Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

ENCONTROS COM JESUS – O Encontro de Jesus com Nicodemos

SÉRIE DE MENSAGENS “ENCONTROS COM JESUS”
O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS | 02/07
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
O NOVO NASCIMENTO
“Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.”
(João 3.1-6)
Antes de tratar sobre a natureza do novo nascimento, é importante deixarmos claro o que não é novo nascimento. Muitas pessoas confundem a natureza do novo nascimento com outras coisas que acontecem na vida de algumas pessoas.

  • Não é novo nascimento ser bem sucedido.
  • Não é novo nascimento ter um profundo conhecimento da bíblia.
  • Não é novo nascimento ser uma pessoa profundamente religiosa.
  • Não é novo nascimento ocupar um cargo de liderança da igreja.
  • Não é novo nascimento ter apenas as informações certas da pessoa de Jesus.
  • Não é novo nascimento simplesmente uma reforma moral.

Quem é nascido de novo também possui estas características. Entretanto, isto não é a representação de um novo nascimento. Sabe por quê? Se eu perguntasse neste auditório quem conhece uma pessoa que não se converteu a Jesus mas possui estas características, tenho certeza que a maioria esmagadora diria que conhecem alguém sim.
Há muitas pessoas decentes e honradas da sociedade que nunca se entregaram a vícios, possuem um caráter moral impecável, uma integridade irretocável, assim como possivelmente Nicodemos era, que nunca entraram em uma igreja cristã protestante e jamais se converteram a Jesus.
Então, depois de examinar cuidadosamente o que não é novo nascimento, é hora de explicar, à luz do texto bíblico, o que é novo nascimento e como fazemos para recebê-lo?
O novo nascimento é…
1. Algo radicalmente NOVO.
“… Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (João 3.3)
A palavra grega para esta expressão é “ANOTHEN”, que significa absolutamente novo, inédito, que nunca existiu. Ou seja, é uma espécie de ressurreição do que estava morto. É quando ocorre uma transformação de dentro para fora, que implica ter um novo coração, uma nova mente, um novo nome, uma nova pátria, novos desejos, novos gostos, novas preferências.
Jesus deixa claro em seu encontro com Nicodemos que uma pessoa só pode ver o Reino de Deus, ter vida eterna, se o Espírito Santo implantar em seu coração a vida que tem sua origem não na terra, mas no céu. Em suma: O novo nascimento implica em uma mudança radical.

“Sem uma mudança radical, o céu não apenas seria impossível para você, mas também não seria um lugar agradável para sua alma.”

O novo nascimento é…
2. Uma obra EXCLUSIVA de Deus.
“… ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (João 3.3)
A ideia aqui é de algo que veio do alto. Nenhum ser vivo pode operar em si mesmo esse novo nascimento, como nenhum ser morto pode dar vida a si mesmo. É fato que o ser humano pode muitas coisas, mas não pode dar vida a si mesmo. Só Deus pode dar vida. Nascemos de cima, do alto, de Deus, do Espírito. Concordo com uma frase que li de um pensador:

“É mais fácil ensinar um leão tornar-se vegetariano do que converter uma alma pelo esforço humano.”

Ninguém tem condições de dar vida a um morto. Só o Espírito de Deus pode dar vida ao que está morto. Só o Espírito de Deus pode soprar em um vale de ossos secos e eles se tornarem seres viventes. Então podemos deduzir que só o Espírito de Deus pode produzir novo nascimento, arrependimento dos pecados, regeneração de vida. Só ele pode nos convencer e nos selar para o dia da redenção.
O novo nascimento é…
3. Uma TRANSFORMAÇÃO interior realizada pelo Espírito Santo.
“Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.” (João 3.6)
A água, aqui, refere-se ao batismo de João e aos outros ritos similares com os quais Nicodemos estava familiarizado. A verdade é que deve haver arrependimento, confissão, perdão e purificação do pecado para alguém estar capacitado a entrar no Reino de Deus. E não somente isso, é preciso que o poder renovador e transformador do Espírito Santo intervenha na vida do ser humano.
Jesus enfatizou isso usando uma figura como Nicodemos para chamar nossa atenção a este poder do Espírito Santo, transformador. Jesus estava apontando para uma direção que geraria a verdadeira transformação na vida de Nicodemos.
Hoje eu estou apontando para a mesma direção que Jesus apontou naquele encontro. Hoje estou direcionando você a conhecer o Espírito Santo e deixar que Ele transforme sua vida realizando uma mudança interior e ocasionando um novo nascimento em você. O novo nascimento passa por isso, sem este caminho não existe novo nascimento.
Conclusão:
No texto em questão, Nicodemos não duvida do novo nascimento, mas questiona sua possibilidade. Ele não compreende como uma pessoa pode ser totalmente transformada a ponto de ter um coração novo. Ele imaginou que teria que nascer novamente do ventre de sua mãe. Jesus então corrige sua confusão, explicando que aquele que é nascido da carne é carne. Mas, o novo nascimento não é obra humana e sim obra divina, não é obra terrena e sim obra celestial.
O que quero afirmar para vocês é que o encontro com Jesus pode gerar em você este novo nascimento, isto é, se você permitir e acreditar que Ele muda mais do que a aparência externa de uma pessoa, Ele muda o interior. Como? Através de implantar dentro de você algo radicalmente novo, de usar da exclusiva obra de Deus para isso, e de deixar dentro de você o Espírito Santo que trabalha na mudança do seu interior.
O novo nascimento é…
1. Algo radicalmente NOVO.
2. Uma obra EXCLUSIVA de Deus.
3. Uma TRANSFORMAÇÃO interior realizada pelo Espírito Santo.
Clique aqui para fazer o download do ESBOÇO desta mensagem
Clique aqui para fazer o download do GUIA DE ESTUDO desta mensagem
Clique aqui para fazer o download do PPT desta mensagem

Rolar para o topo