Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Eu Sou a Luz do Mundo

SÉRIE “QUEM É JESUS?” | 01/07
EU SOU A LUZ DO MUNDO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8.12)

As palavras e ações de Jesus abriram os olhos de algumas pessoas e deixaram outras na escuridão porque não decidiram crer nEle como o Messias prometido. A partir disso, o que podemos aprender com essa declaração de Jesus?

Como luz do mundo…

1. Jesus nos GUIA.

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo…” (João 8.12a)

Ao dizer “Eu Sou a Luz do Mundo”, Jesus nos lembra que, mesmo em tempos de incerteza e trevas, podemos confiar Nele para nos guiar em direção a eternidade.

Como luz do mundo…

2. Jesus AFASTA as TREVAS quando O seguimos.

“… Quem me segue, nunca andará em trevas…” (João 8.12b)

Ao se revelar como a luz do mundo, Jesus estava dizendo que aqueles que O seguem, que creem e confiam Nele como o Filho de Deus, nunca caminharão em trevas. A vida com Jesus é uma jornada na luz da verdade, na luz da santidade e na luz da mais completa felicidade. Isso significa que aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus, que O seguem e O obedecem, são guiados por Sua verdade, sabedoria e discernimento espiritual.

Como luz do mundo…

3. Jesus PROMETE a LUZ da vida àqueles que O seguem.

“… mas terá a luz da vida”. (João 8.12c)

Essa ideia aponta para a redenção que Jesus oferece. A humanidade está perdida e em trevas devido ao pecado, mas Jesus oferece oportunidade de restauração e reconciliação com Deus. Jesus promete a vida eterna. Isso significa que, além da vida terrena, há uma vida eterna com Deus para aqueles que O seguem. Essa esperança fundamenta a fé daqueles que decidem seguir a Jesus.

Como luz do mundo…

4. Jesus nos envia para REFLETIR Sua luz.

Em João 9.5, Jesus disse: “… enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.” (João 9.5).

Se olharmos com atenção ao texto bíblico iremos notar a existência do advérbio de tempo – “enquanto”, o que nos sugere que o Mestre está limitando o seu poder de iluminação no mundo. Ou seja, chegaria um tempo em que a luz poderia deixar de brilhar. Porém, para que isso não acontecesse, Jesus transferiu a seus discípulos o poder de refletir a Sua luz neste mundo. A Bíblia confirma essa verdade através das palavras do mesmo Jesus. Ele declarou:

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.14-16)

Conclusão:

Quem é Jesus? Ele é a Luz do Mundo. Como luz do mundo Jesus nos guia, Jesus afasta as trevas quando O seguimos, Jesus promete a luz da vida àqueles que O seguem e Jesus nos envia para refletir Sua luz.

Rolar para o topo