Eliseu Orou e a Proteção Chegou
SÉRIE “EU OREI E DEUS OUVIU” | 06/07
ELISEU OROU E A PROTEÇÃO CHEGOU
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: Montarei o meu acampamento em tal lugar. Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá. Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções. Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? Respondeu um dos conselheiros: Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto. Ordenou o rei: Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo. Quando lhe informaram que o profeta estava em Dotã, ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade. O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: Ah, meu senhor! O que faremos? O profeta respondeu: Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles. E Eliseu orou: Senhor, abre os olhos dele para que veja. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: Fere estes homens de cegueira. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.” (2º Reis 6.8-18)
A história de Eliseu, que era um intercessor, nos ensina que podemos confiar na intervenção de Deus mesmo quando estamos cercados, mesmo quando não existe mais saída. A experiência de Eliseu nos ensina que um intercessor de verdade acredita que quando Deus intervém sempre há uma saída. Eliseu orou e a proteção de Deus chegou. Você é um intercessor que confia na proteção de Deus? Se você tem convicção de que vale a pena orar a Deus e receber sua proteção no meio das lutas pelas quais você está vivendo, eu quero convidá-lo a aprender algumas lições com a experiência de Eliseu.
O intercessor que confia na proteção de Deus…
1. Não fica APAVORADO diante de uma realidade ADVERSA.
“O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: Ah, meu senhor! O que faremos? O profeta respondeu: Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.” (2º Reis 6.15,16)
O assistente de Eliseu, quando viu que estava completamente cercado pelo exército inimigo, ficou apavorado. Ele se desesperou. Para ele, não havia alternativa, nem solução e nem saída. O servo de Eliseu ficou aterrorizado, amedrontado, assustado e intimidado. Mas Eliseu não ficou apavorado diante da notícia de que ele e seu assistente estavam cercados pelo inimigo. Eliseu era um intercessor que confiava na proteção de Deus. Eliseu desafiou seu assistente a não ficar com medo porque havia um exército muito maior a favor deles. Diante de uma realidade adversa, não fique apavorado, mas tome posse das promessas de Deus para sua vida:
“Mas agora esta é a Mensagem do Eterno, do Deus que fez você, Jacó, daquele que o formou no início, Israel: Não tenham medo, eu os redimi. Eu os chamei pelo nome. Vocês são meus. Quando estiverem atolados até o pescoço em problemas, estarei lá com vocês. Quando estiverem atravessando águas profundas, vocês não se afogarão. Quando estiverem entre a cruz e a espada, não será um beco sem saída — Porque eu sou o Eterno, o seu Deus pessoal, o Santo de Israel, seu Salvador.” (Isaías 43.1-3 AM)
“Deus é o nosso abrigo seguro e esconderijo, sempre pronto a nos socorrer. Por isso, ficamos destemidos diante do desfiladeiro da morte e corajosos diante do mar tempestuoso e do terremoto; Diante do ímpeto e do bramido dos oceanos e dos tremores que abalam montanhas. O Deus que lutou com Jacó luta por nós, o Senhor dos Exércitos de Anjos nos protege.” (Salmos 46.1-3 AM)
“… Deus está pronto para nos ajudar; Não tenho medo de nada. Quem ou o que pode me atingir?” (Hebreus 13.6 AM)
“Proteção precede ameaça. Se Deus permitiu, Ele já ela lá para protegê-lo.”
O intercessor que confia na proteção de Deus…
2. Está sempre SENSÍVEL às realidades ESPIRITUAIS.
“E Eliseu orou: Senhor, abre os olhos dele para que veja. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.” (2º Reis 6.17)
Eliseu já tinha seus olhos espirituais abertos e, por isso, ele foi capaz de ver o que o seu servo não conseguiu enxergar. Então, ele ora, pedindo a Deus que abrisse os olhos do seu servo para ver que o exército do Senhor já tinha cercado o exército inimigo. Quem investe tempo com Deus, está sempre sensível às coisas espirituais e é capaz de enxergar o socorro e a proteção de Senhor mesmo quando o problema é grande demais. Aqueles cujos olhos espirituais estão sempre abertos podem descansar no cuidado de Deus.
“Se você só consegue enxergar o exército inimigo, então precisa repensar sobre com quem você tem investido seu tempo.”
O intercessor que confia na proteção de Deus…
3. Tem CONVICÇÃO de que suas ORAÇÕES são RESPONDIDAS.
“Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: Fere estes homens de cegueira. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.” (2º Reis 6.18)
Eliseu faz uma oração com a convicção de que ela seria respondida. Ele fez uma oração para que o impossível acontecesse. E qual foi o resultado da oração de Eliseu: Deus respondeu. Deus feriu o exército inimigo e todos ficaram cegos. Eles foram desarmados e levados como prisioneiros ao palácio do rei de Israel. A Bíblia diz que nunca mais houve ataque dos sírios contra Israel. Quando Deus responde uma oração e elimina um problema, Ele o faz de forma total, eficiente e tremenda. Deus tem resposta para suas orações. Você tem convicção disso? A Bíblia diz:
“Vocês sabem muito bem que Deus pode fazer qualquer coisa, muito mais do que poderiam imaginar ou pedir nos seus sonhos! Quando Deus age, ele nunca o faz de modo forçado, pois o seu agir em nós, por seu Espírito, acontece sempre de modo profundo e gentil dentro de nós.” (Efésios 3.20 AM)
Conclusão:
Eliseu orou e a proteção chegou. Na verdade, a proteção já havia chegado. Já estava pronta. Eliseu apenas tomou posse daquilo que o céu já havia liberado sobre a sua vida. Eliseu era um homem que orava e confiava na proteção de Deus.
“A proteção de Deus nem sempre virá da maneira como nós queremos, mas ela sempre virá.”
Davi disse o seguinte: “Mesmo que a estrada atravesse o vale da Morte, Não vou sentir medo de nada, porque caminhas do meu lado. Teu cajado fiel me transmite segurança.” (Salmos 23.4 AM).
O intercessor que confia na proteção de Deus…
1. Não fica APAVORADO diante de uma realidade ADVERSA.
2. Está sempre SENSÍVEL às coisas ESPIRITUAIS.
3. Tem CONVICÇÃO de que suas ORAÇÕES são RESPONDIDAS.