Faça Parte da Família de Deus (17/08/2014 – noite)

Uma Vida com Propósito
Você foi formado para fazer parte da família de Deus
FAÇA PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Portanto, vocês já não são estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.”
(Efésios 2.19)
“… A família de Deus é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” (1 Timóteo 3.15b)
Você é chamado para pertencer, não somente para crer. Nossa intenção é que todos façam parte desta família. Desejamos isto porque cremos que ninguém pode ser realmente feliz fora de uma igreja-família. A igreja é o lugar para você! Você foi criado por Deus para crer e se relacionar com ele, mas também para participar de uma família! Mesmo no ambiente do Éden, o lugar mais perfeito de que temos notícia, Deus disse:
“Não é bom que o homem esteja só.” (Gênesis 2.18)
A Bíblia não mostra nenhum solitário ou eremita, ou seja, um crente que vivesse isolado de outras pessoas, privado de companhia. Viver assim é ir contra o que Deus planejou para você! A Bíblia diz que “Fomos ajuntados, reunidos, juntamente tornado membros, juntamente feitos herdeiros, combinados, mantidos juntos e que seremos juntamente arrebatados” (1Co 12.12; Ef 2.21,22; Cl 2.19; I Ts 4.17).
Sendo assim, tenho uma notícia para você: Você não está mais por conta própria nessa vida! Deus te criou para se relacionar com pessoas. O seu relacionamento com Deus é pessoal, mas isso não quer dizer que seja particular! Deus se relaciona com você e com outros ao mesmo tempo, e te planejou para que você tivesse bons relacionamentos.
“Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Romanos 12.5).
Amigo, se você crê em Cristo, você passa a fazer parte de sua família, passa a ser membro de um corpo! Seguir a Cristo inclui não apenas acreditar, mas também integrar! A palavra “membro” tem perdido o seu significado. Hoje, lojas oferecem descontos para membros e associados. Mas ser membro não significa apenas ser adicionado à lista de uma organização, mas ser parte de um organismo vivo. A igreja não é empresa, é organismo vivo, onde cada um tem sua função. Você foi planejado por Deus para uma função específica e você a encontra quando crê em Cristo e participa de uma igreja. Jesus disse:
“Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.18)
Quem diz que não precisa de uma igreja, está dizendo que não precisa de Jesus Cristo, pois a Bíblia diz que: “Cristo amou a igreja e entregou-se por ela”. A igreja é descrita como noiva de Cristo. Já pensou que estranho você dizer a alguém: ”eu gosto de você, mas não gosto da sua esposa”. Provavelmente você não se relacionaria com essa pessoa! Da mesma forma, se você ama a Cristo, é improvável que você viva sem uma igreja local. Hoje você precisa de Cristo e da família de Deus, a igreja, na sua vida!
Sendo assim, o que fazer? Você deve entrar para a família de Deus!
Você deve entrar para a família de Deus…
1. Para TORNAR-SE um CRISTÃO AUTÊNTICO
Você não pode afirmar que é um seguidor de Cristo se não for comprometido com um grupo específico de seguidores de Cristo. A Bíblia diz:
“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13.35)
“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3.28)
O amor que demonstramos uns pelos outros nos identifica como seguidores de Cristo e elimina as diferenças entre nós. Independente de cor, cultura, costumes, todos somos um corpo. Se você precisa de um relacionamento com Cristo, este é o seu lugar! Mas, você pode esta, sentado aqui pensando eu não preciso fazer parte da igreja! A igreja é indestrutível e existirá para sempre ela vencerá o tempo e cumprirá sua missão, não foi em vão que Jesus morreu por ela.
Você deve entrar para a família de Deus…
2. Para sair da SOLIDÃO e do ISOLAMENTO EGOÍSTA
Um dos maiores males dos nossos dias é a solidão. Estamos sozinhos no meio da multidão. Vivemos isolados e com medo das pessoas. Mas na igreja nunca estamos sozinhos. Temos uma grande e bela família e uma multidão de amigos. A igreja também nos ajuda e vencer o egoísmo. Sei que o nosso dia a dia nos leva a uma vida muito isolada onde pensamos sempre em nós mesmos, mas Deus deseja algo diferente para a sua vida. Nada de se sentir só, nada de viver sozinho! A igreja é a sala de aula onde você aprende a se relacionar com a família de Deus. É o local onde pessoas se envolvem. É o lugar para você se sentir amado, aceito e é o melhor lugar para você demonstrar interesse pelos outros.
“Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.” (1 Coríntios 12.26)
Deus quer que você hoje faça um compromisso de vida com ele, e esse compromisso envolve dar o seu melhor pela vida de outros.
“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1 João 3.16)
Você deve entrar para a família de Deus…
3. Para VIVER uma vida MAIS SAUDÁVEL
A geração sanduíche está passando a comer salada! Cada um de nós está procurando uma qualidade de vida melhor. Por isso estamos procurando novos hábitos: salada, produtos light. Você precisa procurar novos hábitos espirituais para a sua vida. Muita gente acha que ir à igreja, assistir um culto de vez em quando é suficiente para ter uma qualidade de vida boa. Você só terá uma qualidade de vida espiritual boa com Deus, quando estiver convivendo na igreja, por que aqui você desenvolverá novos hábitos para a sua vida. Hábitos saudáveis para você e para outras pessoas. Você cresce e ajuda outros a crescer!
“Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4.16)
Que tipo de hábitos? Vejamos alguns deles:

