Esperando em Deus

ESPERANDO EM DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança.” (Salmo 40.1-4)
O Salmo 40 fala de alguém que aprendeu a esperar em Deus, num tempo de perseguição e crise que enfrentava. Este Salmo é atribuído a Davi e deve datar o tempo em que o futuro rei enfrentava a fúria e a perseguição de Saul e outros adversários, que tudo faziam para impossibilitar a sua ascensão ao trono.
Qual foi o segredo de Davi para suportar toda essa angustia que tomara conta de seu coração? Fazendo uma leitura do Salmo podemos perceber que esperar em Deus foi a maior virtude na vida do salmista. No entanto, esperar não é fácil. Esperar é algo muito difícil, ainda mais quando no processo da espera estamos enfrentando momentos de dificuldades.
Porém, se conseguirmos esperar em Deus suportando as lutas, os benefícios desta espera serão maiores que as dificuldades enfrentadas. O que acontece quando você espera em Deus?
Quando você espera em Deus…
1. Ele OUVE seu pedido de ajuda.
“Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.” (v.1)
A palavra inclinar no hebraico tem a ideia primeira de esticar, estender. Aqui, inclinar tem a ideia – de voltar-se para algo ou alguém. Davi estava naquele momento convicto de que Deus é o Deus que se inclina para dar atenção ao clamor daqueles que estão aflitos. Se você é alguém aflito, você tem a atenção de Deus voltada para sua aflição. Ou seja, para aquilo que lhe aflige.
Deus não apenas escuta nossas orações e pedidos, mas ele ouve atentamente. Ele ouve com atenção. Há momentos na vida que tudo o que queremos é ser simplesmente ouvido por alguém, para pedir ajuda, socorro, para desabafar. Deus é este alguém que está pronto para lhe dar a atenção que você precisa.
O salmista usa uma figura linda para nos mostrar isso. Ele diz que Deus se inclinou para ele. Para o salmista na hora do aperto Deus se inclinou e ouviu o seu clamor. É possível que Deus nos socorra mais lentamente do que nós gostaríamos, mas quando Ele socorrer, quando Ele responder a sua oração, você vai dizer como Davi: “Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” A Bíblia esta repleta de versos que nos asseguram que Deus é um Deus que ouve o nosso clamor:
“Eu o louvo porque Ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor.” (Salmo 66.20)
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir.” (Isaías 59.1)
“Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.” (Salmos 18.6)

“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.” (Salmos 34.17)
Quando você espera em Deus…
2. Ele tira você das SITUAÇÕES DIFÍCEIS.
“Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.” (v.2)
Com estas palavras Davi quer descrever sua condição passada. Era assim que ele se sentia – num abismo profundo, num poço horrível, num cenário de destruição. Davi ao dizer isso estava retratando os anos difíceis que teve que suportar por causa dos seus adversários. Ele estava de maneira figurada relembrando como Deus o livrou das suas dificuldades e o firmou num lugar seguro e firme.
Enquanto esperamos em Deus, nossos passos nem sempre são firmes. Parece que o chão que pisamos sempre vai afundar. Como resultado desses dias difíceis, acabamos vivendo uma vida de instabilidade e incertezas. Mas se você esperar, como Davi esperou você terá a experiência de ver Deus mudando sua condição de vida.
Qual é a situação complicada que você enfrenta hoje? Em que atoleiro de lama se encontra a sua vida hoje? Em qual poço de destruição sua vida caiu? Não importa o que você esteja passando. Não importa em que atoleiro de dificuldades sua vida se meteu. Traga à sua memória que o Deus que te livrou no passado é o mesmo que vai lhe ajudar a sair dessa situação difícil do presente. A Bíblia diz:
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64.4)
Se você é alguém que espera em Deus, Ele está trabalhando por você.
Quando você espera em Deus…
3. Ele lhe dá uma nova MOTIVAÇÃO PARA VIVER.
“Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus…”. (v.3)
Quando esperamos e confiamos em Deus essa verdade declarada por Davi se torna realidade em nossa vida. Se você se sente desmotivado agora pelas lutas da vida. Se você não consegue cantar um cântico que exalte a pessoa de Deus. Não desista! Não se entregue a murmuração. Continue esperando com paciência pelo agir do Senhor.
O próprio Deus há de mudar sua motivação de viver – ele vai colocar nos seus lábios um novo cântico, uma nova canção. Davi somente esperou e clamou e o resto foi Deus quem fez. Aprenda uma coisa nesta noite – o resultado da sua espera fará com que muitos vejam aquilo que Deus está fazendo. Ao experimentar a ação de Deus em sua vida, você terá uma nova motivação para viver.

  • Será o fim das reclamações e o inicio das celebrações
  • Será o fim do choro e o inicio da alegria
  • Será o fim da desesperança e o inicio da esperança
  • Será o fim da desconfiança e o inicio da confiança
  • Será o fim das lamentações e o inicio da adoração

Como vai sua motivação? Diante das lutas que você tem enfrentado – qual é a canção que sai dos seus lábios?

“Sua vida mudará quando seu coração mudar através de uma nova canção.”

Conclusão:
Quando você espera em Deus…
1. Ele OUVE seu pedido de ajuda.
2. Ele tira você das SITUAÇÕES DIFÍCEIS.
3. Ele lhe dá uma nova MOTIVAÇÃO PARA VIVER.

 

Rolar para o topo