Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Está na Hora de Dizer BASTA (19/10/2014 – noite)

ESTÁ NA HORA DE DIZER BASTA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Marcos 5.24-34
O texto é bem conhecido da igreja e retrata a cura de uma mulher que sofria de uma hemorragia há doze anos e ao ouvir falar de Cristo, crê que se pelo menos conseguisse tocar em suas vestes seria curada. No entanto, o que levou essa mulher a dizer basta? Eu acredito que era o tempo do seu sofrimento. Vejamos alguns aspectos do sofrimento desta mulher.
Essa mulher enfrentava…
 Um sofrimento PROLONGADO.
“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia.” (Marcos 5:25)
Aquela mulher hemorrágica buscou a cura durante doze anos. Foi um tempo de busca e de esperança frustrada. Foram doze anos de enfraquecimento constante; anos de lágrimas, de noites mal dormidas, de sofrimento sem trégua. É possível que você também esteja sofrendo há muito tempo. Talvez esse também seja o seu dilema, um sofrimento prolongado. Entretanto, está na hora de dizer basta! Creia que Jesus é a cura para seu sofrimento prolongado.
Essa mulher enfrentava…
 Um sofrimento que PIORAVA a cada dia.
“Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, em vez de melhorar, piorava.” (Marcos 5:26)
O Talmud dava onze formas de cura para a hemorragia. Segundo alguns historiadores, ela buscou todas as formas. Ela procurou todos os médicos. Aquela mulher gastou tudo que tinha com vários médicos. Era uma mulher batalhadora e incansável na busca da solução para sua vida. Ela não era passiva nem omissa. Ela não ficou amuada num canto reclamando da vida, antes correu atrás da solução. Ela bateu em várias portas, buscando uma saída para o seu problema. Mas, apesar de todos os seus esforços, perdeu não só o seu dinheiro, mas também progressivamente a sua saúde. Ela ficava cada vez pior. A sua doença era crônica e grave. A medicina não tinha resposta para o seu caso. Os médicos não puderam ajudá-la. Sendo assim, sua situação só agravava. Talvez esse também seja o seu dilema, um sofrimento que só piora a cada dia da sua vida. Entretanto, está na hora de dizer basta! Se a sua dor também só piora, creia que Jesus tem o remédio certo para ela.
Essa mulher enfrentava…
 Um sofrimento que PRODUZIA terríveis traumas.
“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia.” (Marcos 5:25)
A mulher hemorrágica enfrentou pelo menos três tipos de traumas, por causa da sua enfermidade:
Em primeiro lugar,
a) O trauma conjugal.
Segundo a lei judaica, a mulher com fluxo de sangue não podia relacionar-se com o marido. Se ela era solteira não podia casar-se; se era casada, não podia relacionar-se com o marido e possivelmente seu casamento já estava abalado.
Em segundo lugar,
b) O trauma social.
Uma mulher com hemorragia não podia relacionar-se com as pessoas; antes, devia viver confinada, na caverna da solidão, no isolamento, sob a triste realidade do ostracismo social. Essa mulher era tratada quase como se estivesse com lepra. Por doze anos ela não pudera abraçar nenhum familiar sem causar-lhe dano. Ela vivia possuída de vergonha, com a auto-estima amassada. Por isso, chegou anonimamente para tocar em Jesus, como medo de ser rejeitada, pois quem a tocasse ficaria cerimonialmente impuro.
Em terceiro lugar,
c) O trauma da religião.
Doze anos sem ir ao culto. Uma mulher com fluxo de sangue não podia entrar no templo nem na sinagoga para adorar. Ela estava proibida de participar do culto público, visto que estava em constante condição de impureza ritual (Levítico 15.25-33). Era considerada impura, portanto, impedida de participar das festas e dos cultos.
Esses eram os traumas que essa mulher carregava em sua vida devido a sua enfermidade. E você? Quais são os traumas que você carrega em sua vida? Será um abuso, um casamento mal resolvido, uma paternidade mal resolvida, uma ofensa, uma decepção, um pecado escondido, uma traição, um vício… Qual é o seu trauma? O que você carrega como um estigma em sua vida que o tem impedido de ser feliz. Querido, não importa qual seja o trauma que você carrega, está na hora de dizer basta!
Está na hora de dizer basta para rejeição, para o seu sofrimento prolongado, para os abusos do passado, para a dor de uma traição, para uma vida de pecado, para um casamento mal resolvido, para uma paternidade mal resolvida, para o fracasso, para as frustrações, para as decepções, para as amarguras. Em que áreas da sua vida você precisa dizer BASTA?
A mulher entendeu que precisava dar um basta naquele sofrimento. Ela já não suportava mais aquela situação. Estava na hora de dizer BASTA e assim ela o fez. O resultado disso foi a cura da sua enfermidade. Hoje, também, está na hora de você dizer BASTA para tudo aquilo que tem lhe impedido de alcançar um milagre.
Está na hora de dizer BASTA, então…
1 | BUSQUE a ajuda de Jesus
“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto.” (Marcos 5.27)
A mulher hemorrágica depois de procurar por vários médicos, sem encontrar solução para o seu problema, buscou a Jesus. Ela ouvira falar de Jesus e das maravilhas que ele fazia. A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. O que ela ouviu produziu uma fé inabalável em Jesus. Ela não somente disse que seria curada se tocasse nas vestes de Jesus, mas de fato ela tocou e foi curada.
Por providência divina, às vezes, somos levados a Cristo por causa de um sofrimento, de uma enfermidade, de um casamento rompido, de uma dor que nos aflige. Essa mulher rompeu todas as barreiras e foi tocar nas vestes de Jesus. Talvez você tenha procurado ajuda em muitos lugares e através de muitas pessoas que nada puderam fazer para amenizar o seu sofrimento. Hoje é o tempo de você buscar a ajuda do alto, a ajuda de Jesus.

