Uma Promessa que Transforma a Vida

UMA PROMESSA QUE TRANSFORMA A VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“… Jesus resolveu visitar uma cidade chamada Naim. Seus discípulos estavam com ele, e uma multidão imensa os seguia. Quando se aproximavam da cidade, viram que estava passando um funeral: o filho único de uma viúva ia ser sepultado. Quando viu a pobre mãe, cheio de compaixão, Jesus lhe disse: NÃO CHORE. Em seguida, tocou no caixão. Então, os carregadores pararam. Foi aí que Jesus lhe ordenou: jovem, levante-se! Na mesma hora ele se levantou e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.” (Lucas 7.11-15 AM)
Há algo que me impressiona nesse texto! Se tivéssemos que escolher uma cidade para visitar, nunca escolheríamos Naim. Mas a Bíblia diz que Jesus resolveu visitar a cidade chamada Naim. Naim era praticamente uma aldeia que ficava há, aproximadamente, 10 quilômetros de Jerusalém. Era uma cidade sem expressão no contexto cultural de sua época. Os habitantes de Naim, assim como sua própria cidade, eram simples, sofridos, sem expressão e esquecidos. Porém, Jesus é mestre em transformar realidades sem expressão na manifestação da sua glória. Jesus é o único capaz de transformar vidas simples, sofridas e esquecidas nas pessoas mais importantes da história.
Talvez o nosso nome não seja lembrado depois que partirmos desse mundo, mas a cidade de Naim, os seus moradores, aquela pobre viúva e seu único filho serão lembrados para sempre, porque Jesus lhes fez uma promessa que transformou a realidade das suas vidas!
Quando Jesus estava entrando na cidade de Naim com seus discípulos e uma multidão que o seguia, Ele viu um cortejo fúnebre do filho único de uma pobre viúva. Seu coração moveu-se de íntima compaixão por aquela mulher. Então, Ele se aproximou e liberou a promessa: NÃO CHORE. Mas , como não chorar diante do quadro que se apresentava naquele momento? Como não chorar se o seu único filho estava morto e sendo levado para ser sepultado?
Jesus não estava falando de um estancar de lágrimas. Se é pra chorar, vamos chorar. Se é pra sentir dor, vamos sentir a dor. Entretanto, Jesus estava falando de limpar a visão e enxergar que ao seu lado estava aquele que tem todo poder no céu e na terra para transformar vidas.
Jesus tem uma promessa que transforma a vida para você que está chorando, para você que está sofrendo, para você que está enfrentando um tempo de perdas e de luto, para você que tem uma enfermidade incurável, para você que está mergulhado na lama do pecado: NÃO CHORE! Não chore! Limpe a sua visão e comece a enxergar que Jesus está aqui, e somente Ele, e mais ninguém, pode transformar a realidade da sua vida hoje! Só ele transforma lágrimas em sorrisos, tristeza em alegria, amargura em esperança, morte em vida!
Depois de liberar sua promessa àquela pobre viúva, Jesus tocou no caixão. Aqueles que o carregavam pararam e Ele dá uma ordem para que aquele menino, ainda morto, se levantasse. Imediatamente, ele se levantou e Jesus o entregou à sua mãe. Naim nunca mais foi a mesma. Seus habitantes nunca mais foram os mesmos. Aquela pobre viúva e o seu único filho nunca mais foram os mesmos. Esse relato traz algumas lições preciosas ao nosso coração a respeito da promessa que transforma a vida.
A promessa que transforma a vida…
1. Revela a COMPAIXÃO de Jesus
“Quando viu a pobre mãe, cheio de compaixão, Jesus lhe disse: NÃO CHORE.” (v.13)
Jesus não resistiu ao ver aquela pobre mulher carregando seu filho para ser sepultado. Ele não estava inerte à dor daquela viúva. Ele não estava insensível ao sofrimento daquela mulher. A Bíblia é repleta de histórias que falam da compaixão de Jesus. Jesus viu o que os seus discípulos e a multidão que o seguia não foram capazes de ver: um coração que estava sofrendo, doendo, sangrando. Enquanto todos estavam vendo apenas um funeral, Jesus, movido de compaixão, viu o interior daquela pobre mãe machucado pela perda do único filho.
