Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

EMOÇÕES SAUDÁVEIS – Vencendo o Medo de Viver

SÉRIE DE MENSAGENS EMOÇÕES SAUDÁVEIS
VENCENDO O MEDO DE VIVER | 06/08
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” (1ª João 4.18a)
Miguel de Cervantes, em seu clássico “Dom Quixote”, disse o seguinte: “um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são”.
Alguns dados apontam que nos Estados Unidos, 25% da população, de forma alguma conseguirá terminar a vida sem ter experimentado a fobia. O medo patológico (fobias e pânicos) afeta cerca de 18% dos moradores de Brasília, 11% dos moradores de São Paulo e 9% dos que moram em Porto Alegre.
O medo interfere diretamente na vida das pessoas e as prejudica se não for vencida. As fobias e os transtornos do pânico estão acontecendo com quase todas as pessoas. Preste atenção em alguns depoimentos de pessoas famosas:
“Tenho muito medo de avião. O pavor é tão grande, que quando preciso enfrentar uma viagem mais longa, começo a sofrer com um mês de antecedência.” (Cláudio Ohana)
“O grande medo da minha vida é o medo de lugares fechados e prefiro usar as escadas que os elevadores, ainda que seja um prédio alto.” (José Jesuíno)
Mas, o que é o medo? O medo é um reação emocional, frequentemente violenta a uma ameaça real ou imaginária. Acredita-se que o medo é, nos seres humanos, aprendido e não instintivo.
TIPOS DE MEDO
1. O medo NORMAL ou INSTINTIVO
Trata-se de um instinto de segurança que protege a pessoa de fazer qualquer coisa que coloque em risco a sua vida. É um mecanismo natural de proteção. A pessoa tem medo de situações ou coisas que, se avançarem um pouquinho, pode colocar em risco a sua vida. É o medo chamado normal, um medo benéfico, é o medo instintivo.
2. Fobia ESPECÍFICA
É o medo irracional de alguma coisa ou circunstância em particular. Vejamos os tipos de fobias específicas mais comuns:
Algofobia – medo de sentir dor;
Alodoxafobia – medo de confrontar opiniões;
Anuptafobia – medo de ficar solteiro;
Caliginofobia – medo de mulheres bonitas;
Eclesiofobia – medo de ir à igreja;
Ergofobia – medo de trabalhar;
Falacrofobia – medo de ficar careca;
Gamafobia – medo de casar;
Homilofobia – medo de ouvir sermões;
Obesofobia – medo de ficar gordo;
Pantofobia – medo de tudo;
Penterafobia – medo de sogra;
Glossofobia – medo de falar em público.
3. PÂNICO
Trata-se da fobia incontrolada e extrema, que pode fazer a pessoa surtar de uma hora para outra, em qualquer lugar onde se sinta ameaçada. É um caso extremo. Diante de uma situação de ameaça a pessoa surta, fica agressiva, pode até fazer uma loucura, de acabar com a própria vida em função do pânico.
A revista VEJA publicou em sua edição do dia 21 de fevereiro de 2001 o seguinte: “um ataque de pânico é uma das experiências mais devastadoras que um ser humano pode enfrentar. Ele ocorre sem aviso prévio, em situações das mais comezinhas – no trabalho, numa festa, no carro. A pessoa começa a tremer, é tomada pela tontura, a pressão arterial dispara, o coração bate descompassadamente. Os sintomas são parecidos com o do infarto, e, nesse instante, a morte iminente adquire os controles de certeza”.
Deus não criou o ser humano para sentir medo. A primeira vez que o homem sentiu medo foi depois do pecado, quando Adão, depois de ouvir a voz de Deus no jardim, percebeu que estava nu, sentiu medo e se escondeu. Deus criou o homem para viver livre de qualquer tipo de medo. Isso não existia e jamais existiria na vida do homem, mas, depois do pecado, o primeiro sentimento do ser humano depois de ter desobedecido a Deus foi o medo.
Diante de todas essas questões acerca do medo, de acordo com a Bíblia, como podemos vencer os medos que paralisam a nossa vida e que nos afastam dos propósitos para os quais nós fomos criados? Qual é a resposta de Deus para os medos que enfrentamos na vida? É confiar na soberania de Deus!
Se Deus for o seu Senhor…
1. Você não precisará ter medo dos INIMIGOS
“Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” (Salmo 27.3)
Se Deus é o Senhor da sua vida, se você é um servo de Deus, você não precisa ter medo de inimigos, porque Deus batalha por você e derrota os seus inimigos! Porém, Deus já é o senhor da sua vida, ou será que você mesmo é o senhor da sua vida? Se o senhor da sua vida ainda é você, então aí está o motivo de você viver tremendo de medo. Quando Josafá e o povo de Judá estavam enfrentando o medo de serem exterminados pelos inimigos, eles receberam a seguinte palavra de Deus, o Senhor:
“Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (2º Crônicas 20.15)
Se Deus for o seu Senhor…
2. Você não precisará ter medo da MORTE
“Mesmo que a estrada atravesse o vale da morte, não vou sentir medo de nada, porque caminhas ao meu lado. Teu cajado fiel me transmite segurança.” (Salmo 23.4 AM)
Não há motivos para temer a morte! Se há uma coisa certa, é que a morte vai chegar para mim e para você! A questão da morte é muito simples: é só você estar preparado a qualquer momento para o dia em que ela chegar. Estar seguro em Deus, através de Jesus Cristo, é estar pronto e preparado para enfrentar a morte. Se Deus for o Senhor de sua vida, Ele mesmo extirpará completamente do seu coração o medo de morrer. Paulo tinha uma certeza inabalável:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.38,39)
Se Deus for o seu Senhor…
3. Ele o livrará de todos os seus MEDOS
“Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu: ele me livrou de todos os meus medos.” (Salmo 34.4)
Veja bem, o texto diz que são todos os medos. Isso inclui os medos instintivos, as fobias específicas e, também, o pânico. A promessa é que Deus nos livrará de todos os nossos medos! Se Deus for o senhor da sua vida, Ele o livrará de todos os seus medos, sejam eles grandes ou pequenos, simples ou complexos. Medo de atravessar a rua, medo de dirigir, medo de andar sozinho, medo de andar de elevador, medo de participar de uma reunião, medo de uma audiência pública, medo, medo, medo. Ele o livrará de todos os seus medos, sem exceção!
Se Deus for o seu Senhor…
4. Ele APERFEIÇOARÁ você em AMOR
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1ª João 4.18)
Esse texto diz que quando o amor de Deus entra, o medo sai. Amor não convive com o medo. Se existe medo não está ali o amor de Deus e, se está ali o amor de Deus, o medo bate em retirada, sai, abandona o lugar. Então, o segredo para que o medo seja expulso da sua vida é recepcionar o amor de Deus. O amor de Deus é Jesus e, quando Jesus entra, o medo saí e a pessoa é completamente liberta. O diabo trabalha com o nosso medo, usando-o para nos amedrontar ainda mais, para nos fragilizar, nos angustiar, para nos pressionar e nos oprimir e extrair de nós toda a seiva da nossa vida, todo calor do nosso viver. Mas, quando o amor de Deus entra na nossa vida, quando o amor de Deus entra em nosso coração, ele nos aperfeiçoa e, então, o medo vai embora e Satanás não tem mais matéria-prima para trabalhar em nosso viver!
Se Deus for o seu Senhor…
5. Ele GUARDARÁ, GUIARÁ e SERÁ com você
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1.9)
O Senhor, seu Deus, é contigo! Ele está contigo! Ele age com você! Você nunca está só se Ele for o seu senhor, se ele liderar a sua vida. Por onde você andar, você terá a companhia segura do Deus Todo-Poderoso! Se Deus for o seu Senhor, Ele estará com você para o abençoar e para o guardar em todos os momentos. Enfim, Ele o guardará, Ele o guiará e Ele será com você, hoje e para sempre! Jesus fez esta mesma promessa ao seus discípulos:
“… E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20b)
Conclusão:
O segredo para vencer o nosso medo de viver é fazer de Deus o senhor da nossa vida, mas isso tem que acontecer de verdade! O primeiro lugar da nossa vida precisa ser de Deus. Há uma música dos Arautos do Rei cuja letra reflete essa verdade:

“Se Ele não for o primeiro em seu coração, então já não é mais nada, não passa de uma ilusão. Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.”

Quem é o senhor da sua vida? Quem está no trono do seu viver? Seja quem for, tire-o hoje, agora e deixe Deus tomar o primeiro lugar, tomar o trono da sua vida! Então, você não vai precisar mais ter medo de inimigos, ter medo da morte, ter medo de nada, nem mesmo de Satanás, porque Ele o livrará de todos os seus medos. A Bíblia diz:
“Mas agora esta é a Mensagem do Eterno, do Deus que fez você, Jacó, daquele que o formou no início, Israel: não tenham medo, eu os redimi. Eu os chamei pelo nome. Vocês são meus. Quando estiverem atolados até o pescoço em problemas, estarei lá com vocês. Quando estiverem atravessando águas profundas, vocês não se afogarão. Quando estiverem entre a cruz e a espada, não será um beco sem saída. Porque eu sou o Eterno, o seu Deus pessoal, o Santo de Israel, seu Salvador.” (Isaías 43.1-3 AM)

 

Rolar para o topo