Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

É Possível Cantar no Deserto

DESERTO – UM LUGAR PARA OUVIR DEUS | 02/08
É POSSÍVEL CANTAR NO DESERTO
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro! O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei! O Senhor é guerreiro, o seu nome é Senhor. Ele lançou ao mar os carros de guerra e o exército do faraó. Os seus melhores oficiais afogaram-se no mar Vermelho. […] Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? Estendes a tua mão direita e a terra os engole. Com o teu amor conduzes o povo que resgataste; com a tua força tu o levas à tua santa habitação. As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia. Os chefes de Edom ficam aterrorizados, os poderosos de Moabe são tomados de tremor, o povo de Canaã esmorece; terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste. Tu o farás entrar e o plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. O Senhor reinará eternamente. Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca.” (Êxodo 15.1-19)
O texto nos ensina que é possível cantar no deserto quando o foco da nossa vida não está nos problemas que nos cercam, mas em Deus. Deus é o receptor e o assunto do cântico de adoração entoado no deserto. Independente de qualquer circunstância, é possível cantar no deserto, simplesmente pelo fato de sermos filhos de Deus.
Você pode cantar no deserto…
1. Porque Deus é SUPERIOR a tudo e a todos
“O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei! O Senhor é guerreiro, o seu nome é Senhor. Ele lançou ao mar os carros de guerra e o exército do faraó. Os seus melhores oficiais afogaram-se no mar Vermelho.” (Êxodo 15.2-4)
Você pode cantar no deserto…
2. Porque Deus é INCOMPARÁVEL em glória, santidade e poder
“Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? Estendes a tua mão direita e a terra os engole.” (Êxodo 15.11,12)
Moisés fez a seguinte declaração:
“Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos.” (Deuteronômio 33.29)
Você pode cantar no deserto…
3. Porque Deus o CONDUZIRÁ a um lugar especial
“Com o teu amor conduzes o povo que resgataste; com a tua força tu o levas à tua santa habitação. As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia. Os chefes de Edom ficam aterrorizados, os poderosos de Moabe são tomados de tremor, o povo de Canaã esmorece; terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste. Tu o farás entrar e o plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.” (Êxodo 15.13-17)
É possível cantar no deserto de acordo com os últimos versos do cântico da vitória composto pelo apóstolo:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.38,39)
Você pode cantar no deserto…
4. Porque Deus é o REI ETERNO
“O Senhor reinará eternamente. Quando os cavalos, os carros de guerra e os cavaleiros do faraó entraram no mar, o Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca.” (Êxodo 15.18,19)
A última parte do cântico é uma declaração do reinado eterno do Senhor. O reinado eterno de Deus traz, pelo menos, três lições práticas para a nossa vida:
 PROTEÇÃO – Ele é o Rei que protege os seus súditos;
 PROVISÃO – Ele é o Rei que sustenta os seus súditos;
 DIREÇÃO – Ele é o Rei que dirige os seus súditos por intermédio de mandamentos.
Conclusão:
Israel cantou no deserto quando tudo parecia estar perdido. O povo de Deus cantou e sempre continuará cantando no deserto. Jesus e os discípulos cantaram um hino quando iam para o Calvário. Paulo e Silas cantaram quando estavam presos. Não é a circunstância que o faz cantar, mas a motivação do seu coração! Se Deus for o motivo do seu cântico, não importa se você estiver no deserto ou não, você sempre vai cantar. Lembre-se sempre que o motivo do nosso cântico é o Senhor e a vitória que temos nele. É possível cantar no deserto. A Bíblia diz:
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Coríntios 15.57)
“Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!” (Salmo 98.1)

 

Rolar para o topo