Talvez hoje seja apenas mais um domingo para você, seja apenas mais uma celebração, seja apenas mais um dia onde você se encontra com amigos e irmãos. Mas Jesus está vendo o interior machucado e sofrido de muitos que estão aqui nesta noite! E o melhor é que Ele não está apenas vendo seu coração cheio de dor, mas Ele se importa com você, Ele está aqui e está liberando a mesma promessa que liberou para o coração da viúva de Naim: NÃO CHORE! O Rei dos reis está aqui! O Senhor dos senhores está aqui! O único que pode transformar a realidade da sua vida está aqui! Prazer: o meu nome é Jesus!
A promessa que transforma a vida…
2. Revela a AUTORIDADE de Jesus
“… Foi aí que Jesus lhe ordenou: jovem, levante-se!” (v.14b)
A ordem de Jesus para o jovem morto foi LEVANTE-SE. Parece algo sem fundamento: Jesus dando uma ordem para um defunto. Há um detalhe importantíssimo: Jesus é o Deus da vida, e quando o Deus da vida fala até os mortos ouvem e obedecem. Por isso, aquela ordem não foi sem fundamento, não foi uma ordem qualquer, foi uma ordem do próprio Deus! E quando Deus fala, as coisas acontecem, porque Ele tem toda a autoridade!
Talvez você tenha entrado aqui nesta noite carregando o caixão de um filho que foi embora, de um casamento que se acabou, de um emprego que não existe mais, de uma empresa que chegou ao fim, de uma saúde interrompida por uma enfermidade incurável. Qual é o motivo da sua dor? O melhor de tudo é que, para cada dor, para cada sofrimento, para cada angústia, para cada sonho frustrado, para cada perda, Jesus tem uma promessa que revela sua autoridade: LEVANTE-SE.
Jesus, como aquele que tem toda a autoridade, está dando uma ordem para que os planos, projetos e sonhos que um dia morreram em sua vida levantem-se nesta noite! Jesus, como aquele que tem toda a autoridade, está dando uma ordem para que a sua saúde física, emocional e espiritual levantem-se para um novo tempo e uma nova história! Jesus, como aquele que tem toda a autoridade, está dando uma ordem para que você que está na lama do pecado levante-se para receber graça, paz, alegria e vida eterna!
A promessa que transforma a vida…
3. Revela o PODER de Jesus
“Na mesma hora ele se levantou e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.” (v.15)
Jesus revelou o seu poder ressuscitando aquele menino. Ele deu nova vida àquilo que já estava morto. Ele transformou a morte em vida! Jesus, aquele que tem todo poder em suas mãos!
O que é que já morreu em sua vida? O que é que já deu o último suspiro em seu viver? A promessa que transforma a vida revela que só Jesus tem todo o poder para ressuscitar o que já morreu em você. Ele é o Deus Onipotente!
Conheço muitas histórias de homens e mulheres que chegaram ao fundo do poço, cujos sonhos e planos foram sepultados pelas perdas, pelas dores, pelos sofrimentos, pelas lutas e pelas angústias desta vida. Porém, um dia, eles decidiram crer na promessa que transforma a vida e que tem todo o poder: Jesus! Hoje estão vivendo o novo de Deus para suas vidas! São homens e mulheres que deixaram as drogas, que venceram a depressão, que reconstruíram suas famílias, que recomeçaram suas vidas do zero! Tudo porque reconheceram que a promessa que transforma a vida revela o poder de Jesus!
Conclusão:
Um final maravilhoso estava reservado à pobre viúva de Naim! Depois de ressuscitar seu único filho, o texto bíblico diz que Jesus o entregou à sua mãe. Jesus restituiu àquela mulher o que ela havia perdido. Com a restituição do seu filho, aquela mulher teve a sua dignidade, o seu respeito e o seu valor restituídos também.

A obra daquele que tem uma promessa que transforma a vida é completa!

A promessa que transforma a vida…
1. Revela a COMPAIXÃO de Jesus
2. Revela a AUTORIDADE de Jesus
3. Revela o PODER de Jesus
A Bíblia diz que “aquele que está em Cristo é nova criatura. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Hoje você precisa ter um encontro com aquele que tem uma promessa que transformará a sua vida de uma vez por todas: Jesus! Ele está aqui e se importa com você! Hoje Ele quer dar a você uma nova esperança!

 

Rolar para o topo