É Tudo Sobre o Coração
SÉRIE “UMA VIDA ABENÇOADA” | 01/07
É TUDO SOBRE O CORAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo.” (Efésios 1.3-4a)
Hoje, estamos dando início a esta série de mensagens e o primeiro tema que queremos trabalhar com vocês é o seguinte: “É TUDO SOBRE O CORAÇÃO”. Fique atento às palavras de orientação dadas por Jesus. Ele disse o seguinte:
“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Lucas 6.37-38)
O ato de dar começa na atitude do coração! Tudo tem a ver com a essência de como damos, como entregamos a Deus. Adoração é entrega, é livre oferta, é doação de amor. É uma resposta ao amor que Deus tem por nós, é um ato de relacionamento com Ele. A Bíblia diz: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.7).
“Toda entrega começa com o coração!”
Você precisa entender que existe uma conexão entre nosso coração e nosso bolso, por isso, em outras palavras, se Deus tem acesso ao meu dinheiro é porque Ele tem acesso ao meu coração. Deus quer que aprendamos a ser generosos. Este é o cerne dessa mensagem: É tudo sobre o coração. No verso que lemos se fala em julgamento, condenação, perdão e doação, ou seja, você receberá de volta aquilo que você entrega. Deus nos convida a desenvolver um coração generoso. E como isso é possível? Obedecendo e praticando as Escrituras! Por isso, quero compartilhar com vocês alguns princípios que nos ensinarão que a generosidade que Deus requer de nós tem tudo a ver com o coração.
1º Princípio – Liberte-se de uma VIDA EGOÍSTA.
“Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: ‘O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre’. Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.” (Deuteronômio 15.9)
O sábio, escritor do livro de Eclesiastes, fez a seguinte exortação: “Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.” (Eclesiastes 5.13).
2º Princípio – Cuide bem do seu CORAÇÃO ANSIOSO.
“Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.” (Deuteronômio 15.10)
Um coração ansioso prejudica todas as áreas da sua vida, inclusive suas finanças. A Bíblia é clara em afirmar que a ansiedade não produz nenhum um benefício sequer. A Palavra de Deus afirma: “A preocupação e ansiedade deprimem…” (Provérbios 12.25).
Sobre cuidar bem do seu coração ansioso, a Bíblia diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.6-8).
3º Princípio – Desenvolva um VIVER GENEROSO.
“Dê-lhe com generosidade dos animais do seu rebanho, do produto da sua eira e do seu lagar. Dê-lhe conforme a bênção que o Senhor, o seu Deus, lhe tem dado.” (Deuteronômio 15.14)
Deus quer que sejamos generosos! Nascemos egoístas, mas Deus quer nos transformar. E, no critério de Deus, essa generosidade sempre será proporcional ao que Ele já nos deu. Então, não tem como fugir desse princípio estabelecido por Deus. A Bíblia diz: “As mãos generosas são abençoadas porque repartem o que têm com quem precisa.” (Provérbios 22.9).
“O dinheiro é o teste mais rigoroso de sua fé!”
4º Princípio – Faça crescer o ESPÍRITO DE GRATIDÃO.
“Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.” (Deuteronômio 15.15)
Precisamos sempre nos lembrar de onde Deus nos tirou e que sem Jesus nós não éramos ou não tínhamos nada. Ande sempre na satisfação. Preste atenção no que diz o verso 18: “Não se sinta prejudicado ao libertar o seu escravo, pois o serviço que ele prestou a você nesses seis anos custou a metade do serviço de um trabalhador contratado. Além disso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em tudo o que você fizer.” (Deuteronômio 15.18).
Nada mais alegra o coração de Deus do que ver seus filhos fazendo crescer o espírito de gratidão. Fazendo assim, reconhecemos que Deus é origem de tudo o que temos e somos. Portanto, seja grato em todo o tempo! A Bíblia diz: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1ª Tessalonicenses 5.18).
“Um coração grato atrai o favor de Deus!”
Um coração grato faz parte do cotidiano de vida daqueles que sabem que não merecem muita coisa, mas que, pela misericórdia de Deus, são plenamente abençoados. Foi assim que o salmista se expressou quando compôs o seguinte verso: “Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos.” (Salmos 103.2).
5º Princípio – Entregue os PRIMEIROS FRUTOS ao Senhor.
“Separe para o Senhor, para o seu Deus, todo primeiro macho de todos os seus rebanhos. Não use a primeira cria das suas vacas para trabalhar, nem tosquie a primeira cria das suas ovelhas. Se o animal tiver defeito, ou for manco ou cego, ou tiver qualquer outro defeito grave, você não poderá sacrificá-lo ao Senhor, ao seu Deus.” (Deuteronômio 15.19-21)
O princípio da primícia, da excelência, é o de dar o melhor ao Senhor! Dê primeiro ao Senhor. Ninguém ganha de Deus! Deus merece o seu melhor e seu primeiro! Porque Caim deu UMA oferta e não as primícias do seu trabalho, Deus rejeitou a sua oferta. É tudo sobre o coração. A entrega das primícias é uma forma de se dar honra ao Senhor. Salomão deixou a seguinte orientação: “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.” (Provérbios 3.9,10).
“Sem Deus em primeiro lugar, há um desequilíbrio em nossas vidas. Perdemos o propósito da nossa existência.”
Conclusão:
Quando você aprende a lidar com o egoísmo e a ansiedade, desenvolve um coração generoso, agradecido e primiciador!
“Você não dá para ser abençoado pelo Senhor, você dá porque já é abençoado pelo Senhor!”
É tudo sobre o coração. Deus quer o seu coração. Se Deus tiver o seu coração, ele terá os seus recursos também. Então, tome posse das promessas de Deus para sua vida hoje: “Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. […] Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.” (Deuteronômio 28.3,6).
“Os abençoados são satisfeitos!”
• Liberte-se de uma VIDA EGOÍSTA.
• Cuide bem do seu CORAÇÃO ANSIOSO.
• Desenvolva um VIVER GENEROSO.
• Faça crescer o ESPÍRITO DE GRATIDÃO.
• Entregue os PRIMEIROS FRUTOS ao Senhor.