeu Simão Pedro: Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! Respondeu Jesus: Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos. Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.” (João 13.6-11)

Jesus responde a Pedro que sua ação só seria compreendida por ele mais tarde. Pedro precisava entender o que era ser lavado por Cristo. Jesus não estava falando de uma lavagem física, mas espiritual. Quem não for lavado, purificado, justificado e santificado por Cristo não tem parte com Ele. O que Pedro precisava agora era de purificação, de santificação. Jesus estava ensinado aos seus discípulos a importância e a necessidade de uma vida santa, separada do pecado. A bíblia diz: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1.8-9).

Discípulos à mesa com Ele…

3. Aprendem sobre o privilégio de SERVIREM AOS OUTROS.

“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.12-17)

Se Jesus, sendo o maior, fez o serviço do menor, os discípulos deveriam servir uns aos outros em vez de disputar entre si quem era o maior entre eles. Jesus aqui joga por terra a disputa por prestígio e desmonta todas as barracas da feira de vaidades. Jesus define que quem é feliz é aquele que serve, e serve aos mais fracos, da maneira mais humilde. Feliz é aquele que não apenas chama Jesus de Mestre e Senhor, mas também imita Jesus servindo ao próximo. Ser feliz no Reino de Deus é rebaixar-se para servir aos outros.

“A grandeza no Reino de Deus não é medida por quantas pessoas nos servem, mas a quantas pessoas nós servimos.” (Hernandes Dias Lopes)

Preste atenção nesse diálogo de Jesus com os seus discípulos registrado no evangelho de Lucas: “Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior. Jesus lhes disse: Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve. Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.” (Lucas 22.24-27).

Conclusão:

A vida cristã não se limita ao conhecimento da verdade, mas precisa desembocar na obediência. O discipulado eficaz não está apenas em saber, mas no praticar o que se sabe. E a fórmula para um discipulado pleno é esta: sujeitar-se a Deus (humildade), manter a vida pura (santificação) e servir aos outros.

Rolar para o topo