Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

EMOÇÕES SAUDÁVEIS – Chega de Ansiedade

SÉRIE DE MENSAGENS EMOÇÕES SAUDÁVEIS
CHEGA DE ANSIEDADE | 01/08
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês.” (1ª Pedro 5.7)
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1,2)
I. O QUE É ANSIEDADE?
Ansiedade é um estado AFETIVO em que há insegurança.

“A ansiedade envenena o pensamento e nos faz enxergar o horizonte com apreensão.” (Norman Wright)

O mundo em que vivemos potencializa a nossa ansiedade. Atualmente somos informados de tudo o que acontece no mundo, somos rodeados de aparelhos e de estruturas que nos acostumam com a rapidez e o controle. Somos empurrados a correr e pensar que tudo deve se submeter a todo nosso planejamento. Com isso, estamos vendo uma geração de estressados e ansiosos.
Infelizmente a insegurança e ansiedade estão presentes em todas as faixas etárias. O mundo atual gerou seres humanos controlados ela ansiedade. Deparei-me com uma figura que havia no divã de um psicanalista e dizia a seguinte frase: Eu sou feito de carne, osso e ansiedade, revelando que a ansiedade já esta inerente na nossa essência.
Nessa noite, Deus, mais uma vez, nos dará a oportunidade de transformar nossa mente e de abandonar o nosso estilo de ansioso. Troquemos ansiedade, que é um estado de apreensão e medo, por ansiar, que é um verbo que significa desejar.
A ansiedade nos paralisa, mas ansiar, desejar, nos impulsiona a viver crendo em dias melhores. A partir dessa transformação, experimentaremos a vontade do Pai, que é boa , perfeita e agradável.
II. SINTOMAS DE QUEM SOFRE DE ANSIEDADE
• APREENSÃO e medo
É o primeiro sinal de que o estado de ansiedade está se instalando.
• DESESPERO
Sensação de que não solucionará os problemas; perda do controle.
• Sensação de PÂNICO e hipervigilância
Atitudes que demonstram insegurança .
• IRRITABILIDADE
Qualquer frustração gera irritação.
• FADIGA
É estar descansado, mas experimentar a sensação de que não descansou. Diferente do cansaço, que é a necessidade de repor as forças.
• INSÔNIA e dificuldade para se concentrar
Dificuldade de gravar o que ouviu e leu.
Se constantemente você vive com esses sintomas, a ansiedade já é um mal em sua vida, que ao longo do tempo trará sintomas físicos como taquicardia, dor de cabeça exagerada, tontura, diarreia, indigestão, falta de ar, boca seca, pele fria e validez.
III. SITUAÇÕES QUE POTENCIALIZAM A ANSIEDADE
Preocupação com a MANUTENÇÃO da vida
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.25-26)
Não é preciso o anúncio de uma crise para que a ansiedade nos controle. Se não entendermos que temos um Pai que cuida de nós, sempre estaremos em alerta e com medo que algo nos falte. Vamos transformar nossa mente, não vamos ser como o mundo, vamos lembrá-la de que temos um Pai que cuida em todos de nós.
Tiremos o foco da escassez aparente e coloquemos na realidade do céu que é derramada em nós. Deus sempre cuidará de nós e será nosso provedor, mas a decisão é nossa se vamos confiar ou sempre duvidar. Não importa o quanto Ele nos prove, é uma decisão pensar diferente, mudar o pensamento.
Precisamos crer que não estamos sós e que Deus está a nosso favor; nada nos faltará. No devocional “Céus Abertos” há o seguinte convite: “Que tal deixar a partir de hoje o Pai amado presenteá-lo todos os dias, abençoando você com heranças inimagináveis”. Como diz o Salmo 34:8 – Provem e vejam que o Senhor é bom.
Preocupação com possíveis ACONTECIMENTOS
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Lucas 12.25)
Será que quanto mais eu fico ansioso, mais tenho a possibilidade de resolver os problemas?
