Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Em Resposta ao Amor de Deus

Série de Mensagens – UM AMOR MAIOR
Em Resposta ao Amor de Deus | 05/05
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.” (João 3.16, AM)
“Mas Deus demonstrou quanto nos ama ao oferecer seu Filho em sacrifício por nós quando ainda éramos tão ingratos e maus para com ele.” (Romanos 5.8, AM)
Esse amor de Deus é uma coisa muito maravilhosa, especialmente quando o vemos derramado sobre um mundo perdido, arruinado, culpado. O que havia no mundo para que Deus o amasse dessa maneira? Não havia nada amável nele. Nenhuma flor perfumada crescia neste árido deserto. Inimizade contra Ele, ódio pela Sua verdade, desprezo pela Sua lei, rebelião contra Seus mandamentos: esses eram os espinhos e sarças que cobriam a terra; nenhuma coisa desejável florescia ali.
Porém, texto nos diz que “Deus amou o mundo”, e O amou “de tal maneira” que nem mesmo João foi capaz de quantificá-lo. Deus amou o mundo de uma maneira tão grande, tão divina, que deu o Seu Filho, Seu único Filho, para que redimisse o mundo de perecer, e para que juntasse do mundo um povo para Seu louvor.
De onde veio esse amor? Esse amor veio do próprio Deus. O amor de Deus surge dEle mesmo. Ele ama porque fazê-lo é a Sua natureza. Deus é amor. Nada sobre a face da terra pode ter merecido o Seu amor. Ao contrário, havia muito que merecia Seu desagrado. Porém, mesmo assim, Ele decidiu amar a todos nós. Esta corrente de amor flui de Sua própria fonte secreta e eterna, brota de debaixo do trono eterno, e se abastece das fontes do infinito. Deus amou porque Ele quis amar.
Deus tem um amor tão grande em Sua natureza que precisa deixá-lo fluir em direção a um mundo que está perecendo por causa de seu próprio pecado voluntário. Deus amou a mim e a você, míseros pecadores! E, como prova dessa amor tão grande, Ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para morrer em nosso lugar na cruz do Calvário.
Então, como responder ao amor de Deus? Quero ler com vocês uma passagem bíblica que relata a história de um homem que teve um encontro com Jesus e como suas respostas ao amor de Deus transformaram sua vida para sempre (Lucas 19.1-10):
“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: ele se hospedou na casa de um pecador. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.1-10)
O amor de Deus através do seu Filho Jesus Cristo veio buscar e salvar os “Zaqueus” de todas as gerações. Eu e você estamos incluídos neste plano de amor, planejado pelo Deus de amor, para que a nossa imagem e semelhança com o Criador pudesse ser restaurada de uma vez por todas. Deus amou, e ponto final!
Em resposta ao amor de Deus…
1. ATENDA prontamente o CHAMADO de Jesus
“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.” (v.6)
Quem queria ver Jesus era Zaqueu, mas foi Jesus quem o encontrou primeiro, chamou pelo seu nome, lhe deu uma ordem e, imediatamente, ele atendeu o chamado do Mestre. A iniciativa da salvação é sempre divina. Não é você que quer ser salvo e restaurado, é Deus quem quer salvá-lo e restaurá-lo. É Ele quem o encontra primeiro, é Ele quem o chama pelo nome.
É Jesus quem lhe pede para descer dos seus conceitos, dos seus conflitos, das suas dores, das suas lutas, dos seus sofrimentos, dos seus pecados. Tudo isso porque Ele o ama e quer que você tenha um encontro com Ele. Zaqueu não titubeou. Ao ouvir o chamado de Jesus, ele desceu rapidamente daquela árvore e o recebeu com alegria.
Talvez você tenha entrado aqui para ver e saber quem é Jesus. Entretanto, uma coisa é certa: Jesus o viu primeiro e Ele está lhe chamando pelo nome. Você só precisa descer de onde estiver para recebê-lo com alegria.
Em resposta ao amor de Deus…
2. ARREPENDA-SE dos seus PECADOS e DECIDA mudar de VIDA
“Todo o povo viu isso e começou a se queixar: ele se hospedou na casa de um pecador. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (v.7-8)
Em resposta ao amor de Deus, Zaqueu reconheceu que era pecador, arrependeu-se dos seus pecados e decidiu mudar de vida. Na sua posição, como chefe dos publicanos, Zaqueu extorquia das pessoas muito além daquilo que era permitido pela lei de então. Ele tinha prazer em explorar os pobres e sua reputação diante do povo era a pior possível.
Mas, diante do amor de Deus, ele atendeu prontamente o chamado de Jesus Cristo, entendeu que era pecador, arrependeu-se dos seus pecados e decidiu mudar completamente a sua vida.
Há muitas pessoas que atendem o chamado de Jesus, mas não entendem que são pecadores, que precisam arrepender-se dos seus pecados e mudar de vida. Hoje, Jesus está entrando nesta Jericó, chamando homens e mulheres ao arrependimento. Ele é a representação maior do amor de Deus por mim e por você. Que resposta você dará a esse amor?
Seja capaz de reconhecer os seus pecados, de pedir perdão por eles a Jesus e de decidir dar um novo rumo à sua vida. Quem encontra-se com Jesus, encontra-se com um nova vida. A Bíblia diz:
“Agora olhamos para dentro, e o que vemos é que qualquer um, unido ao Messias, tem a chance de um novo começo e é criado de novo. A velha vida se foi. Uma nova vida floresce! É demais! Tudo vem de Deus, que nos quer em relacionamento com ele e nos chamou para viver relacionamentos com nossos semelhantes. Deus se reconciliou com o mundo por meio do Messias, permitindo um novo começo pela oferta de perdão dos pecados.” (2ª Coríntios 5.17-19, AM)
Em resposta ao amor de Deus…
3. RECEBA o presente da SALVAÇÃO em Jesus
“Jesus lhe disse: hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (v.9-10)
Diante das decisões que Zaqueu tomou, Jesus entregou a ele o melhor presente que ele poderia receber: a salvação. Não é difícil identificar nas entrelinhas do texto bíblico que Zaqueu recebeu o presente da salvação da boca do próprio Jesus. Ao atender o seu chamado, reconhecer e arrepender-se dos seus pecados e decidir mudar de vida, Ele mostrou a Jesus que estava interessado em viver uma nova vida. O que Jesus tem pra você não é uma vida qualquer, mas é uma vida com qualidade de vida eterna. Hoje, também, pode ter salvação nesta casa se você receber esse presente de Jesus. Jesus disse certa vez:
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para eles tenham vida verdadeira e eterna, uma vida melhor e mais rica que qualquer outra com que tenham sonhado.” (João 10.10, AM)
Conclusão:
Jesus deixou a sua glória, tornou-se um de nós, sofreu, padeceu, morreu e ressuscitou por mim e por você. Porque Deus amou o mundo de uma maneira tão grande que enviou seu Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Qual será a sua resposta diante de tão grande amor de Deus? Jesus já olhou para você nesta noite. Ele está chamando pelo seu nome nesta noite. Ele está aguardando a sua resposta nesta noite.
Em resposta ao amor de Deus…
1. ATENDA prontamente o CHAMADO de Jesus
2. ARREPENDA-SE dos seus PECADOS e DECIDA mudar de VIDA
3. RECEBA o presente da SALVAÇÃO em Jesus

 

Rolar para o topo