Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vença o Desânimo (15/10/2015 – quinta)

SÉRIE: MAIS QUE VENCEDOR | 3/6
VENÇA O DESÂNIMO
mensagem pregada pelo Min. Marcelo Santos
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” (2ª Coríntios 4.8)
Nos dias de hoje o desânimo tem tomado conta de muitas pessoas e levado ao desespero e até mesmo à morte, tanto física quanto espiritual. O desânimo, geralmente, vem de algum fato ou de um grupo de acontecimentos que afetam diretamente a motivação das pessoas. Ele é tratado como uma doença, tais como o estresse, o medo e as síndromes. O desânimo atinge as pessoas quando realizam seu próprio julgamento considerando-se incapacitados de superar os seus problemas. Estas pessoas estão sempre focadas em seus transtornos e, por isso, não procuram compreender as suas causas.
COMPREENDENDO AS CAUSAS DO DESÂNIMO
O que causa o desânimo?
1. Falta de PERSPECTIVA de um FUTURO melhor
As pessoas desanimadas não têm mais esperança, pois muitas vezes esperam nos amigos, mas esses o abandonam; esperam no dinheiro, mas este se acaba; esperam na família, mas esta o negligencia; esperam em seus pastores e líderes, mas eles os decepcionam; esperam em si mesmas, mas a saúde lhes falta e acabam desanimando e desistem de esperar.
2. Falta de REALIZAÇÃO
Há um dito popular que diz “querer é poder”. Podemos dizer que este dito pode ser apenas o começo, pois as pessoas que estão desanimadas costumam não querer sair desta situação, pois seus lábios só falam de seus fracassos e derrotas, não lembram que estão vivas e que podem sair desta situação. Você está vivo! O que você planejou e ainda não conseguiu realizar? Reavalie! Coloque este projeto diante do Senhor. Busque saber se este projeto vai ser benção pra você e pra sua família. Analise e veja se Deus será glorificado na realização deste projeto. Você está vivo! Então para com esta autocomiseração e busque sair desta situação de desânimo que o abateu.
3. Más NOTÍCIAS
Outra coisa que tem deixado muita gente desanimada são as más notícias:

  • Crise Financeira;
  • Aumento dos Impostos;
  • Aumento da Gasolina;
  • Aumento do Gás;
  • Corrupção na Política;
  • Trabalhador perdendo sua vida com bala perdida.

As más notícias querem tirar a sua fé, e a fé não é limitada como a esperança humana, pois a fé espera em coisas que não se veem.
“Que é a fé? A fé é a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando e a prova de que existem coisas que não podemos ver adiante de nós.” (Hebreus 11.1 BV)
Muitas pessoas não acreditam mais em ninguém, nem em Deus, não acreditam nelas mesmas, não acreditam em mudanças, em milagres e desistem por causa das más notícias. Mas me deixa dar uma boa notícia pra você: O reconstrutor de almas está aqui nesta noite. Jesus é muito maior que todas essas coisas.
“Para isto foi manifesto o filho de Deus, para destruir as obras do diabo.” (1ª João 3.8)
4. Problema de RELACIONAMENTO interpessoal
Talvez este seja o maior causador do desânimo na vida das pessoas: problema de relacionamento. Acontece quando você confia demais em uma pessoa e ela acaba fazendo algo que você não gosta ou aprova. Por quê? Porque você e eu nos esquecemos que aquela pessoa é humana e, por ser humana, tem defeitos e falhas. Nós esperamos que as pessoas nos compreendam quando erramos com elas, mas, quando elas erram conosco, agimos totalmente diferentes. Ficamos chateados e consequentemente desanimados. Ou talvez você faça algo para ajudar uma pessoa que está passando por um momento difícil e depois que as coisas melhoram ela simplesmente o abandona, não lhe agradece e, pior ainda, sai falando mal de você para as outras pessoas. Quem aqui já não passou por esta triste experiência?
Até agora nós falamos apenas das causas do desânimo, mas antes de partirmos para a Bíblia e sabermos algumas atitudes que nos ajudarão a vencer o desânimo, vamos ver rapidamente o que é desânimo. Segundo o dicionário, desânimo é a falta de coragem, de ânimo. Então para vencer o desânimo precisamos buscar ter coragem e ânimo, certo? Mas, o que é ter ânimo? Ter ânimo é você conviver com os problemas sem se abalar emocionalmente com eles. Então, o que é preciso fazer para vencer o desânimo?
Para vencer o desânimo…
1. ABRA o seu CORAÇÃO para Deus
“Sempre levanto os olhos para o Senhor, porque somente ele pode me livrar das armadilhas desta vida. Ó Senhor, olha pra mim! Tenha misericórdia de mim porque eu estou sozinho e aflito. O peso que há no meu coração fica maior a cada dia; por favor, livre-me dele. Tire-me das situações difíceis em que me encontro. Olhe e veja as minhas dores e o meu sofrimento e perdoe todos os meus pecados.” (Salmo 25.15-18 BV)
“Busquei ao Senhor, e Ele veio ao meu encontro e me recebeu. Tirou todo o medo que havia no meu coração.” (Salmo 34.4 BV)
Quando o desânimo bater na sua porta, a primeira coisa que você deve fazer é buscar ao Senhor. Deus precisa ser a sua primeira opção e não a última. Infelizmente muitas pessoas estão sofrendo há muito tempo com desânimo porque estão tentando resolver com suas próprias forças e, depois de tanto trabalho, chegam à conclusão de que nada mudou, muito pelo contrário, as coisas ficaram ainda pior.
Davi fez muito isso em toda a sua vida. Meus irmãos, não tenham vergonha de dizer pra Deus o que realmente você está sentindo. O que desanimou você? Fala pra Deus! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso socorro bem presente em meio às aflições da vida. Veja o que o texto que lemos vai nos dizer:
“Olha pra mim, e tem piedade de mim porque estou solitário e aflito.” (Salmo 25.16)
Pare de ficar pensando no seguinte: Davi era rei, certo? Se ele era rei, tinha um reino; Se ele tinha um reino, havia gente, e muita gente debaixo da sua autoridade, certo? Então, como ele diz no texto que estava solitário? É isso que o desânimo faz com agente, podemos estar no maracanã lotado como uma final do brasileirão (Flamengo e Vasco), mas ao mesmo tempo você se sente sozinho. O rei Davi estava passando por isso. Mas Davi, como um rei, não podia demonstrar fraqueza. Porém, ele não quis saber em fingir e muito menos esconder seus medos e temores pra Deus. E você?
Para vencer o desânimo…
2. LEMBRE-SE das PROMESSAS de Deus para SUA VIDA
Algumas promessas de Deus pra sua vida:

