Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Filiação Restaurada

FILIAÇÃO RESTAURADA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
 
“Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar. Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15.11-32)
Desenvolvimento:
Para desfrutar de uma filiação restaurada…
1. CONFESSE Jesus como SENHOR e SALVADOR
“Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos.” (Lucas 15.11)
Ouvimos um ditado popular que diz que todos nós somos filhos de Deus, mas é uma notícia falsa. A Bíblia, que é a verdade revelada de Deus aos homens, diz o seguinte:
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1.12)
Para ser filho, você precisa visitar a cruz e entender que somente ela pode restaurar sua filiação.

“Morar em você é uma escolha Dele, permitir que isto aconteça é escolha sua.”

Para desfrutar de uma filiação restaurada…
2. ARREPENDA-SE do distanciamento do Pai
“Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.” (Lucas 15.17-22)
O filho que foi embora e assumiu sua vontade de viver independente do Pai, voltou arrependido porque, ao se deparar com o ambiente fora da casa do Pai, reconheceu que até quem não era filho era bem cuidado pelo Pai. Por isso, decidiu voltar ao Pai, reconhecendo seus enganos e esperando não ser mais como filho. Entretanto, o Pai o surpreende, porque Ele o esperava todos os dias, não para condená-lo, mas para restituir o lugar de filho que ele havia abandonado.
Para desfrutar de uma filiação restaurada…
3. Saia da ORFANDADE
“O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar. Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15.21-32)

“Enquanto você não se desligar das dores da terra, você ficará impedido de desfrutar da filiação do céu.”

Para desfrutar de uma filiação restaurada…
4. DIRECIONE sua vida para os PROJETOS de Deus
“Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15.32)
A proximidade com Deus gera frutos desse relacionamento. Quanto mais estamos com Ele, mais Ele nos envolve em suas ações no mundo. Nossa vida passa a ter sentido porque sabemos o nosso valor como filho e qual a missão que Ele nos envolveu para impactar os ambientes em que estamos.
Conclusão:
Você tem sua filiação restaurada, você só precisa se posicionar como filho e desfrutar de tudo que o Pai já disponibilizou para você. Você é o que o Pai diz que você é e não o que você pensa ou o que pessoas disseram a você. Você é amado, escolhido, perdoado, amigo e, com certeza, um filho do Pai do céu.

 

Rolar para o topo