Fazendo da Minha Casa o Melhor Lugar do Mundo (08/06/2014 – noite)

Entrando em campo…
FAZENDO DA MINHA CASA O MELHOR LUGAR DO MUNDO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Assim, não trouxe a arca para a Cidade de Davi, mas a deixou na casa de Obede-Edom, o geteu. A arca de Deus ficou três meses com a família de Obede-Edom, em sua casa; e o Senhor abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que lhe pertencia.” (1º Crônicas 13:13-14)
A nossa casa deve ser o melhor lugar do mundo, independente se é rica ou pobre, grande ou pequena, deve ser o local para onde a gente quer se refugiar depois de um dia cansativo, na volta de uma viagem, na alegria ou na tristeza. A família deveria sempre ser a reunião de pessoas que se amam, que se cuidam, que zelam pelo bem estar uma das outras, que prezam pelo respeito e, acima de tudo, que lutam pelo exercício do perdão.
Mas em muitos lares quando a porta se fecha começa uma guerra de desrespeito, intolerância, ofensas, violência física, ingratidão, individualidade, os nervos parecem estar à flor da pele, qualquer coisa é motivo de descontrole emocional.
Em meio a todo esse turbilhão, fico me perguntando como posso fazer da minha casa o melhor lugar do mundo? No texto que lemos, podemos observar que a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus no meio do povo, havia sido deixada na casa de um homem chamado Obede-Edom.
Passaram três meses e as notícias chegaram aos ouvidos de Davi: O Senhor abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que lhe pertencia. A casa de Obede-Edom tornou-se o melhor lugar do mundo, porque a presença e os feitos de Deus naquele lar eram visíveis a todas as pessoas.
Sua casa se tornará o melhor lugar do mundo quando a presença e os feitos de Deus se tornarem evidentes às pessoas que estão à sua volta. Você deseja fazer da sua casa o melhor lugar do mundo?
PARA FAZER DE SUA CASA O MELHOR LUGAR DO MUNDO…
1. ESTEJA DISPOSTO A CORRER RISCOS PELA PRESENÇA DE DEUS
“Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão e segurou a Arca de Deus, pois os bois haviam tropeçado. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu por seu erro; e Uzá morreu ali junto à Arca de Deus.” (2º Samuel 6:6-7)
“Naquele dia, Davi teve medo de Deus, e disse: como poderei trazer a mim a Arca de Deus?” (1º Crônicas 13:12)
Obede-Edom aceitou correr os riscos para ter a presença de Deus em sua casa. Ele sabia que sua casa se tornaria o melhor lugar do mundo por causa da presença de Deus naquele lugar. Muitas famílias não estão dispostas a pagar um preço, a correr os riscos de ser uma casa onde a presença de Deus é real, viva e perceptível.
Uzá foi fulminado pelo Senhor. Obede-Edom poderia ter pensado melhor e ter rejeitado a proposta de Davi. Mas ele preferiu a presença do Senhor do que as aprovações humanas. Ele estava disposto a correr os riscos pela presença do Senhor. A bênção decorrente de disponibilizar sua casa para a presença de Deus trouxe o nome de Obede-Edom até os nossos dias.
PARA FAZER DE SUA CASA O MELHOR LUGAR DO MUNDO…
2. ESTEJA DISPOSTO A CONSAGRÁ-LA NA PRESENÇA DE DEUS
“A Arca do Senhor ficou três meses na casa de Obede-Edom, o geteu, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.”
(2º Samuel 6:11)
Obede-Edom não perdeu tempo. Aproveitou a oportunidade de ter a presença do Senhor em sua casa para consagrar a sua família. Toda rotina daquela casa foi mudada por causa da presença da Arca do Senhor. Aquela casa nunca mais foi a mesma depois que a presença de Deus inundou aquele lugar. Ninguém podia tocar na Arca. Então, significa dizer que Obede-Edom precisava reunir toda sua família todos os dias e pregar o mesmo sermão.
Deus está em sua casa? Então, esteja disposto a consagrar a sua vida e a vida de sua família em Sua presença. Mude a rotina e eu tenho certeza de que seu lar nunca mais será o mesmo. Quando consagro a minha vida e a vida da minha família na presença de Deus, algumas coisas importantes acontecem e a minha casa se torna o melhor lugar do mundo:

  • Eu passo a ser um promotor da PAZ, e não da guerra;
  • Eu passo a ser um demonstrador de CONFIANÇA, e não de dúvida;
  • Eu passo a ser um construtor de ESPERANÇA, e não de derrota;
  • Eu passo a ser um distribuidor de AMOR, e não de ódio;
  • Eu passo a ser um compartilhador de VIDA, e não de morte.

PARA FAZER DE SUA CASA O MELHOR LUGAR DO MUNDO…
3. ESTEJA DISPOSTO A COMPARTILHAR A PRESENÇA DE DEUS
“Então informaram a Davi: por causa da Arca de Deus, o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto é dele. Davi então foi e com alegria fez subir a Arca de Deus, desde a casa de Obede-Edom para a Cidade de Davi.” (2º Samuel 6:12)
Chegou o tempo da Arca ser retirada da casa de Obede-Edom e ser levada para a Cidade de Davi, mas sua casa nunca mais seria a mesma. A Arca não poderia ficar a vida toda na casa de Obede-Edom. Outras pessoas também deveriam ter a oportunidade de experimentar as bênçãos da presença do Senhor. Por isso, a Arca foi levada para a Cidade de Davi. Aquele lugar se tornaria o local de adoração do povo judeu. Ali o povo prestaria culto ao Senhor e experimentaria suas bênçãos.
A presença do Senhor precisa ser compartilhada. Mas será que essa presença é tão viva e real em sua casa a ponto de você desejar compartilhá-la com outras pessoas?
O interessante na vida de Obede-Edom é que ele não precisou ficar dizendo para as pessoas o que tinha acontecido em sua casa: elas viram e contaram para Davi. O compartilhar da presença de Deus foi natural. O compartilhar da presença de Deus em sua vida e na vida de sua família precisa ser algo natural, espontâneo. Fique tranqüilo, as pessoas e falarão: Deus tem abençoado aquela casa. Quando as bênçãos da presença de Deus são compartilhadas de forma natural, sua casa se torna o melhor lugar do mundo.
As pessoas precisam ver a presença de Deus em nossa casa. Precisam experimentar das mesmas bênçãos dessa presença. E essa presença divina será compartilhada naturalmente.
Conclusão:
A casa de Obede-Edom tornou-se o melhor lugar do mundo para ele, para toda sua família e, creio, para as pessoas que estavam ao seu redor. Tudo isso por causa de um ponto único e fundamental: a presença de Deus naquele lugar.
A presença de Deus em sua vida e na vida de sua família deve fazer toda diferença. Você, junto com a sua família, precisam florescer no lugar onde estão plantados. Você também pode fazer da sua casa o melhor lugar do mundo. Como?
1. ESTEJA DISPOSTO A CORRER RISCOS PELA PRESENÇA DE DEUS
2. ESTEJA DISPOSTO A CONSAGRÁ-LA NA PRESENÇA DE DEUS
3. ESTEJA DISPOSTO A COMPARTILHAR A PRESENÇA DE DEUS
 

Rolar para o topo