Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

EMOÇÕES SAUDÁVEIS – Como Enfrentar a Rejeição

SÉRIE DE MENSAGENS EMOÇÕES SAUDÁVEIS
COMO ENFRENTAR A REJEIÇÃO | 02/08
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Ele era desprezado, rejeitado e abandonado pelos homens; um homem de sofrimentos e dores e que sabe o que é padecer e adoecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso, nem tínhamos qualquer estima por Ele.” (Isaías 53.3)
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” (Salmo 27.10)
De acordo com o dicionário, o verbo rejeitar significa lançar fora, expelir, repelir, recusar, negar, desaprovar, desprezar. Rejeição, portanto, significa ser posto de lado, significa ser descartado e sem valor. A rejeição faz a pessoa sentir-se preterida, colocada de lado. É como se ele ouvisse alguém dizendo: Eu não quero você, você não me serve, você não tem valor. Alguma vez em sua vida você já se sentiu rejeitado?
Há muitas pessoas ao nosso redor com esse sentimento em suas vidas. Quase todos experimentam algum tipo de rejeição de uma forma ou outra, e ninguém precisa ter vivido um abuso no passado para ter experimentado rejeição.

  • Alguns são rejeitados em algum relacionamento amoroso;
  • Alguns são rejeitados por causa de sua condição social;
  • Alguns são rejeitados por causa de sua raça;
  • Alguns são rejeitados por causa de um problema ou limitação física;
  • Alguns são rejeitados porque são considerados feios;
  • Alguns são rejeitados por causa do bairro onde moram;
  • Alguns são rejeitados porque possuem baixo rendimento escolar;
  • Alguns são rejeitados porque não se vestem como manda a moda;
  • Alguns são rejeitados por causa de sua religião;
  • Alguns são rejeitados por causa de sua origem;
  • Alguns são rejeitados por causa de sua baixa cultura ou linguagem.

Joice Meyer escreveu um livro com o seguinte título: “As raízes da rejeição”, no qual ela faz algumas afirmações muito interessantes sobre a rejeição. Preste atenção no que ela afirma:

A dor de rejeição emocional é um dos piores tipos de dor que uma pessoa pode enfrentar.

Eu acredito que é preciso trabalhar muito mais duro para evitar ou aliviar a dor emocional, do que a dor física.

Acontece que todo mundo enfrenta a rejeição aqui ou ali, hoje ou amanhã, mas quando chega a hora em que temos que enfrentá-la, ela sempre vem acompanhada de muita dor. Segundo os psicólogos, como é trabalhoso lidar com uma dor que não está localizada em qualquer parte do corpo humano.
Quando a dor está localizada numa junta, quando ela é resultado de uma inflamação, então os médicos pesquisam para saber onde está o ponto de origem dessa dor, e ali fazem o tratamento com analgésicos e medicação para alívio dessa dor.
Mas o que fazer quando está doendo muito, só que não existe um ponto físico de origem da dor? Qualquer pessoa que já experimentou esse sentimento de rejeição, sabe perfeitamente o que eu quero dizer.
A rejeição pode atacar uma pessoa enquanto ainda estiver no ventre materno. Isso pode ocorrer por intermédio de uma concepção indesejada, um aborto desejado ou tentado. Em alguns casos, as sementes de rejeição são plantadas ao nascer, quando pais que desejavam uma menina, mas descobrem que o novo bebê é um garoto, ou vice-versa.
Uma criança que nasce com algum tipo de deficiência e de inabilidade pode experimentar rejeição, assim como crianças que são comparadas frequentemente com um irmão ou irmã. Tais comparações podem abrir uma porta para o espírito de rejeição governar a vida das pessoas.
Adoção, abandono ou até a morte de um dos pais podem causar rejeição. O abuso não é necessariamente a única causa da rejeição, contudo é a causa principal. Todos os tipos de abuso, incluindo físico, verbal, sexual, emocional e retenção de amor, definitivamente, plantam sementes de rejeição.
Quando essas coisas acontecem na vida das pessoas, elas desenvolvem alguns comportamentos como os que veremos agora. Aqui estão os maiores resultados da raiz de rejeição:

  • Rebelião;
  • Ira;
  • Amargura;
  • Culpa;
  • Inferioridade;
  • Autoimagem pobre;
  • Crítica;
  • Pobreza;
  • Medo de todos os tipos;
  • Desesperança;
  • Pessoa defensiva;
  • Dureza;
  • Desconfiança;
  • Desrespeito;
  • Competição;
  • Ciúmes;
  • Perfeccionismo.

