Educando Filhos para um Propósito

FAMÍLIAS EM TRANSIÇÃO | 05/08
EDUCANDO FILHOS PARA UM PROPÓSITO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.” (2ª Timóteo 1.3-5)

Como vocês, pais, estão preparando os seus filhos? O que vocês acham que eles ser tornarão a partir da sua influência? Timóteo foi um grande servo de Deus porque sua mãe fez um grande investimento em sua vida. Ela o preparou para ser um grande homem de Deus. Neste preparo, ela usou três estratégias. Quais foram essas estratégias?

Educamos filhos para um propósito quando…

1. ENSINAMOS a eles a PALAVRA DE DEUS.

Na lei judaica, os pais eram obrigados a ensinar a bíblia para os seus filhos em casa. A Bíblia diz: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” (Deuteronômio 6.6-9)

Os pais ensinavam os filhos nos sete primeiros anos de suas vidas, e, depois, eles iam aprender nas sinagogas. Timóteo aprendeu a Bíblia em casa, conforme testemunho de Paulo:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2ª Timóteo 3.14-15)

“Em casa é que se aprende a Palavra de Deus.”

Educamos filhos para um propósito quando…

2. ENSINAMOS a eles a FÉ GENUÍNA.

Ele aprendeu a viver essa fé, observando sua mãe viver. Paulo testemunha essa verdade: “Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2ª Timóteo 1.5)

“Uma fé autêntica é autenticada pelo exemplo.”

“A fé se aprende em casa.”

Educamos filhos para um propósito quando…

3. ENSINAMOS a eles o VALOR de SERVIR A DEUS.

Os pais devem preparar os seus filhos para servirem a Deus. Eles fazem isso mostrando aos seus filhos o valor de servir a Deus. No início da sua segunda viagem missionária, Paulo passou em Derbe e Listra e ali ele conheceu a Timóteo: “Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.” (Atos 16.1-2)

Certamente foi em casa que Timóteo foi incentivado a servir a Deus. Foi em casa que ele aprendeu sobre o valor de servir a Deus com integridade de vida.

“Aprender o valor de servir a Deus começa em casa.”

Conclusão:

Deus tem um propósito para vida dos nossos filhos e nós precisamos captar isso. Chega um momento, em que Deus nos mostra qual é o propósito e não podemos ficar parados diante de tão grande revelação! Quando Deus nos mostra quem nossos filhos serão, Ele espera de nós uma resposta, Ele espera uma reação, espera que correspondamos à revelação! Toda revelação envolve uma ação! Deus não te diz algo acerca do propósito dos seus filhos, para você colecionar revelações. Deus espera que você faça algo a respeito, Ele quer te ver dando passos em direção aos planos Dele para vida dos seus filhos.

Educamos filhos para um propósito quando…
1. ENSINAMOS a eles a PALAVRA DE DEUS.
2. ENSINAMOS a eles a FÉ GENUINA.
3. ENSINAMOS a eles o VALOR de SERVIR A DEUS.

Rolar para o topo