Escolhidos para Amar
“OS ESCOLHIDOS” | 04/07
ESCOLHIDOS PARA AMAR
mensagem pregada pelo Min. João Vítor
Texto Bíblico: João 21.15-22
Em João 21.15-22, Jesus pede a Pedro que o ame mesmo após Pedro tê-lo negado antes. Jesus reafirma a importância do amor e confiança mútua. Pedro, apesar de suas falhas, é restaurado por Jesus. Esse episódio destaca a compaixão de Jesus e a capacidade de restaurar aqueles que O seguem independentemente de suas fraquezas.
Quem é escolhido para amar…
1. É PROCURADO por Jesus para ser RESTAURADO.
“Depois disso, Jesus se manifestou outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades…” (Joao 21.1a)
Jesus toma a decisão de procurar Pedro. Jesus tinha um profundo desejo de restaurar Pedro para que ele pudesse ser um restaurador de vidas.
Quem é escolhido para amar…
2. É DESPERTADO no amor que ESFRIOU.
“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes?’. Disse ele: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’… Novamente Jesus disse: ‘Simão, filho de João, você realmente me ama?’. Ele respondeu: ‘Sim, Senhor tu sabes que te amo’… Pela terceira vez, ele lhe disse: ‘Simão, filho de João, você me ama?’. Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez ‘Você me ama?’ e lhe disse: ‘Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo’.” (João 21.15,16,17)
Jesus toma a decisão de despertar o amor de Pedro. Em vez de confrontar Pedro, fazendo-o lembrar de suas vergonhosas quedas, Jesus toca de forma sensível no âmago do problema, perguntando-lhe: “Tu me amas?”.
O amor é o maior dos mandamentos. O amor é o cumprimento da lei. O amor é a prova genuína de que somos verdadeiros discípulos de Jesus. Quando pedro caiu, seu “eu” estava assentado no trono de sua vida. Para pedro se levantar, Jesus precisava estar assentado no trono do seu coração.
Quem é escolhido para amar…
3. É REINGRESSADO em seu MINISTÉRIO para cumprir a MISSÃO.
Jesus toma a decisão de reingressar Pedro no ministério. A condição única exigida a Pedro para voltar-se para Jesus e para reingressar no ministério era demonstrar seu amor a Jesus.
“Disse Jesus: ‘Cuide dos meus cordeiros’… Disse Jesus: ‘Pastoreie as minhas ovelhas’… Disse-lhe Jesus: ‘Cuide das minhas ovelhas’.” (João 21.15,16,17)
Depois de restaurar Pedro, Jesus lhe deu uma ordem clara: Apascenta os eus cordeiros, pastoreia as minhas ovelhas.
Jesus restaura não apenas a vida spiritual de Pedro, mas, também, o seu ministério como apóstolo e seu trabalho como pastor do rebanho.
A atitude de Jesus em relação a Pedro lança luz sobre a atitude que a igreja deve ter em relação àqueles que caíram e precisam ser restaurados.
Conclusão:
Quem é escolhido para amar…
1. É PROCURADO por Jesus para ser RESTAURADO.
2. É DESPERTADO no amor que ESFRIOU.
3. É REINGRESSADO em seu MINISTÉRIO para cumprir a MISSÃO.