EXPECTATIVAS – Comece Hoje a Desfrutar da Liberdade

SÉRIE “IDENTIDADE” | 02/07
EXPECTATIVAS – COMECE HOJE A DESFRUTAR DA LIBERDADE

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

Ana é o personagem bíblico que vai nos inspirar hoje. Ela é o exemplo de alguém que teve expectativas frustradas, mas decidiu encará-las de uma maneira diferente, passando a desfrutar da liberdade e vivendo a plenitude de vida que Deus havia planejado para ela. A Bíblia diz:

“Ele [Elcana] tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha. […] Elcana, seu marido, lhe perguntava: Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (1º Samuel 1.2,8)

A expectativa de Ana era ter filhos, mas ela era estéril. Porém, ela não se conformou com suas expectativas frustradas e, mesmo tendo que enfrentar muitas situações adversas, Ana decidiu em seu coração tornar-se uma mulher plena, cheia de expectativas, mas, também, uma mulher capaz de desfrutar de tudo o que Papai havia preparado para ela. Sendo assim, o que podemos aprender com a experiência de Ana?

Para desfrutar da liberdade…

1. Seja livre da PERFEIÇÃO

“No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.” (1º Samuel 1.4,5)

No tempo de Ana e Penina, uma mulher só alcançaria a tão almejada vida perfeita caso fosse mãe. Atenção! Deus não espera que você seja perfeito.

“Enquanto os outros só conseguem enxergar os nossos erros, Deus ainda vê as nossas possibilidades.”

Permita-se ser imperfeito e deixe os outros serem também. Se você obedecer a Deus, Ele mesmo cuidará da sua reputação. Aprenda a lidar com as expectativas livrando-se da perfeição. 

Para desfrutar da liberdade…

2. Seja livre da COMPARAÇÃO

“E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia.” (1º Samuel 1.6,7)

“Quando nos comparamos com outras pessoas, deixamos de enxergar as virtudes que existem em nós.”

Caímos na armadilha da comparação porque achamos que a vida é uma competição. A Bíblia diz:

“Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar com alguns que se recomendam a si mesmos. Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento.” (2ª Coríntios 10.12)

“Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém.” (Gálatas 6.4)

“Deus não criou você para ser uma cópia; Ele o criou para ser você!”

“Deus não tem filhos prediletos; Ele tem propósitos diferentes para cada um de seus filhos.”

Para desfrutar da liberdade…

3. Seja livre do papel de COADJUVANTE

“Ele [Elcana] tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha.” (1º Samuel 1.2)

Apesar de receber privilégios de quem é protagonista, Ana se via como alguém que havia sido esquecida no banco de reservas. Da mesma forma acontecia com Penina. Ela era protagonista de sua própria história, mas não parecia satisfeita até que Ana se sentisse coadjuvante.

“Acreditar em si mesmo é viver conforme o poder de Deus que há dentro de você!”

Conclusão:

Para desfrutar da liberdade…
1. Seja livre da PERFEIÇÃO
2. Seja livre da COMPARAÇÃO
3. Seja livre do papel de COADJUVANTE

Não existem desvantagens quando Deus está do seu lado. Olhe para o que você pode fazer e foque nos seus dons. Recuse-se a ter pena de si mesmo. Você pode ser o protagonista da sua história, não importa o que tenha enfrentado!!!

Rolar para o topo