Os nossos problemas não apenas nos AFLIGEM, eles também nos ARRASTAM aos pés de Jesus.

Está na hora de dizer BASTA, então…
2 | ACREDITE que nada está perdido
“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto… Porque pensava: Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada.” (Marcos 5.27,28)
Quando tudo parece estar perdido, ainda há uma saída, com Cristo. Ela ouviu sobre a fama de Jesus: que ele dava vista aos cegos e purificava os leprosos; que libertava os cativos e levantava os coxos; que ressuscitava os mortos e devolvia o sentido da vida aos pecadores que se arrependiam. A mulher acreditou que nada estava perdido. Ainda havia esperança no coração daquela pobre mulher. Então, ela renovou suas esperanças foi a Jesus e foi curada. Renove suas expectativas em Jesus, pois ainda existe esperança para você.
Talvez você esteja pensando: pastor, não há mais chance para mim; nada mais pode ser feito pela minha vida; não tem mais jeito para minha vida. Não acredite nessa mentira! Ainda há esperança para sua vida, e essa esperança se chama Jesus. Acredite que nada está perdido. Jesus pode e quer transformar a história da sua vida neste dia!

Quando os nossos problemas parecem INSOLÚVEIS, ainda podemos ter ESPERANÇA.

Está na hora de dizer BASTA, então…
3 | USE SUA FÉ para tocar em Jesus
“Porque pensava: Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada… imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento.” (Marcos 5.28,29)
No meio da multidão que comprimia a Jesus, a mulher tocou em suas vestes e ele perguntou: “Quem me tocou nas vestes?” O que houve de tão especial no toque dessa mulher? Quero destacar quatro características do toque dessa mulher nas vestes de Jesus:
Em primeiro lugar,
 Foi um toque intencional.
Ela não tocou em Jesus acidentalmente; ela pretendia tocá-lo.
Em segundo lugar,
 Foi um toque proposital.
Ela deseja ser curada do seu mal que a atormentava há doze anos.
Em terceiro lugar,
 Foi um toque confiante.
Ela foi movida pela fé, pois acreditava que Jesus tinha poder para restaurar sua saúde.
Em quarto lugar,
 Foi um toque eficaz.
Quando ela tocou em Jesus, ficou imediatamente livre do seu mal. Sua cura foi completa e cabal.
Ela recebeu três curas distintas: A primeira cura foi física. O fluxo de sangue foi estancado. A segunda cura foi emocional. Jesus não a desprezou, mas a chamou de filha. A terceira cura foi espiritual. Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou” (Marcos 5.34).
A mulher usou a sua fé para tocar em Jesus e, hoje, você também pode usar a sua fé para tocar nas vestes de Jesus e dar um BASTA a tudo aquilo que tem produzido dor, sofrimento e amargura em sua vida.

Quando nós TOCAMOS as vestes de Jesus com FÉ, podemos ter a CERTEZA de que seremos sarados.

Conclusão:
Depois disso tudo, Jesus disse para mulher:
“Vai em paz e fique livre do seu sofrimento.” (Marcos 5.34)
Quando, pela fé em Jesus, somos capazes de dizer BASTA, o próximo BASTA sai dos lábios do próprio Jesus! Foi assim com aquela mulher. Depois que ela foi capaz de dizer BASTA pela fé, Jesus assumiu o controle da situação e disse a ela: BASTA, vai em paz, fique livre do seu sofrimento!
A mesma bênção com que Jesus despediu a mulher é uma promessa para você agora, neste tempo. Está na hora de dizer BASTA! Está na hora dizer um BASTA para a mentira, para a prostituição, para o adultério, para as drogas, para a criminalidade, para a enfermidade. Está na hora de dizer BASTA para todos os seus pecados.
É tempo de buscar a ajuda de Jesus, acreditar que nada está perdido em sua vida e usar a sua fé para tocar em Jesus. O resultado disso será ouvir dos lábios de Jesus o seguinte: BASTA, vai em paz, há uma nova vida para você!
Talvez, você iniciou essa mensagem com medo, angústia e uma hemorragia existencial. Mas, agora, você pode voltar para casa livre, curado, perdoado, salvo. Vai em paz e fica livre do seu sofrimento!
 

Rolar para o topo