  • Amar
  • Orar
  • Incentivar
  • Admoestar
  • Honrar
  • Saudar
  • Servir
  • Ensinar
  • Aceitar
  • Perdoar

Comprometido com Deus, você tem a oportunidade de desenvolver novos hábitos para a sua vida dentro de uma igreja!
Você deve entrar para a família de Deus…
4. Para ser parte do PROJETO DE DEUS neste mundo
Parece engraçado, mas é verdade! Você precisa da igreja, porque esse organismo vivo também precisa de você. Há tanto por fazer… tanta gente para ajudar… e você tem habilidades que Deus te deu para desempenhar um papel super importante nesse lugar! Por isso esse é o seu lugar! Por que aqui, tem espaço para você servir! A Bíblia diz que Deus te concedeu talentos a você para esse projeto. Ou seja, para essa missão!
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo… e ele os distribui individualmente, a cada um, como quer.” (1 Coríntios 12.4,11b)
A igreja é o lugar onde você pode descobrir todo o potencial que Deus deu a você! Quando descobrimos isso, somos mais felizes, pois nos sentimos verdadeiramente realizados. Hoje você pode dar passos para descobrir tudo o que Deus tem para você!
“A igreja é a esperança do mundo”.
A igreja é o instrumento de Deus para socorrer o mundo! Devemos nos amar e mostrar o amor de Deus para o resto do mundo! Deus te planejou, te criou para que você fizesse parte do projeto dele de salvar o mundo! Você pode fazer parte desse projeto quando acreditar em Jesus Cristo como Senhor da sua vida e quando se unir a uma igreja!
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10)
Você deve entrar para a família de Deus…
5. Para VENCER o PECADO
Você já percebeu que por mais que tentemos o contrário, nós sempre estamos perto de cair em tentação, de cometer pecados? Nas circunstâncias apropriadas nós somos capazes de qualquer pecado! Deus sabe disso, por isso ele criou a igreja! Porque quando você se relaciona com pessoas que estão buscando a Deus e procurando viver de forma correta diante dele, você é cuidado por pessoas e você ajuda pessoas! A igreja é o lugar onde você recebe o apoio necessário para dizer não para o pecado. Aqui há o cuidado!
“… encorajem-se uns aos outros todos os dias… de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3.13)
Na igreja você tem proteção das pessoas e dos seus líderes espirituais.
Você deve entrar para a família de Deus…
6. Para RECEBER a palavra de SALVAÇÃO
A igreja não salva. Quem salva é Jesus. Mas a igreja é a portadora das boas novas de salvação. É na igreja que a maioria das pessoas conhece o amor de Deus!
Conclusão:
Seguir a Deus implica em integrar-se à família de Deus, a igreja! Então, por que você precisa da igreja? Porque:

  1. Ela o identifica como um cristão autêntico
  2. Ela tira você da solidão e do isolamento egoísta
  3. Ela ajuda você a desenvolver hábitos espirituais saudáveis
  4. Ela proporciona um sentido para a sua vida
  5. Ela o impedirá de retroceder
  6. Ela é a mensageira da salvação em Cristo

Deus o trouxe aqui para falar ao seu coração e ele hoje oferece a oportunidade que você precisa para atingir todo o potencial para o qual Ele lhe criou! Ele o criou para se relacionar com você e para integrar você a uma igreja. Qual a sua resposta? Você quer receber Jesus como seu salvador e fazer parte da família de Deus?
 

Rolar para o topo