Ele Muda a Vida (11/10/2015 – noite)

ELE MUDA A VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas. Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, e gritou em alta voz: ‘Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!’, pois Jesus lhe tinha dito: Saia deste homem, espírito imundo!” (Marcos 5.1-8)
Ele muda a vida! É um sermão de Deus para o seu coração, sermão este que tratará as regiões da sua alma, do seu corpo e do seu espírito. A história bíblica que uso para fortalecer este sermão em sua mente é o texto do endemoniado gadareno. Ele fica localizado no evangelho de Marcos.
Embora este texto possa ser utilizado em outras vertentes, hoje quero usá-lo para demonstrar a você como Deus mudou a vida deste homem e como Ele pode mudar a sua vida também. A história deste homem é de muito sofrimento na alma e de dores no físico, pois, como diz o texto, era um homem que não tinha domínio sobre sua própria vida.
O texto diz que ninguém era suficientemente forte para prendê-lo, e que ele vivia noite e dia se machucando com as pedras por entre os sepulcros. Podemos imaginar que tipo de vida vivia este homem! Vida desgraçada pelo dor e pelos demônios que o atormentavam.
Até que um dia ele se encontrou com um homem chamado Jesus Cristo, que vinha atravessando o mar da galileia com os seus discípulos. Este homem, ao saltar do barco, logo se encontra com o gadareno, que se lança aos seus pés, como diz a palavra. Jesus, ao ver aquela situação, não se anula, mas se envolve no projeto de mudar a vida daquele homem. Sendo assim, gostaria de observar três coisas fundamentais que Jesus fez para mudar a vida daquele homem.
Para mudar a vida daquele homem…
1. Jesus curou sua ENFERMIDADE ESPIRITUAL.
“Pois Jesus lhe tinha dito: saia deste homem, espírito imundo!” (v. 8)
Qual era a necessidade mais urgente daquele homem? Ser livre? Então, Jesus o libertou da escravidão dos demônios! Há algo muito interessante aqui. Jesus atravessa o mar, enfrenta uma tempestade, e, depois disso, diz a Palavra de Deus que, ao descer do barco, veio ao seu encontro um homem, não sabemos o seu nome, mas conhecemos a sua história, e era um homem que vivia aprisionado por forças malignas.
A Bíblia fala que ele vivia nos sepulcros, e nem mesmos as cadeias, nem mesmo as correntes podiam prendê-lo, e ele andava sempre de dia e de noite gritando e se ferindo com pedras. Que história triste tinha este homem por causa dos espíritos malignos. Ele perdeu sua casa, sua família, sua identidade e tornou-se tornou um fugitivo. As pessoas tentavam prendê-lo, mas não conseguiam, por causa do seu estado de possessão demoníaca. Não sabemos quanto tempo ele estava nesse estado, mas as pessoas o evitavam, pois ele era imundo aos olhos da sociedade, porque vivia nos sepulcros, e era um homem abandonado por todos, até o dia que Jesus Cristo veio ao seu encontro.
Quantas pessoas hoje precisam de libertação; estão com suas vidas amarradas por causa de espíritos imundos; pessoas que estão sofrendo diversos tipos de males e muitas vezes não encontram respostas para os seus problemas. Mas eu quero dizer algo importante a você: Jesus Cristo pode curá-lo das enfermidades espirituais. Ele tem toda autoridade no céu e na terra! É o nome que está acima de todo nome, e tem todo o poder! E da mesma forma como Ele foi ao encontro daquele homem, Ele também veio ao seu encontro, para libertá-lo das suas enfermidades espirituais e lhe dar a vitória. Você pode estar se perguntando: O que eu devo fazer para me livrar destas enfermidades espirituais? Faça como aquele homem:

  • DOBRE-SE diante do Rei Jesus

“… Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele…” (v. 6)

  • RECONHEÇA seu poder

“… e gritou em alta voz: que queres comigo, Jesus, Filho do Deus…” (v. 7)
Reconheça que só Jesus pode mudar sua vida e curar suas enfermidades. Ele é quem tem todo o poder para mudar sua história de vida!

