E Não Haverá Mais Dor (25/10/2015 – noite)

E NÃO HAVERÁ MAIS DOR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Então vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra já se foram, e o mar já não existe. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, enfeitada como uma noiva preparada para seu noivo. E ouvi uma forte voz, que vinha do trono e dizia: a morada de Deus está entre os homens, pois habitará com eles. Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram. O que estava assentado sobre o trono disse: eu faço novas todas as coisas! E acrescentou: escreve, pois estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21.1-5)
O texto que acabamos de ler fala de realidades novas: um novo céu, uma nova terra, uma nova cidade, um novo tempo. São palavras de um Deus que promete e cumpre. E nesse novo tempo, o próprio Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Nesse novo tempo, não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento. Nesse novo tempo não haverá mais dor. O céu será o lugar onde todas as coisas serão feitas novas, onde viveremos na presença de Deus para sempre, sem dor e sem nenhum sofrimento.
Enquanto estamos aqui neste mundo, as lutas, as enfermidades, os sofrimentos, as dores não deixarão de existir por causa do pecado da humanidade. Mas no céu não haverá mais nada disso! Um famoso pregador do século XX disse: “o céu é um lugar preparado para aqueles que foram preparados para ele. Não há dor na terra que o céu não possa curar”.
Entretanto, a pergunta principal desta noite é: quem está apto para tomar posse dessa promessa maravilhosa de Deus? Quem está habilitado para viver em um novo céu, uma nova terra, uma nova cidade, um novo tempo onde não haverá mais dor? Preste atenção nos versos seguintes:
“Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, darei de beber de graça da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará essas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Apocalipse 21.6-7)
Quem está apto para morar no céu?
1. Aquele que tem SEDE de Deus
“… A quem tiver sede, darei de beber de graça da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6b)
Somente aqueles que têm sede de Deus desejarão estar no lugar onde o próprio Deus estará. A morada de Deus estará entre os homens, porque Ele habitará com o seu povo, Ele estará com o seu povo. A Bíblia diz que felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. Só pode habitar no céu quem tiver sede de Deus. Ele mesmo dará de beber da fonte da água da vida. Preste atenção neste diálogo de Jesus com a mulher samaritana:
“Jesus lhe respondeu: se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: ‘dá-me um pouco de água’, tu lhe pedirias e ele te daria água viva. E a mulher lhe disse: Senhor, tu não tens com que tirar a água, e o poço é fundo; onde, pois, tens essa água viva? […] Jesus respondeu: quem beber desta água voltará a ter sede; mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4.10-14)
Infelizmente, estamos com sede de dinheiro, sede de sucesso, sede de vingança, sede de prosperidade, sede pelos prazeres deste mundo. Só não estamos sedentos de Deus. E quem não tem sede de Deus, não pode habitar no lugar onde Ele habita. A sede de Deus é saciada em Jesus. Ele é a água viva. Pela fé, você pode beber dessa água viva hoje e tornar-se apto para morar no lugar onde não haverá mais dor.
Quem está apto para morar no céu?
2. Aquele que VENCER o mundo
“Aquele que vencer herdará essas coisas;…” (Apocalipse 21.7a)
O que é o mundo? Numa linguagem espiritual, mundo é tudo aquilo que conspira contra a vontade de Deus para a humanidade. Mundo é tudo aquilo que opera para que você se afaste cada vez mais da presença de Deus. Mundo é a realidade do homem que tem prazer no pecado. Aquele que vence o mundo, vence o pecado. Somente aqueles que desejam, a todo custo, vencer o pecado, estarão aptos para morar no céu. Quem tem prazer no pecado, não pode ter prazer de morar no céu, porque lá não entrará coisa alguma impura:
“Nela não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21.27)
Como você pode vencer o pecado? Entregando sua vida a Jesus, pois é através dele que somos justificados, somos declarados justos diante de Deus. Não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.
“Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus. […] Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou privação, ou perigo, ou espada? Como está escrito: por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois tenho certeza de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem autoridades celestiais, nem coisas do presente nem do futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.1;35-39)
Quem quiser morar no céu, precisa vencer o mundo. E só vence o mundo aquele que está em Cristo Jesus. É ele quem nos reconcilia com o Pai.
Quem está apto para morar no céu?
3. Aquele que se TORNAR filho de Deus
“… e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Apocalipse 21.7b)
Somente aqueles que desejam fazer de Deus o seu Pai poderão habitar no lugar onde Ele habita. O maior desejo do coração de Deus é restaurar a nossa identificação de filho. E isso só é possível através de Jesus. Falando sobre Jesus, o Verbo de Deus, João escreveu:
“No princípio era o Verbo, e Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. […] Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus. Os quais não nasceram de linhagem humana, nem do desejo da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.1;11-13)
A iniciativa de restaurar essa filiação é de Deus. Por isso, ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para que, através dele, pudéssemos nos tornar seus filhos. O apóstolo Paulo falou sobre isso:
“Vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4.4-5)
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos reconduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba Pai! O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se é certo que sofremos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8.14-17)
Somente um filho tem prazer de viver na casa do pai. A casa do pai é o lugar da provisão, da segurança, da direção e do cuidado. Deus o ama profundamente, Ele deseja fazer de você um filho e Ele anseia tê-lo para sempre ao seu lado. O apóstolo João disse o seguinte:
“Vede que grande amor o Pai nos tem concedido, o de sermos chamados filhos de Deus, o que realmente somos.” (1ª João 3.1)
Se você deseja morar no lugar onde não haverá mais dor, precisa tornar-se um filho de Deus. Porém, você só se torna filho de Deus quando entrega sua vida para Jesus.
Conclusão:
Somente aqueles que têm sede de Deus estão aptos para morar no céu. Somente aqueles que desejam vencer o mundo e os seus males estão habilitados para entrar na nova Jerusalém. Somente aqueles que se tornarem filho de Deus poderão morar no lugar onde não haverá mais dor. Mais nada disso pode acontecer sem Jesus. Ele mesmo disse isso aos seus discípulos: “eu sou o único caminho, a única verdade e a única vida. Ninguém poderá tomar posse do céu e encontrar-se com o Pai sem me receber como Senhor e Salvador da sua vida”. No céu, não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento. No céu as todas as lágrimas serão enxutas pelas mãos do meu Pai. No céu não haverá mais dor.
Quem está apto para morar no céu?
1. Aquele que saciou sua SEDE em Jesus
2. Aquele que VENCEU o mundo em Jesus
3. Aquele que se TORNOU filho de Deus através de Jesus

 

Rolar para o topo