  • Jesus prometeu estar conosco sempre (Mateus 28.20);
  • Jesus prometeu voltar para levar-nos para morar com ele (João 14.3);
  • Jesus prometeu preparar nossa morada nos Céus (João 14.2-3);
  • Jesus prometeu que os que cressem Nele fariam sinais (Marcos 16.16-17);
  • Jesus prometeu dar-nos o Espírito Santo para nos consolar, nos ensinar e nos guiar (João 14.26);
  • Deus prometeu livrar-nos de todo mal (Salmo 91.10-11);
  • Deus prometeu livrar-nos de todas as aflições (Sl 34.19).

Quando o desânimo chegar, lembre-se das promessas que Deus tem pra você. Jesus disse que teríamos aflições. Jesus nunca disse que a caminhada seria fácil, mas, nos prometeu sua presença. Você não está sozinho.
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” (Salmo 37.25 BV)
Para vencer o desânimo…
3. Mude seu FOCO
“E agora irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, nobre e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas excelentes. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus.” (Filipenses 4.8 BV)
“Sempre levanto os olhos para o Senhor, porque somente Ele pode me livrar das armadilhas desta vida.” (Salmo 25.15 BV)
Para vencer o desânimo você vai ter que aprender a mudar o foco da sua mente. Enquanto você estiver focado no problema, nos culpados, você só vai ficar mais desanimado. Mude seu foco. Coloque bons pensamentos. Pense em coisas boas, no que Deus já fez por você.
Para vencer o desânimo…
4. BUSQUE andar com pessoas POSITIVAS
“Não ando em companhia de gente fingida e mentirosa. Tenho ódio daqueles que se ajuntam para fazer o mal e não me assento com os perversos.” (Salmo 26.4-5 BV)
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados. A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos.” (Tiago 5.16 BV)
A pior coisa para uma pessoa desanimada é estar no meio de gente pessimista, desanimada, murmuradora. Você nunca vai conseguir vencer o desânimo enquanto não sair de perto de pessoas negativas e começar a andar com pessoas positivas. Com pessoas maduras espiritualmente. Com quem você tem andado?
Davi levava isso muito a sério. Davi escolhia em qual grupo de pessoas pertenceria porque ele sabia que gente negativa só iria ser má influência pra ele. Você nesta noite vai precisar tomar uma decisão. E qual? Decidir em qual grupo de pessoas você vai pertencer: das pessoas positivas ou das negativas?
Para vencer o desânimo…
5. ENVOLVA-SE no serviço do REINO
“Como são felizes as pessoas que frequentemente estão na sua casa, louvando o seu nome sem cessar.” (Salmo 84.4 BV)
Por fim, para você vencer o desânimo ENVOLVA-SE NO SERVIÇO DO REINO! Talvez meu irmão o motivo deste seu desânimo seja justamente isso: falta de envolvimento no serviço do reino. Você pensa que só vir às celebrações da igreja e ouvir as mensagens vai resolver seu problema de desânimo. Sinto muito, mas não vai. Mesmo agora enquanto você está desanimado acredite: DEUS QUER USAR VOCÊ!
Existiu um personagem na Bíblia chamado Jó, que teve que aprender essa difícil verdade. Mesmo perdendo tudo (propriedades, filhos, gados, empregados, saúde), e ainda tendo que aguentar seus amigos dizendo um monte de coisas no seu ouvido, Jó se envolveu no serviço do reino e orou pelos seus amigos. E o que aconteceu? Vejamos o texto:
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou próspero novamente. Na verdade, Deus deu a Jó duas vezes mais do que ele tinha antes.” (Jó 42.10 BV)
O milagre aconteceu em sua vida. A bênção chegou na sua casa e Deus restitui duas vezes mais tudo o que ele havia perdido. Talvez só falte isso para Deus mudar de vez a sua vida e tirá-lo desse desânimo que está aos poucos destruindo a sua vida. Enquanto espera, transmita esperança! Enquanto sua benção não chega, seja benção na vida de outras pessoas! Enquanto o desânimo não passa, transmita ânimo para as pessoas.
Conclusão:
“Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor.” (Salmo 27.14)
Tenha coragem de se olhar todos os dias no espelho e para ver-se como uma pessoa amada por Deus. Ele tem o melhor para você e deseja desenvolver o que há de melhor em sua personalidade. Olhe-se no espelho todos os dias e diga: ESTOU VENCENDO O DESÂNIMO, PORQUE TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.
Para vencer o desânimo…
1. ABRA o seu CORAÇÃO para Deus
2. LEMBRE-SE das PROMESSAS de Deus para SUA VIDA
3. Mude seu FOCO
4. BUSQUE andar com pessoas POSITIVAS
5. ENVOLVA-SE no serviço do REINO

 
 

Rolar para o topo