“O pior doente é aquele que não aceita sua própria doença, e, com isso, não a reconhece para buscar a cura!” (Pr. Alcione Emerich)

Por isso, creia! A enfermidade espiritual existe, mas, tem cura!
Para mudar a vida daquele homem…
2. Jesus PERDOOU seus PECADOS e trouxe de volta o seu JUÍZO.
“Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.” (v. 15)
O que quero abordar neste tópico com você é o seguinte: aquele homem conseguiu livrar-se dos demônios que o perturbavam. Porém, Jesus, não ficou só nisso, Ele foi além. Aquele homem era conhecido como alguém indomável e que quebrava tudo por onde passava, mal visto por todos e todos queriam distância dele.
Possivelmente, aquele homem era o ser mais detestado da cidade, um homem digno de pena! Aquele homem era considerado a escória da sociedade! Aquele homem não tinha nada! Porém, depois de ser liberto por Jesus, o texto bíblico diz que ele estava assentado, vestido, e em perfeito juízo.
Sabe o que aprendo aqui? Jesus muda a nossa vida, perdoando os nossos pecados e trazendo-nos de volta o juízo. Porque quando vivemos no pecado, estamos fora de nosso juízo, fazendo coisas que não são racionais. Exemplos: Muitas das vezes falamos mal das pessoas, brigamos por qualquer coisa, ofendemos as pessoas, passamos as pessoas para trás a fim de nos dar bem, traímos nossos cônjuges, maltratamos nossos filhos, prostituímos nossos corpos com sexo desenfreado, etc. Fazemos tantas coisas por falta de reconhecermos que vivemos no pecado. E tudo o que Deus mais deseja é perdoar nossos pecados e nos trazer de volta o juízo. Mas como ele fará isso? Estando no centro de sua vida! Ele só quer estar no centro de nossa vida!
Aquele homem possivelmente estava cheio de demônios e fora de si por causa de sua fome insaciável pelo pecado. E você, por que vive uma vida desajuizada? Entenda que Jesus quer mudar a sua vida e fazer de você alguém que surpreenda as pessoas quando o encontrarem, ou seja, uma pessoa em perfeito juízo e de atitudes dignas de se viver!
Para mudar a vida daquele homem…
3. Jesus SALVOU a sua vida da MORTE ETERNA.
“Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.” (v. 18-20)
A primeira coisa que observamos aqui é que esse homem, depois de ter tido o encontro com Jesus, mudou completamente sua vida. Ele passou de um homem que anunciava a morte, a tragédia e o caos, para um anunciador das boas novas. Ele passou de um homem sem direção para um homem com direção certa.
O verso cinco mostra a realidade de quem ele era antes do encontro com Jesus: “Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.” (v.5). O verso vinte mostra a realidade de quem ele passou a ser depois do encontro com Jesus: “Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele.” (v. 20). Ele passou de um homem perdido, para um homem salvo, ele passou de um homem excluído, para um homem admirado.
Sabe o que aprendo aqui? Que independente de qual seja a sua história de vida, Jesus está aqui para mudar a sua vida! Basta você entregar-se a Ele de todo seu coração e Ele mudará sua história.
Conclusão:
Jesus mudou a vida daquele homem dando a ele, cura, perdão e salvação. Um vida completamente transformada pelo poder de Jesus Cristo. Porém, de verdade, percebo que, para termos a vida transformada por Jesus, precisamos reconhecer que ele pode curar nossas enfermidades, perdoar os nossos pecados e nos fazer viver uma vida eterna com ele no céu.
Para finalizar, quero fazer algumas perguntas a você: Quem deseja ser curado por Jesus das suas enfermidades espirituais? Quem deseja ter os seus pecados perdoados por Jesus? Quem deseja ser salvo e viver uma vida eterna com Jesus?
Para mudar a vida daquele homem…
1. Jesus curou sua ENFERMIDADE ESPIRITUAL.
2. Jesus PERDOOU seus PECADOS e trouxe de volta o seu JUÍZO.
3. Jesus SALVOU a sua vida da MORTE ETERNA.

 

Rolar para o topo