Ilustração: Ontem mesmo fui testada para não dar lugar ao estado de ansiedade. Havia uma consulta marcada em Icaraí, saí com duas horas de antecedência e cheguei uma hora atrasada por causa do engarrafamento. Isso já havia acontecido anteriormente pelo mesmo motivo. Minha mente começou a tentar resolver essa situação iniciando sintomas de ansiedade, mas logo a transformei cantando louvores e intercedendo. Eu falava a mim mesmo: não vai adiantar ficar preocupada, eu não vou chegar lá e ainda vou ficar mal emocional e fisicamente. Então, venci a ansiedade.
Pense nisso: o que consome sua mente controla sua vida. Deixe que os pensamentos dos céus nos consumam, e não a ansiedade.
Preocupação diante dos SOFRIMENTOS
“Tribulação e angústia me atingiram, mas os teus mandamentos são o meu prazer.” (Salmo 119.143)
Não podemos evitar dores e sofrimentos, não temos controle de todas as variáveis que existem ao nosso redor, então, quando os problemas vierem, ao invés de curti-los, vençamos com a Palavra de Deus, que servirá de orientação, consolo e renovo.
Sabendo que o nosso Deus tem o controle de tudo, que nos ama e faz com que todos os momentos difíceis contribuam para o nosso bem, então, não deixe que a ansiedade tire a oportunidade de viver bem as bênçãos que virão após as turbulências da vida.
Preocupação com a MORTE
“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Coríntios 15.55-57)
A morte já foi vencida por Jesus. Então, quando decidimos aceitá-lo, ela não nos pegará, passaremos da morte ara vida. Não morreremos, será uma transição da vida temporária com todos os seus males para uma vida eterna, cheia de bênçãos incontáveis.
Se você ainda não se decidiu por Jesus, troque o seu medo da morte para a satisfação e descanso de que a morte não terá vez em sua vida. Jesus morreu por nós para tirar essa preocupação de nossa vida e nos deu o poder da ressurreição.
IV. ATITUDES PARA DARMOS UM BASTA NA ANSIEDADE
Para darmos um basta na ansiedade…
1. ENTREGUE-A para Deus
“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês.” (1ª Pedro 5.7)
A confiança de que Deus realiza as coisas no tempo correto, no tempo dele, não é uma questão trivial ou periférica à fé cristã. A humildade requer plena confiança no Deus zeloso. A ansiedade se instala quando as dúvidas que temos não são corretamente respondidas.
Afinal, como posso confiar em alguém se não estou certo de que ele se importa? E se ele se importa, como poderei confiar em quem não sei se tem poder para cuidar de mim? Perguntas como essas são relevantes, se quisermos dar um basta na ansiedade.
O apóstolo Pedro colocou a base dessa confiança no cuidado amoroso que Deus nos tem mostrado repetidamente. Sua poderosa mão atesta o seu poder e, ao dizer que Deus “tem cuidado de vós”, o apóstolo responde que quem tem poder se importa, e já o tem feito o que nos é necessário ao nosso bem.
Sobre essa base, Pedro nos diz como devemos lidar apropriadamente com a ansiedade: “lançando…”. A palavra traduzida por “lançar” era usada para indicar que se atirava alguma coisa sobre outra, assim como uma manta sobre um animal de carga (leia Lc 19.35).
O que Deus nos está ordenando, por intermédio de Pedro, é que reunamos toda nossa ansiedade, todo descontentamento, desânimo, desespero, dúvida, dor e sofrimento, e lancemos tudo isso sobre Deus.
Quando olhamos para a vida de Ana, percebemos que ela estava aflita, mas quando recebeu uma palavra do profeta sobre sua situação, antes mesmo de receber, mudou sua maneira de viver. O que é importante lembrar é que o alvo de Deus nem sempre é alterar a situação. Tudo que passamos nesta vida tem o objetivo de nos alterar!
A ansiedade começa, entretanto, quando nossa dificuldade em esperar pelo “tempo oportuno” é maior do que a fé na promessa da futura “exaltação”. Mas qual seria o tempo oportuno? Quando será? Não podemos nos esquecer de que tudo o que acontece em nossa vida não foi apenas permitido, mas também projetado por Deus, que soberanamente desenhou esses acontecimentos com o objetivo de imprimir em nós a imagem de seu Filho, Cristo Jesus.
