Amar é o que Realmente Importa (17/08/2014 – manhã)

Uma Vida com Propósito
Você foi formado para fazer parte da família de Deus
AMAR É O QUE REALMENTE IMPORTA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça: sem amor, estou falido.” (1 Coríntios 13.3b, AM)
“Amor significa viver da maneira que Deus nos mandou viver. Como vocês ouviram desde o início, o mandamento dele é este: viva uma vida de amor.” (2 João 1.6, NVC)
Viver consiste em amar. Uma vez que Deus é amor, a lição mais importante que ele quer que você aprenda neste mundo é como amar. É quando amamos que somos mais parecidos com o Senhor, de modo que o amor é a base de todos os mandamentos que ele nos deu:
“Toda a Lei se resume num só mandamento: ame o seu próximo como a si mesmo.” (Gálatas 5.14, BV)
Aprender a amar sem segundas intenções não é fácil: vai contra a nossa natureza egoísta. É por isso que temos toda uma vida para aprender. Pedro aconselha:
“Demonstrem amor especial pelo povo de Deus.” (1 Pedro 2.17b, CEV)
Paulo também expressa o mesmo sentimento:
“Quando tivermos oportunidade de ajudar alguém, devemos fazê-lo. Mas devemos dar atenção especial aos que pertencem à família da fé.” (Gálatas 6.10, NCV)
Por que Deus insiste em que dediquemos amor e atenção especial aos outros cristãos? Por que eles devem ser priorizados? Porque Deus quer que sua família seja conhecida pelo amor mais que por qualquer outra coisa. Jesus disse que o nosso amor uns pelos outros é o maior testemunho que podemos dar ao mundo. Ele disse o seguinte:
“Esse profundo amor que vocês tiverem uns pelos outros provará ao mundo que vocês são meus discípulos.” (João 13.35, BV)
No céu, desfrutaremos a convivência da família de Deus para sempre, mas primeiro temos um trabalho árduo a realizar neste planeta, que nos servirá de preparação para uma eternidade de amor. É da vontade de Deus que você tenha um relacionamento íntimo e constante com os outros irmãos, para que possa desenvolver a habilidade de amar.
O amor não pode ser aprendido no isolamento. Você precisa de pessoas por perto – pessoas irritantes, imperfeitas, e que nos decepcionam. Por meio dessa união podemos aprender algumas verdades importantes.
O amor é o que realmente importa, pois…
1. O melhor EXERCÍCIO da vida é AMAR.
Amar deve ser sua principal prioridade, eu objetivo primordial e sua maior ambição. Amar não é uma parte boa de sua vida: é a mais importante. A Bíblia diz:
“Que o amor seja o maior alvo de vocês.” (1 Coríntios 14.1a, BV)
Não basta dizer “uma coisa que quero na vida é ser amoroso”, como se isso fosse apenas um item na sua lista dos dez principais objetivos. Seus relacionamentos devem ter prioridade acima de tudo. Por quê?

  • A vida sem amor não tem VALOR NENHUM.

“Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que faça: sem amor, estou falido.” (1 Coríntios 13.3, AM)
Palavras do apóstolo Paulo. Frequentemente, agimos como se os relacionamentos devessem ser encaixados em nossa agenda. Falamos em encontrar tempo para nossos filhos e em reservar tempo para as pessoas que fazem parte da nossa vida. Isso dá a impressão de que os relacionamentos são apenas parte de nossa vida, no contexto de muitas outras tarefas. Mas Deus diz que a vida é feita de relacionamentos. Todos os mandamentos se referem a relacionamentos. Quatro tratam do nosso relacionamento com Deus e seis tratam do nosso relacionamento com as pessoas, porém Jesus resumiu todos os mandamentos da seguinte maneira:
“Você deve amar ao Senhor seu Deus de todo o seu coração (…) Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é igualmente importante: ame o seu próximo como a você mesmo. Todos os outros mandamentos e todas as instruções dos profetas baseiam-se nestes dois mandamentos.” (Mateus 22.37-40, NLT)
O trabalho e os negócios são inimigos dos relacionamentos. Preocupamo-nos em ganhar a vida, concluir nossas tarefas, pagar as contas e cumprir metas, como se isso fosse a razão da nossa vida. Mas não é! O objetivo da vida é aprender a amar a Deus e as pessoas. Vida menos amor é igual a zero.

  • O amor permanece para SEMPRE.

