Esperança e Futuro

ESPERANÇA E FUTURO

mensagem pregada pelo Min. Wallace Souza

“Assim diz o Senhor: Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor, e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei, diz o Senhor.” (Jeremias 29.10-14)

Introdução:

Jeremias 29 é o registro da carta que o profeta, em nome de Deus, enviou para os judeus que estavam cativos na Babilônia. Dentre as muitas coisas que poderiam ser destacadas, vale a pena realçar o seguinte: Deus revela ao povo que foi Ele quem o levou para o cativeiro na Babilônia, mas que também Ele mesmo é quem vai libertá-lo e restaurá-lo. A partir daí, o teor dessa carta apresenta um Deus que dá ênfase sobre seus planos imutáveis de dar ao povo cativo esperança e futuro. Deus não havia encerrado seu relacionamento com o seu povo e fez questão de lembrar da sua promessa de restauração.

Você pode perguntar: o que essa história tem a ver comigo? Eu respondo: TUDO. Deus olha pra você e para sua dura realidade de vida. Ele contempla suas dores, seus sofrimentos, suas lutas mais profundas, seus medos, sua angústia e libera uma promessa ao seu coração: Eu sei os planos que tenho para você; nas minhas mãos, você tem esperança e futuro!

Você pode ter esperança e futuro…

1. Porque é Deus QUEM FAZ a promessa.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor…” (Jeremias 29.11)

Você pode ter esperança e futuro porque que lhe faz essa promessa é o próprio Deus. Deus é fiel em cumprir aquilo que Ele prometeu.

Você pode ter esperança e futuro…

2. Porque você é ALVO dessa promessa.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor…” (Jeremias 29.11)

Você pode ter esperança e futuro porque você é alvo dessa promessa. Você é especial para Deus. Ele não abre mão de você. Ele não abre mão de restaurar a sua vida.

Você pode ter esperança e futuro…

3. Por causa dos EFEITOS dessa promessa.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Você pode ter esperança e futuro porque os planos que Deus tem pra você são planos de fazê-lo prosperar e não de lhe causar dano. Esses são os efeitos da promessa de Deus pra você.

Conclusão:

Sabe o que acontece quando você toma posse dessa promessa de esperança e do futuro que Deus tem para sua vida? Uma nova realidade de vida surge onde Deus se deixa ser encontrado por você e o restaura. Preste atenção a mais alguns detalhes da promessa:

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor, e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei, diz o Senhor.” (Jeremias 29.12-14)

Não importa como você chegou aqui ou como você chegou nesse acampamento, Deus continua liberando uma promessa ao seu coração: Eu não abro mão de você, eu sei os planos que tenho para sua vida, são planos de fazer você prosperar, são planos de dar a você esperança e um futuro. É Deus quem faz a promessa. Essa promessa alcança sua vida. Essa promessa tem efeitos extraordinários que transformam a sua vida. Deus tem pra você esperança e futuro. Você quer entrar nessa jornada com Ele?

Rolar para o topo