Não se esqueça de que Deus está trabalhando em você, e ele não desistirá até ver sua obra concluída (Fp 1.6). Portanto, o tempo oportuno é quando ele tiver cumprido em nós o seu propósito. Embora essa pareça ser uma resposta vaga, lembre-se de que Deus sempre age no momento certo, com um objetivo claro para cada acontecimento, e o objetivo é nos fazer cada vez mais parecidos com Cristo.
Aprenda a confiar, lançando sobre Deus sua ansiedade. O segredo não está em saber algo novo, mas em colocar o que se sabe em prática.
2. Coloque Deus em PRIMEIRO LUGAR
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Jesus falou sobre buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e isso significa que nossa primeira busca deve ser pelo domínio do Senhor sobre nossas vidas – em todas as áreas. “Primeiro lugar” significa dar prioridade absoluta a isso.
Em meio a tantas atividades e ocupações, nosso foco deve ser discernir a vontade de Deus e vivê-la cada vez mais plenamente. Nesse caso, é submeter-se ao Senhor, sem quaisquer reservas ou limites.
Precisamos entender que quem está no comando é Deus e devemos nos submeter ao seu tempo e planos. Devemos parar de orar e estipular o tempo imediato a Deus, como se nós soubéssemos o que está envolvido em seus propósitos. Quando o buscamos em primeiro lugar, saímos do controle e desenvolvemos a paciência.
Se o Reino de Deus não é buscado em primeiro lugar, damos o controle de nossa vida à ansiedade e ela terá o primeiro lugar. Temos buscado o reino da ansiedade ou dos céus, no discurso do mundo ou dos céus? Como anda suas atitudes todos os dias?
Quando começamos a buscar o reino de Deus em tudo, aprenderemos que Deus nos ama e sabe o que está fazendo e o que Ele resolver será maravilhoso para nós e nada poderá impedir.
Viveremos experiências como as de Abraão, recebendo promessas do Pai, e saberemos esperar o tempo em que acontecerão, porque conhecemos quem nos prometeu e sabemos que tem haver com Ele.
Compreenderemos, assim, que Ele quis compartilhar conosco seus propósitos e saberemos viver cada dia reafirmando seu amor e seu cuidado por nós.
Quando o reino é a prioridade não ficamos ansiosos por nossas necessidades, mas ansiamos pelo cumprimento das ações poderosas de nosso Pai através de nossa vida comum. Trocamos uma vida de ansiedade por anseios de ver o Reino de Deus ser revelado a cada situação que vivemos.
3. CONFIE inteiramente no Senhor
“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmo 37.5)
Confiar é fiar-se em Deus, é saber que Ele está tomando algo para si e avalizando. Confiar é deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar. Confiar é ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir.
“Descanso pacifico é o clima no qual a fé cresce”, afirma Bill Johnson. Você sabe que tem um Pai em quem pode confiar, então entrega e confia. Confie em Deus, não nos seus medos, não deixe que suas preocupações o façam ficar ansioso, mas deixe que as influências do Reino fluam em você e o levem a viver águas tranquilas mesmo em mar revolto.
O que você focar na sua mente será sua realidade. Se focar nos problemas, você afundará na ansiedade, mas se focar em Deus, vencerá e desfrutará das bênçãos que só nosso Deus pode lhe dar.
Aquiete sua mente e alma e saiba que a resposta Dele às suas orações que transbordam suas inquietações, sempre será perfeita e superior a tudo o que você poderia pedir e resolver em sua perspectiva limitada.
Quando temos medo, queremos controlar. Saia do controle, não com um ataque de raiva por causa da ansiedade, mas saia do controle, entregando para Deus a sua vida, e você ficará surpreso com a maneira como Ele age em seu favor, porque Ele o ama.
Decida hoje transformar suas atitudes renovando sua mente na Palavra, não aceitando fazer parte das estatísticas de mais um ansioso nesse mundo contemporâneo. Chega de ansiedade! Seja um filho amado que descansa no Pai!

 

Rolar para o topo