Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Fé para Mudar quando Preciso de Restauração (16/11/2014 – noite)

SÉRIE: FÉ PARA MUDAR – 03/05
FÉ PARA MUDAR QUANDO PRECISO DE RESTAURAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Depois de passarem algum tempo em Jericó, Jesus saiu da cidade, seguido pelos discípulos e por uma multidão, e um mendigo cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Quando ele soube que
Jesus, o Nazareno, passava por ali, começou a gritar: Filho de Davi, Jesus! Misericórdia! Tem misericórdia de mim! Muitos tentaram fazê-lo calar, mas ele gritava ainda mais alto: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim! Jesus parou e ordenou: tragam-no aqui! Eles foram chamá-lo. Hoje é o seu dia! Ele está chamando você! Levante-se! Jogando longe sua capa, ele ficou em pé e foi até Jesus. Jesus perguntou: o que você quer de mim? O cego respondeu: Senhor, eu quero ver. Siga seu caminho. Sua fé salvou e curou você, disse Jesus. No mesmo instante, ele recuperou a visão e seguia Jesus estrada afora.” (Marcos 10.46-52, MSG)

  • Você já precisou fazer uma reforma na sua casa?
  • Você já precisou fazer um conserto no seu carro?
  • Você já precisou fazer uma restauração de um móvel?
  • Você já precisou fazer uma recuperação de sua saúde?

