Em Breve Seremos Mais

EM BREVE SEREMOS MAIS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção… Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o maldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.” (Genesis 12.3-4)
Eu gostaria que pudéssemos declarar de forma profética que em breve seremos mais. Porém, o que exatamente quero dizer com essa declaração? Dentro desta questão nasceu esta mensagem.
Estamos vivendo um tempo de conquista, de avanço, de progresso do Reino de Deus no lugar em que Ele nos plantou. Creio que seremos mais em vários aspectos e é sobre isso que vamos compartilhar nesta manhã.
O texto acima nos mostra uma palavra dada a Abraão, que chegou até Moisés e que se estendeu a Josué e ele pôde, então, usufruir da conquista desta terra. Porém como foi esta conquista? Baseado no livro de Josué, dos capítulos 1 ao 6, vamos entender melhor essa declaração.
Em breve seremos mais…
1. UNIDOS
“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem- se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (Josué 1.2)
No processo da conquista é preciso que todos avancem juntos. Ninguém ficará para trás.

“O Jordão não vai se fechar enquanto todos não passarem.”

Foi exatamente isto que aconteceu:
“Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.” (Josué 3.17)
Em breve seremos mais…
2. OUSADOS
“Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês… Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.” (Josué 1.3-4)
Deus nos dá ousadia para conquistar e avançar!

  • Seremos ousados para pisar em lugares e declarar: Venha Teu Reino!
  • Seremos ousados para declarar a expansão do Reino de Deus no nosso trabalho!
  • Seremos ousados para abrir mais células
  • Seremos ousados na evangelização da nossa cidade
  • Seremos ousados para construir um centro social para atender as pessoas da nossa comunidade

Josué só estava se lembrando de uma palavra dada ao seu pai espiritual Moisés:
“Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental… Ninguém conseguirá resisti-los. O Senhor, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem.” (Deuteronômio 11.24-25)
Existe uma palavra de conquista sobre essa igreja. Temos que ser ousados para avançar em direção a ela. Como disse JB Carvalho:

“Vi meu futuro, gostei dele e agora estou correndo para lá.”

Em breve seremos mais…
3. CORAJOSOS
“Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.” (Josué 1.5-6)
Para que ter medo? Maior é o que está em nós. Quando Ele diz que ninguém poderá nos resistir é porque ninguém poderá resistir o avanço desta igreja. Pense comigo: Quem poderá vencer aquele que venceu até a morte? No verso 9, Deus diz:
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.9)
Em breve seremos mais…
4. OBEDIENTES
“Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem- sucedido por onde quer que andar.” (Josué 1.7)
Seremos ainda mais obedientes! Este texto é lindo. Ele pede para nós obedecermos e diz que o fruto disso é que seremos bem sucedidos em todos os lugares.

“Nosso papel é obedecer, o papel dele é nos promover!”

Em breve seremos mais…
5. APAIXONADOS
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem- sucedido.” (Josué 1.8)
Em breve seremos mais apaixonados pela Palavra. A palavra é a espada que nos dará a vitória. A palavra é o nosso guia que nos dará um destino sem decepções e frustrações. A palavra é a ferramenta de Deus para o nosso alinhamento. A palavra é o manual de tudo quanto devemos fazer. A palavra é o verdadeiro alimento que sacia meu espírito.
Seremos uma igreja apaixonada pela Palavra de Deus. Só seremos bem-sucedidos em nossos caminhos se nos apaixonarmos pela Palavra. Que Amós 8.11 seja profético na vida desta igreja:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.” (Amós 8.11)
Em breve seremos mais…
6. ASSERTIVOS
“Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá.” (Josué 1.11)

  • Prepare as provisões: Quando estivermos indo no caminho da nossa conquista não poderá faltar nada.
  • Daqui a três dias: Precisamos discernir o tempo de Deus. A hora de avançar e conquistar com discernimento espiritual e não com intuição humana.
  • Atravessarão o Jordão neste ponto: assertividade do local onde andar.

Nós precisamos ser mais assertivos. Não podemos de forma alguma dar passos errados.
Se errarmos:
– passaremos fome
– atrasaremos o prazo
– andaremos por lugares contrários a vontade de Deus.
Por isso que a assertividade facilitará a caminhada. Não podemos nos atrasar, temos que avançar e rápido.
Em breve seremos mais…
7. LÍDERES
“Mas todos os homens de guerra, preparados para lutar, atravessarão à frente dos seus irmãos israelitas.” (Josué 1.14b)
Precisaremos ser mais homens e mulheres de linha de frente! Há muita gente boa que recuou. Gente de linha de frente que se enfiou no meio da multidão e foi para linha de trás. No entanto, Deus vai levantar novos líderes e vai resgatar esses outros porque virão muitos, de todos os lugares e nós precisamos daqueles que estão dispostos a liderar os milhares que Deus nos enviar.
Em breve seremos mais…
8. LEAIS
“Então eles responderam a Josué: Tudo o que você nos ordenar faremos, e aonde quer que nos enviar iremos.” (Josué 1.16)

“A lealdade não questiona.”

Seja leal a:
– visão (não tente fazer do seu jeito – Deus nos deu um jeito)
– seus líderes (eu só recebo o que eu honro)
Em seremos mais…
9. ADORADORES
“… e deram esta ordem ao povo: Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam- na.” (Josué 3.3)
A arca da aliança representava a presença de Deus no meio do povo. O texto diz que eles saíram das suas posições e seguiram a presença.

“Nosso objetivo como igreja é caminhar onde a presença de Deus nos direcionar.”

Andaremos atrás de onde Deus está se movendo.
Em breve seremos mais…
10. FILHOS
O resultado de tudo isso será a conquista de mais e mais filhos para glória de Deus. Se caminharmos em sua vontade, Ele nos dará como fruto inúmeros filhos.

 

Rolar para o topo