“Estes três permanecem para sempre: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (1 Coríntios 13.13, NCV)
O amor deixa um legado. A forma de você tratar outras pessoas, não sua riqueza ou suas façanhas, é a influência mais duradoura que se pode deixar neste mundo. Madre Tereza disse o seguinte:
“Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa.”
O amor é o segredo de uma herança que dura para sempre. Em nossos momentos finais, todos nós percebemos que são os relacionamentos que constituem a vida. Ser sábio é aprender essa verdade o mais rapidamente possível. Não espere chegar ao leito de morte para compreender que nada além disso é o mais importante.

  • Seremos avaliados pelo amor que DEDICAMOS.

Uma das formas pela qual Deus mede nossa maturidade espiritual é pela qualidade de nossos relacionamentos. No céu, Deus irá rever a maneira como você tratou as pessoas, especialmente as necessitadas. Jesus disse que para amá-lo é preciso amar a família dele e cuidar de suas necessidades práticas:
“Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum destes pequeninos que são membros da minha família, a mim o fizeram.” (Mateus 25.40, NRSV)
Quando partir para a eternidade, você deixará todo o restante para trás, exceto seu caráter. Por isso, a Bíblia diz:
“A única coisa que realmente importa é a fé que se manifesta mediante o amor.” (Gálatas 5.6)
A melhor oração que você poderia fazer nesse dia é a seguinte: Deus, conseguindo ou não realizar qualquer outra coisa no dia de hoje, quero ter a certeza de que terei tempo para amá-lo e para amar as pessoas, porque é nisso que a vida consiste. Não quero desperdiçar este dia. Em nome de Jesus, amém!
O amor é o que realmente importa, pois…
2. A melhor EXPRESSÃO do amor é o TEMPO.
Não é o bastante dizer que relacionamentos são importantes: devemos provar essa afirmação, investindo tempo neles. Palavras isoladas não tem valor algum:
“Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” (1 João 3.18, NTLH)
Relacionamentos demandam tempo e esforço. A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos. O amor concentra-se tão atentamente na outra pessoa que por um momento você esquece de você mesmo. Seu tempo é sua vida, por isso o maior presente que você pode dar a alguém é seu tempo. Sempre que você dá seu tempo, está fazendo um sacrifício, e o sacrifício é a essência do amor. Jesus foi o exemplo disso:
“Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados.” (Efésios 5.2, BV)
Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. Amar significa renunciar – abdicar de minhas preferências, conforto, objetivos, segurança, energia ou tempo para benefício de outra pessoa:
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu…” (João 3.16a, NVI)
O amor é o que realmente importa, pois…
3. O melhor MOMENTO para amar é AGORA.
Algumas vezes, o adiamento é uma resposta válida para uma tarefa. No entanto, como o amor é o que mais importa, ele tem prioridade máxima. A Bíblia enfatiza isso repetidamente:
“Sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos.” (Gálatas 6.10, NLT)
“Aproveite cada chance que tiver para fazer o bem.” (Efésios 5.16, NCV)
“Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje.” (Provérbios 3.27-28, NTLH)
Por que o melhor momento para expressar o amor é agora? Porque você não sabe até quando terá oportunidade. As circunstâncias mudam, as pessoas morrem, os filhos crescem. Você não tem nenhuma garantia do amanhã. Se quiser expressar seu amor por alguém, é melhor que o faça agora. Pode ser que não haja um outro dia, uma outra chance, uma outra oportunidade. O melhor momento para amar é agora!
Conclusão:
Tendo consciência de que um dia você estará diante de Deus, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas que você precisa levar em consideração:

  • Como explicará aqueles momentos em que projetos e coisas foram mais importantes para você que as pessoas?
  • Com quem você precisa passar mais tempo?
  • O que você precisa eliminar de sua agenda para tornar isso possível?
  • Que sacrifícios você precisa fazer?

Quando estiver diante de alguém, lembre-se sempre do seguinte:
O amor é o que realmente importa, pois…
1. O melhor EXERCÍCIO da vida é AMAR;
2. A melhor EXPRESSÃO do amor é o TEMPO;
3. O melhor MOMENTO para amar é AGORA.
DESAFIO DA SEMANA: convidar alguém ou alguma família que não seja do seu círculo de relacionamento para jantar, ou almoçar ou lanchar com sua família. Pode ser da igreja ou da sua comunidade. Elimine coisas sem valor de sua agenda e priorize esse encontro.
 

Rolar para o topo