A verdade é que coisas e pessoas sempre serão alvos de restauração de tempos em tempos. O tempo vai passando, as coisas vão se deteriorando, as pessoas vão envelhecendo e adoecendo as pessoas. Nada neste mundo é permanente. Um dia a parede de sua casa vai precisar de uma nova pintura, seu sofá vai precisar ser encapado novamente, seu carro vai precisar de um reparo e sua saúde vai precisar de cuidados mais constantes. Enfim, a restauração sempre fará parte do cotidiano das nossas vidas. Não há como escapar dessa realidade. Um dia alguma coisa, ou mesmo você, vai precisar de uma restauração.
Hoje eu não quero falar a respeito de restauração de casas, de prédios, de móveis, de carros, ou qualquer outra coisa. Hoje eu quero falar de restauração de vida. Com certeza, você entrou aqui nesta noite porque algo em sua vida precisa ser restaurado. Deus o trouxe aqui porque há coisas dentro de você que precisam de uma restauração por completo.
Talvez você esteja precisando de uma restauração na família;
Talvez você esteja precisando de uma restauração conjugal;
Talvez seja a restauração dos seus valores, da sua dignidade;
Talvez seja a restauração dos seus filhos entregues às drogas;
Talvez seja a restauração das suas emoções; da sua alegria!
O texto que lemos conta a história de um homem que precisava de restauração em várias áreas de sua vida. Quanta dor, escárnio, vergonha e indiferença sofreu aquele pobre homem! Ele precisava da restauração de sua identidade, sua dignidade, sua honra, suas emoções. Além disso tudo, ele desejava a restauração de sua visão física.
A história do encontro deste homem, chamado Bartimeu, com Jesus, nos deixa algumas lições preciosas que nos ajudarão na restauração da nossa vida.
Quando preciso de restauração, a fé para mudar ensina que…
1. Eu necessito pedir AJUDA
“Quando ele [o cego] soube que Jesus, o Nazareno, passava por ali, começou a gritar: Filho de Davi, Jesus! Misericórdia! Tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.47, MSG)
Todo aquele que precisa de restauração deve admitir que é incapaz de consegui-la sozinho. Aquele que precisa de restauração necessita gritar por ajuda.
Bartimeu quando soube que Jesus estava passando por ali não perdeu tempo: gritou por ajuda! Ele sabia que sozinho não seria capaz de alcançar a restauração da sua vida. Você entrou aqui nesta noite e precisa de restauração, porém nada vai acontecer na sua vida se você não for capaz de admitir que precisa de ajuda.
Quantas vezes você tentou sozinho e não conseguiu? Quantas vezes você rejeitou a ajuda de alguém e não foi capaz de vencer suas lutas? Quantas vezes deixou de lado uma ajuda por causa do seu orgulho e não conseguiu seguir adiante?
Entenda que o mesmo Jesus que passou por Jericó e ajudou aquele homem na reconstrução da sua vida é o mesmo que está passando aqui nesta noite e deseja fazer o mesmo com você. A palavra de Deus dada ao povo de Israel através do profeta Isaías também vale para o seu povo nestes dias:
“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te seguro pela mão direita e te digo: não temas; eu te ajudarei.” (Isaías 41.13)
Quando preciso de restauração, a fé para mudar ensina que…
2. Eu não posso RECUAR diante das ADVERSIDADES
“Muitos tentaram fazê-lo calar, mas ele gritava ainda mais alto: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.48, MSG)
Todo aquele que precisa de restauração deve entender que enfrentará muitas adversidades neste processo, mas ele não poderá recuar. A persistência precisa ser uma marca registrada na vida de quem precisa de restauração.
Bartimeu gritou pela ajuda de Jesus, porém, as pessoas que estavam à sua volta tentaram calar a sua voz, tornando-se uma adversidade para ele. Porém o texto bíblico diz que ele gritava ainda mais alto, ele insistia, ele persistia, porque Bartimeu desejava ardentemente a restauração completa da sua vida.
Quantas vezes você começou um processo de restauração, até mesmo com a ajuda de alguém, mas parou no meio do caminho? Quantas vezes você desistiu de continuar porque as adversidades surgiram na senda da sua vida? Quantos já desistiram do seu casamento? Quantos já desistiram dos seus filhos? Quantos já desistiram de viver?
Não desista, persista! Deus não desistiu de você! Na difícil caminhada rumo a restauração, Jesus nos garante sua presença constante, todos os dias. Ele mesmo disse o seguinte:
“… Eu estarei com vocês enquanto procederem assim, dia após dia, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20, MSG)
Quando preciso de restauração, a fé para mudar ensina que…
3. Eu tenho que ABANDONAR a capa do VELHO HOMEM
“Jesus parou e ordenou: tragam-no aqui! Eles foram chamá-lo. Hoje é o seu dia! Ele está chamando você! Levante-se! Jogando longe sua capa, ele ficou em pé e foi até Jesus.” (Marcos 10.49-50, MSG)
Todo aquele que identifica que precisa de restauração vai precisar, também, compreender a necessidade de abandonar os velhos hábitos.
A capa de Bartimeu era uma representação da sua vida antes da restauração. No momento em que Jesus manda chamá-lo, a primeira coisa que ele faz é deixar a sua capa.
Qual é a capa que você precisa deixar nesta noite para que a sua vida possa ser restaurada? Quais são os pecados de estimação que você precisar abandonar para que a restauração seja uma realidade na sua vida? Hoje, o mesmo Jesus chama por você! Qual será a sua resposta ao chamado de restauração de Jesus? Você vai preferir ficar com a capa do velho homem, vivendo a mesma vida que tem vivido até aqui, ou você vai decidir abandonar esta capa e correr para os braços daquele que deseja lhe dar uma nova vida? Paulo fala sobre que tipo de capa precisamos abandonar:
“Isso significa eliminar tudo que esteja ligado ao antigo caminho de morte: promiscuidade sexual, impureza, imoralidade, fazer o que quiser quando bem entender, apegando-se a tudo que atraia sua imaginação. Uma vida assim é moldada por coisas materiais e sentimentos maus. É por coisas assim que Deus está prestes a explodir em ira.” (Colossenses 3.5-7, MSG)
Quando preciso de restauração, a fé para mudar ensina que…
4. Eu devo CONFIAR no PODER transformador de Jesus
“Jesus perguntou: o que você quer de mim? O cego respondeu: Senhor, eu quero ver. Siga seu caminho. Sua fé salvou e curou você, disse Jesus. No mesmo instante, ele recuperou a visão e seguia Jesus estrada afora.” (Marcos 10.51-52, MSG)
Todo aquele que deseja ser restaurado deve confiar incondicionalmente no poder transformador de Jesus. A Bíblia diz que Ele tem todo poder no céu e na terra.
Se o cego buscou a Jesus é porque ele cria que Jesus poderia fazer algo por ele. Então, Jesus pergunta o que ele queria. Bartimeu respondeu que queria ver. Quando Jesus identificou que havia uma fé para mudar no coração de Bartimeu, então operou um milagre em sua vida. Bartimeu imediatamente recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada afora.
Nada vai acontecer na sua vida se você não foi capaz de crer que Jesus tem todo poder para transformá-lo! Nada vai acontecer em sua vida se você não confiar incondicionalmente no poder salvador, curador e transformador de Jesus. Em qualquer restauração você sempre dá um voto de confiança ao restaurador. Jesus quer este mesmo voto de confiança da sua parte para realizar os milagres que Ele mesmo tem preparado para você.
Conclusão:
O maior interessado na restauração da sua vida não é você, é Deus! Toda iniciativa de salvação, de cura, de transformação, de restauração parte do coração de Deus. O que está faltando para você responder a esse chamado à restauração? O que é que está impedindo que você aceite o convite de restauração de Jesus para sua vida?
Quando preciso de restauração, a fé para mudar ensina que…

  1. Eu necessito pedir AJUDA
  2. Eu não posso RECUAR diante das ADVERSIDADES
  3. Eu tenho que ABANDONAR a capa do VELHO HOMEM
  4. Eu devo CONFIAR no PODER transformador de Jesus

Assim como a vida de Bartimeu foi restaurada por Jesus, a sua vida também pode ser restaurada nesta noite. Basta apenas exercitar a sua fé para mudar!

 

Rolar para o topo