Qualquer pessoa que se sente rejeitada pode desenvolver um desses comportamentos. Mas tenho uma boa notícia. Se você é alguém que foi rejeitado nesta vida, saiba que você não é a única pessoa que passou por isso. Você não é o único que foi rejeitado ou está sendo rejeitado.
A rejeição fez parte ativa na vida de Jesus. O próprio Jesus não desfrutou aceitação ou aprovação dos homens quando esteve na Terra. Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens! Jesus enfrentou todas essas coisas e muito mais para que pudesse nos libertar da rejeição. Apenas três coisas bastam para provar isto:
A. A rejeição de Jesus foi PROFETIZADA
“Ele era desprezado, rejeitado e abandonado pelos homens; um homem de sofrimentos e dores e que sabe o que é padecer e adoecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso, nem tínhamos qualquer estima por Ele.” (Isaías 53.3)
Isaías está escrevendo 700 anos a.C. sobre Jesus. Sabe qual é a síntese da vida de Jesus na profecia de Isaías? “O servo sofredor” – o rejeitado, o desprezado. Jesus teve sua rejeição profetizada antes mesmo de nascer.
B. Jesus foi rejeitado PELOS SEUS
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1.11)
O verso bíblico diz: “os seus”. Uma coisa é quando você é rejeitado pelo homem da quitanda ou pelo trocador de ônibus, que você nem mesmo sabe o nome. Mas quando se é rejeitado pelo marido, pela esposa, pelo pai, pelo filho, pelo amigo chegado… É diferente. A Bíblia diz que Jesus foi rejeitado pelos “dele”, pelas pessoas mais próximas a ele. Jesus enfrentou a rejeição! Seu nascimento foi marcado pela rejeição. Você se lembra de que não havia lugar para ele nascer.
C. Jesus foi rejeitado PELO POVO
Houve uma época na vida de Jesus em que ele foi rejeitado pelo povo. Atentem para este texto:
“De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado, responderam todos!” (Mateus 27.21,22)
O que Jesus fez pelo povo para que ele fosse rejeitado? Algumas ações de Jesus pelo povo: Jesus curou o povo, curou os coxos, Jesus deu atenção às mulheres abandonadas e desprezadas, deu atenção às crianças… Jesus ajudou o povo, orientou o povo, pregou ao povo! E mesmo assim, Jesus foi rejeitado. O filho de Deus, o Senhor Jesus, experimentou o sentimento de rejeição. Ninguém na face da terra foi tão rejeitado! Ninguém será tão rejeitado como o foi Jesus. Se você está sentindo-se rejeitado, sente-se jogado fora, se você se sente preterido, deixado de lado, você não está só… Jesus está do seu lado. Ele sabe o que significa ser rejeitado. Vamos ler de novo:
“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens…”. (Isaías 53.3)
Sendo assim, veja o que Deus oferece ao que se sente ou se sentiu rejeitado por alguma razão. Se alguma situação se formou, se configurou para que nascesse esse sentimento em seu coração, Deus quer oferecer a você três saídas para mudar sua vida.
Para aquele que se sente rejeitado…
1. Deus oferece ACEITAÇÃO e ACOLHIMENTO
“Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6.37)
Que promessa maravilhosa! De modo nenhum, de forma alguma eu o lançarei fora. Para aqueles que estão sofrendo com a rejeição, o filho de Deus oferece aceitação e acolhimento. Se alguém tem desprezo de um lado, rejeição de outro lado, ele tem aceitação diante de Deus. O senhor diz: “Aquele que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.
Quando vamos a Jesus, ele cura nossas feridas, restaura as nossas forças, ele nos faz viver como pessoas aceitas e acolhidas por um Deus de amor. Portanto, não se sinta rejeitado. Jesus oferece aceitação e acolhimento.
Para aquele que se sente rejeitado…
2. Deus oferece ALÍVIO verdadeiro
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)
O mundo o rejeita? A pessoa em que você confiava o rejeitou? A pessoa que você amava o rejeitou? Alguém lhe disse: Fora daqui, vá embora? Jesus está dizendo: “Vinde a mim e eu vos aliviarei”. Jesus que aliviar a dor da sua alma, a dor do seu coração. Só Jesus pode aliviar a alma e o coração sobrecarregado e pesado. Se é assim que você se sente, venha a Jesus. Porque Jesus aceita você, Jesus acolhe você, Jesus alivia você de todo peso que tem sobrecarregado sua vida.
Para aquele que se sente rejeitado…
3. Deus oferece Sua PRESENÇA REAL
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)
É possível que a rejeição tenha gerado em seu coração um sentimento de abandono e solidão. No entanto, quero lhe afirmar que você não está sozinho e nem abandonado em sua dor. Existe um Deus que lhe oferece a Sua presença real. Presença segura para atravessarmos os nossos vales de sombra da morte.
Conclusão:
Há duas categorias de pessoas rejeitadas:

  • As pessoas que se fecham para Deus.

Essas pessoas se trancam dentro de si mesmas, sofrem e fazem sofrer aos que a rodeiam.

  • As pessoas que se abrem para Deus.

Essas pessoas recebem…

  • ACEITAÇÃO e ACOLHIMENTO;
  • ALÍVIO
  • PRESENÇA REAL do Pai

Qual será sua escolha? Se abrir para Deus e encontrar a cura para sua rejeição ou se fechar para Deus e permanecer escravo desse sentimento? A Decisão é sua?

 

Rolar para o topo